Geral

Idosa era maltratada por filha adotiva de 11 anos em Santa Maria, RS

10 Jul 2012 - 17h21

Uma idosa de 69 anos foi encontrada nesta segunda-feira (9) vivendo em condições sub-humanas em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. Segundo a Secretaria de Assistência Social do município, a filha adotiva da vítima, de 11 anos, a mantinha no segundo andar de um sobrado no bairro Itararé, sem alimento e em más condições de higiene. A menina teria se apropriado do cartão de aposentadoria da mãe adotiva para gastos pessoais.


"Era um local muito insalubre, com muito lixo e roupas pelo chão. O banheiro estava interditado com lixo", disse ao G1 Claudemara Tolotti, uma das assistentes sociais da prefeitura que acompanham o caso.

A Brigada Militar foi até o local após receber uma denúncia por telefone de cárcere privado. Os policiais tiveram de usar uma abertura no telhado para resgar a idoso, pois não havia acesso entre um andar e outro do sobrado e a chave da porta havia sido perdido há tempos.

Segundo a assistente social, a idosa foi encontrada muito magra e aparentava ter problemas psiquiátricos. Claudemara afirma que não é possível determinar se trata-se de uma patologia ou de uma confusão mental decorrente da situação em que ela se encontrava. O que se sabe é que ela aparenta não condenar a filha.

"Ela acabou delegando toda a função da aposentadoria à filha, e faz um esforço para proteger essa filha. Não admite que a filha a tenha prejudicado. Sabemos que a menina gastava todo o dinheiro em roupas e pagava roupas para amigas, com o dinheiro que poderia dar uma condição melhor à mãe", disse a assistente social.


A idosa foi encaminhada para atendimento médico. Posteriormente, as assistentes sociais tentarão convencê-la a ir para um lar para idosos. "Ela tem de ser abrigada em uma casa. Em um primeiro momento, ela não concordou com isso" explicou Claudemara. Já a criança foi recolhida pelo Conselho Tutelar e será encaminhada a um abrigo para jovens.

GLOBO.COM.BR

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Idoso morre eletrocutado no Norte de SC

A suspeita é de que o idoso tenha colocado a mão na cerca elétrica.
Idoso morre eletrocutado no Norte de SC
Geral

Incêndio em residência mobiliza bombeiros no bairro Jaraguá Esquerdo

Fato ocorreu às 19h20 desta sexta-feira (7)
Incêndio em residência mobiliza bombeiros no bairro Jaraguá Esquerdo
Geral

Tamanduá-mirim é resgatado após invadir residência em Schroeder

A ocorrência foi registrada pelos bombeiros voluntários às 5h13 desta sexta-feira (7)
Tamanduá-mirim é resgatado após invadir residência em Schroeder
Geral

Público, privado, polícia e MP debatem pessoas em situação de rua

A reunião teve como objetivo a integração cada vez maior entre os órgãos que lidam com pessoas em situação de rua, para que as ações sejam mais efetivas e tenham consequências mais duradouras, como o encaminhamento aos serviços adequados
Público, privado, polícia e MP debatem pessoas em situação de rua
Ver mais de Geral