transito
Geral

Hospital São José forma sua 3ª turma de médicos residentes

Dos 7 formandos, 4 são da Clínica Médica e 3 da Cirurgia Geral

28 Fev 2019 - 10h00Por HSJ

No dia 22 deste mês aconteceu a cerimônia de formatura da 3ª Turma de Residência Médica do Hospital São José no Restaurante Pedra Branca.

A Residência Médica constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funcionando em instituições de saúde, os pós-graduandos realizam atividades profissionais sob a orientação de médicos especialistas na área desejada, designados como preceptores.

A Residência Médica no Município de Jaraguá do Sul iniciou em 20 de fevereiro de 2012 com a formação das equipes de preceptores nas áreas médicas necessárias, com o apoio da Católica de Santa Catarina para os encaminhamentos burocráticos. Com entendimentos havidos entre os participantes, ficou definido que o Hospital São José abrigaria as especialidades de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Essa turma que se formou na sexta, teve início em 01 de março de 2017. Dos 7 formandos, 4 são da Clínica Médica e 3 da Cirurgia Geral. Após a especialização no Hospital São José, eles seguem para outras especializações dentro das áreas escolhidas (clínica ou cirúrgica).

A maioria dos residentes formandos nestas 3 turmas saíram com aprovações e excelentes colocações nas provas de R3 em diversas instituições de renome no País. Este é mais um motivo de orgulho para o Hospital São José e os médicos da preceptoria, relfexo da qualidade e da dedicação do ensino na especialização do HSJ.

Além disso, o HSJ está sendo cada vez mais buscado por candidatos de regiões de todo o País, em cada novo edital do Programa de Residência Médica que é lançado todos os anos.

Conforme citado pelo Dr. Ismael Rodrigo Dias (formando na especialização de Cirurgia Geral), representante da turma, em seu discurso:

(...) Spielberg em discurso comentou: "Em seus momentos de definição, não deixe sua moral mudar pela conveniência ou pela rapidez. Manter seu caráter exige muita coragem.” E nós estamos constantemente em mutação e definição, e nessa fase da vida ainda mais. Nunca percam a essência do cuidado, não se deixem levar pela pressa ou por lucros. Mantenham sempre o seu caráter. Há pouco tempo numa conversa bem informal com uma pessoa muito próxima, não médica, esta fez uma colocação muito pertinente:

"Nunca se esqueça que não é apenas mais um paciente ou mais uma patologia, mas sim uma pessoa singular, ela é o grande Amor para outras pessoas, para sua família". E acho que este é um conceito chave na nossa profissão.

Queremos agradecer ao corpo clínico de médicos do Hospital São José que abriram os braços para nos receber, se dedicaram a nos ensinar a medicina desde a forma mais tradicional até na busca constante de atualizações para nos inserir na medicina moderna. Fazem isso sem fins lucrativos, mas com a retribuição da constante atualização e de ver que estão neste exato momento participando diretamente na formação de 7 jovens médicos, a realizar seus sonhos profissionais e alçar voo na vida médica.

Tenho certeza que isso é muito prazeroso. A estes, nós, ainda em processo de formação, pedimos que sigam se esforçando, ensinando, buscando mais conhecimento para as próximas turmas, tornem as próximas turmas melhores que as anteriores porque os senhores estão fazendo um papel diferente do que as políticas educacionais buscaram até o momento. E isso, doutores, fará muita diferença num futuro próximo (...)


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Ver mais de Geral