Unimed - Capa
Meio Ambiente

Ibama notifica construtora por atuação na Ponta do Coral

13 Jul 2012 - 21h32

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Santa Catarina embargou no início da tarde desta sexta-feira (13) obras da construtora Hantei na Ponta do Coral, na Avenida Beira-mar Norte, em Florianópolis. O órgão recebeu uma denúncia de que as obras para um empreendimento da empresa na Ponta do Coral já haviam iniciado. O  local pertece à construtura Hantei Engenharia.

Segundo o coordenador do Ibama em Santa Catarina, Alessandro Queiroz , a construtora foi notificada por indícios de três crimes: retirar vegetação do local sem licença, fazer sondagem de solo sem licença e atuar no local sem licença. A empresa será multada e terá um prazo para apresentar os documentos.

Segundo o advogado da Hantei, Marcos Saes, a empresa está trabalhando no local há um mês com todas as licenças. De acordo com o diretor executivo da Hantei, Aliator Silveira, as máquinas estavam no local para fazer estudos de sondagem pedidos pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma). "Não estamos fazendo obra nenhuma", enfatizou o diretor. Segundo ele, uma série de complementações de estudos subaquáticos e terrestres precisam ser feitos no local.


Porém, segundo o assessor do comunicação da Fatma, Evandro Baron, os estudos referentes à sondagem do terreno na Ponta do Coral, relatório conhecido como Eia/rima, já estão prontos há mais de um mês. "A Fatma já está estudando o Eia/rima", ele afirma. Haverá uma audiência pública no dia 25/07, para discussão do Eia/rima para a obra. Os arquivos podem ser acessados pelo EIA ou clicando aqui para o RIMA.

 

G1/SC

Matérias Relacionadas

Geral

Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Certificação de cópias passa a ser de forma online
Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital
Geral

Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência

Os profissionais dos Creas auxiliam as mulheres vítimas de violações de direitos com encaminhamentos e orientações referentes a serviços de Saúde, Educação, Defensoria Pública, Jurídicos e outros que forem necessários
Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência
Geral

Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos

Choveu mais de 124 milímetros na madrugada, causando alagamentos em diversos bairros.
Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos
Geral

Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba

Ninguém se feriu
Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba
Ver mais de Geral