Hospital São José

Hospital São José completa 80 anos

22 Nov 2016 - 11h06

A unidade foi ampliada em aproximadamente 45% e serão disponibilizados mais 104 leitos. O investimento total chega a R$ 75 milhões. A obra foi dividida em três etapas, um trabalho que começou em 2005.


Após a inauguração, a unidade vai se tornar um dos melhores e mais modernos complexos de Santa Catarina, referência em especialidades como oncologia, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia.

HISTÓRIA

Em 1935, iniciou-se a construção civil do Hospital São José, sob o comando de Padre Alberto Jacob, tendo sua conclusão em 22 de novembro de 1936. Neste mesmo ano, o hospital foi entregue à responsabilidade operacional das Irmãs Franciscanas, que, juntamente com o médico Dr. Jorge Richter, permaneceram no comando por um período de 14 (quatorze) anos.

Em 1950, as Irmãs Franciscanas deixaram de atuar na operacionalização das atividades hospitalares. Destaca-se no mesmo período a construção civil do novo centro hospitalar, localizado no endereço atual, que foi inaugurado oficialmente em 19 de abril de 1959, sob a administração da Diretora Senhora Inês Zabotti, contando, ainda, com um Conselho de Administração.

Em 13 de fevereiro de 1960, assumiram a gestão as Irmãs da Divina Providência, com a finalidade de atender aos doentes sob duas modalidades: “caritativa e comercial”, sendo acima de tudo uma instituição Humanitária e Cristã.


Com o progresso e crescimento do município de Jaraguá do Sul e das cidades circunvizinhas, em 2004, por meio da criação de um Conselho Deliberativo, foi firmada a parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul e a Sociedade Divina Providência.  Mais do que garantir a melhor assistência e desenvolvimento de todas as atividades, o acordo tinha o intuito de reestruturar o Hospital São José a partir do planejamento e execução do Plano Diretor.

No dia 13 de outubro de 2010 foi criada a Associação Hospitalar São José de Jaraguá do Sul. Tal processo, por conseguinte, possibilitou que a Sociedade Divina Providência concedesse à nova Associação toda a responsabilidade pela organização e execução das atividades promovidas pelo complexo hospitalar.

O Hospital São José tem como missão promover assistência à saúde com responsabilidade social. No dia 26 do mês abril do ano 2012, requereu a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS Saúde). Com o intuito de assumir o patrimônio hoje vinculado à Sociedade Divina Providência. O CEBAS Saúde é concedido às pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecidas como entidades beneficentes de assistência social com a finalidade de prestação de serviços na área da saúde.


 

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros

Ação ocorre no mês de abril; Confira o cronograma
Prefeitura de Jaraguá do Sul vai promover bota fora em oito bairros
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá

Morte ocorreu na tarde desta quarta-feira (27).
Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá
Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos
Ver mais de Geral