GNet
Hospital Jaraguá

Hospital Jaraguá celebra 51 anos e recebe nova turma de médicos residentes

24 Fev 2017 - 20h30
Hospital Jaraguá celebra 51 anos e recebe nova turma de médicos residentes -

A partir das 9h, acontecem apresentações musicais pelos corredores da unidade. Às 11h, está programado um culto em celebração ao aniversário. Um almoço e um jantar especial para os funcionários também estão previstos.

Conforme o diretor executivo Sérgio Luís Alves, o HMJ celebra o aniversário lembrando da própria história e visualizando o futuro. “Hoje, somos referência em serviço de saúde para nossa cidade e região. Agradecemos a todos os pacientes que confiam em nossos serviços e nos buscam para cuidarmos do seu bem maior, que é a vida. Parabenizamos os nossos parceiros, colaboradores, médicos e toda a classe empresarial por acreditar e fazer parte desta história”, declara.

Residência médica

Ainda no dia 27, a partir das 9h, o hospital recebe a nova turma de médicos residentes. São dois profissionais que buscam especialidade em pediatria e outros quatro em ginecologia. Durante todo o dia, eles participam de atividades de integração e conhecem a estrutura do hospital.


O programa de Residência Médica iniciou em 2015 e foi aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica e pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).  A iniciativa trouxe à região a oportunidade de fomentar a formação de novos médicos especialistas, que reforçam o cenário de saúde nacional na assistência básica e especializada.

Os profissionais recebidos contribuem ainda para o aprimoramento dos médicos que já atuam na região, e que, agora, exercem a função de orientadores e buscam cada vez mais conhecimento e atualização profissional.

Um pouco da história

Segundo relatos do historiador Emílio da Silva, nas primeiras décadas do século passado, um grupo de 17 motoristas de automóvel arrecadou fundos em planos sociais para ajudar na construção da unidade. A ata de fundação do primeiro hospital de Jaraguá do Sul assinala, entretanto, a data de 2 de agosto de 1926, apesar da primeira reunião ter acontecido em 23 de agosto de 1925.


A doação do terreno foi feita por Jorge Czerniewicz, que desde o início foi a favor da construção do hospital. Em agosto de 1935, a sociedade de “chauffers” fez a doação de todos os bens do hospital para a Comunidade Católica. Em 1935, a instituição passou a se chamar Hospital São José.

No ano de 1950, a Comunidade Católica providenciou a construção de um novo hospital. Com isso, a partir de 1959, a edificação do Hospital do Morro, como era chamado, foi abandonada. Em seguida, o imóvel foi adquirido pela Comunidade Evangélica Luterana, em meados do ano de 1960.

A partir do dia 27 de fevereiro de 1966, o HMJ passou a atender a comunidade, oficialmente, pautado na preocupação de levar aos pacientes o que há de melhor no universo da medicina.

GNet

Matérias Relacionadas

Saúde

Covid-19: 65 mil doses da Janssen chegam ao estado para o início da aplicação do reforço

Em Santa Catarina, 260.723 pessoas já estão aptas a receber a segunda dose da Janssen.
Covid-19: 65 mil doses da Janssen chegam ao estado para o início da aplicação do reforço
Economia

Santer lança empreendimentos de alto padrão no Litoral Norte Catarinense

Segundo o diretor da Santer, Fernando Silva, os lançamentos de alto padrão em Barra Velha e Penha atendem a um novo público, que está procurando as cidades não apenas para veraneio, mas também para moradia
Santer lança empreendimentos de alto padrão no Litoral Norte Catarinense
Geral

WEG desenvolve linha de revestimentos nanoestruturados em parceria com as Empresas Randon

Mais sustentável, mais resistente à corrosão e com melhor performance de brilho e cor, a linha New Tech chega ao mercado isenta de solventes, a base d'água e de nanopartículas.
WEG desenvolve linha de revestimentos nanoestruturados em parceria com as Empresas Randon
Geral

Feira do Livro de Jaraguá apresenta sessões diárias de contação de histórias

As apresentações ocorrem sempre às 15h e 19h e, no fim de semana, o público pode conferir as encenações distribuídas ao longo de todo o dia
 Feira do Livro de Jaraguá apresenta sessões diárias de contação de histórias
Ver mais de Geral