Imobiliária Coralli
Geral

Hotéis do Litoral passam o Carnaval com a casa cheia

22 Fev 2012 - 11h51

Acabou o feriadão mas o setor hoteleiro continua comemorando. Este foi o melhor Carnaval dos últimos anos, com taxas de ocupação acima de 90% no Estado. Os estabelecimentos de Balneário Camboriú e das praias de Florianópolis lotaram.
E para muitos hotéis de SC, o Carnaval não marca o final da temporada. O bom tempo e o começo oficial do ano trazem um novo público em março.

Para João Eduardo Moritz, presidente da Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis do Estado (ABIH/SC), a expectativa de 90% de ocupação nos hotéis de Santa Catarina neste feriado com certeza foi superada. Fazem parte da associação 210 estabelecimentos do Estado.

Em Florianópolis, a projeção do sindicato local é de ocupação de cerca de 85% dos quartos, um aumento de quase 20% sobre a taxa do ano passado, e o melhor resultado dos últimos cinco anos para o período (veja quadro). O Majestic Palace Hotel, na Avenida Beira Mar Norte, área nobre da Capital, registrou uma taxa de ocupação de 98% no Carnaval, um aumento expressivo sobre os 85% do ano passado. Para o gerente operacional Júlio César Dias, o que fez a diferença foi a data do Carnaval deste ano, mais cedo do que em 2011 (no dia 8 de março), estimulando o turista a prolongar as férias.   

- O feriado foi só no início da volta às aulas, e as famílias conseguiram se programar melhor para viajar do que no ano passado, com o Carnaval tardio. Para ajudar, o tempo se manteve firme - observou o gerente.

O mesmo motivo garantiu o crescimento das reservas do hotel Costa Norte, nos Ingleses, no Norte da Ilha. De acordo com a gerente de hospedagem Márcia Freitas, até o Carnaval, fevereiro registrou 83% de ocupação. A taxa para o mesmo mês do ano passado foi de 75%.

Nos dois hotéis, a expectativa é de que o movimento caia um pouco, em março, mas continue aquecido. Júlio César afirma que, no Majestic, o ano começa em março para o público de negócios e eventos. Já a gerente do Costa Norte conta com o calor e os preços das reservas em queda, depois do feriadão, para manter uma ocupação de 75% no hotel. O movimento vai até a semana de Páscoa, quando o estabelecimento alcança lotação máxima novamente.

Tarcísio Schmitt, presidente do Sindicato dos Hotéis de Florianópolis, acrescenta que, a partir do Carnaval, a cidade oferece opções para um novo público, o que prefere descansar. A temporada só fecha mesmo depois da Páscoa, quando, segundo o Schmitt, os uruguaios comparecem em peso. 

- A próxima data importante para a hotelaria é a semana santa, principalmente por causa do feriado de 10 dias no Uruguai - afirma. 

Segundo o presidente da ABIH-SC, os hotéis-fazenda e de águas termais também se destacaram, acompanhando os registros de ocupações próximas dos 100% no Estado. No Resort Plaza Caldas da Imperatriz, em Santo Amaro da Imperatriz, todos os quartos foram ocupados. Segundo o assistente da gerência, Flávio Barcelos, o hotel, que costuma receber turistas do Norte de Santa Catarina, neste Carnaval, hospedou uma maioria de gaúchos e paranaenses.

 

DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Economia

Abertura de empresas cresce, enquanto fechamento recua em 8 meses

Os dados foram apresentados na última quinta-feira (17) no Mapa das Empresas
Abertura de empresas cresce, enquanto fechamento recua em 8 meses
Saúde

Cientistas regeneram cartilagem que facilita movimentos

Eles usaram sinais químicos para orientar o crescimento das células-tronco esqueléticas à medida em que as lesões na cartilagem cicatrizam
Cientistas regeneram cartilagem que facilita movimentos
Geral

Setor de turismo lança Guia do Viajante Responsável

Manual traz medidas de prevenção ao novo coronavírus
Setor de turismo lança Guia do Viajante Responsável
Economia

Confiança do empresário industrial cresce pelo quinto mês consecutivo

Indicador está 3,1 pontos abaixo do registrado antes da pandemia
Confiança do empresário industrial cresce pelo quinto mês consecutivo
Ver mais de Geral