Imobiliária Coralli
Hospital São José

Hospital São José completa 80 anos

22 Nov 2016 - 11h06

A unidade foi ampliada em aproximadamente 45% e serão disponibilizados mais 104 leitos. O investimento total chega a R$ 75 milhões. A obra foi dividida em três etapas, um trabalho que começou em 2005.

Após a inauguração, a unidade vai se tornar um dos melhores e mais modernos complexos de Santa Catarina, referência em especialidades como oncologia, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia.

HISTÓRIA

Em 1935, iniciou-se a construção civil do Hospital São José, sob o comando de Padre Alberto Jacob, tendo sua conclusão em 22 de novembro de 1936. Neste mesmo ano, o hospital foi entregue à responsabilidade operacional das Irmãs Franciscanas, que, juntamente com o médico Dr. Jorge Richter, permaneceram no comando por um período de 14 (quatorze) anos.

Multivacinação


Em 1950, as Irmãs Franciscanas deixaram de atuar na operacionalização das atividades hospitalares. Destaca-se no mesmo período a construção civil do novo centro hospitalar, localizado no endereço atual, que foi inaugurado oficialmente em 19 de abril de 1959, sob a administração da Diretora Senhora Inês Zabotti, contando, ainda, com um Conselho de Administração.

Em 13 de fevereiro de 1960, assumiram a gestão as Irmãs da Divina Providência, com a finalidade de atender aos doentes sob duas modalidades: “caritativa e comercial”, sendo acima de tudo uma instituição Humanitária e Cristã.


Com o progresso e crescimento do município de Jaraguá do Sul e das cidades circunvizinhas, em 2004, por meio da criação de um Conselho Deliberativo, foi firmada a parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul e a Sociedade Divina Providência.  Mais do que garantir a melhor assistência e desenvolvimento de todas as atividades, o acordo tinha o intuito de reestruturar o Hospital São José a partir do planejamento e execução do Plano Diretor.

No dia 13 de outubro de 2010 foi criada a Associação Hospitalar São José de Jaraguá do Sul. Tal processo, por conseguinte, possibilitou que a Sociedade Divina Providência concedesse à nova Associação toda a responsabilidade pela organização e execução das atividades promovidas pelo complexo hospitalar.

O Hospital São José tem como missão promover assistência à saúde com responsabilidade social. No dia 26 do mês abril do ano 2012, requereu a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS Saúde). Com o intuito de assumir o patrimônio hoje vinculado à Sociedade Divina Providência. O CEBAS Saúde é concedido às pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecidas como entidades beneficentes de assistência social com a finalidade de prestação de serviços na área da saúde.


 

Matérias Relacionadas

Economia

Pix poderá ser usado para recolhimento do FGTS

A nova possibilidade poderá ser usada em 2021
Pix poderá ser usado para recolhimento do FGTS
Economia

Confiança do Consumidor tem primeira queda desde maio

Pesquisa foi feita pela Fundação Getulio Vargas
Confiança do Consumidor tem primeira queda desde maio
Educação

Censo mostra que ensino a distância ganha espaço no ensino superior

Em 2018, as matrículas dos calouros representavam 39,8% do total
Censo mostra que ensino a distância ganha espaço no ensino superior
Educação

Correios e MEC preparam a entrega de 197 milhões de livros didáticos

Serão entregues 197 milhões de livros em municípios de todo o país
Correios e MEC preparam a entrega de 197 milhões de livros didáticos
Ver mais de Geral