transito
Hospital Jaraguá

Hospital Jaraguá celebra 51 anos e recebe nova turma de médicos residentes

24 Fev 2017 - 20h30

A partir das 9h, acontecem apresentações musicais pelos corredores da unidade. Às 11h, está programado um culto em celebração ao aniversário. Um almoço e um jantar especial para os funcionários também estão previstos.


Conforme o diretor executivo Sérgio Luís Alves, o HMJ celebra o aniversário lembrando da própria história e visualizando o futuro. “Hoje, somos referência em serviço de saúde para nossa cidade e região. Agradecemos a todos os pacientes que confiam em nossos serviços e nos buscam para cuidarmos do seu bem maior, que é a vida. Parabenizamos os nossos parceiros, colaboradores, médicos e toda a classe empresarial por acreditar e fazer parte desta história”, declara.

Residência médica

Ainda no dia 27, a partir das 9h, o hospital recebe a nova turma de médicos residentes. São dois profissionais que buscam especialidade em pediatria e outros quatro em ginecologia. Durante todo o dia, eles participam de atividades de integração e conhecem a estrutura do hospital.

O programa de Residência Médica iniciou em 2015 e foi aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica e pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).  A iniciativa trouxe à região a oportunidade de fomentar a formação de novos médicos especialistas, que reforçam o cenário de saúde nacional na assistência básica e especializada.

Os profissionais recebidos contribuem ainda para o aprimoramento dos médicos que já atuam na região, e que, agora, exercem a função de orientadores e buscam cada vez mais conhecimento e atualização profissional.

Um pouco da história

Segundo relatos do historiador Emílio da Silva, nas primeiras décadas do século passado, um grupo de 17 motoristas de automóvel arrecadou fundos em planos sociais para ajudar na construção da unidade. A ata de fundação do primeiro hospital de Jaraguá do Sul assinala, entretanto, a data de 2 de agosto de 1926, apesar da primeira reunião ter acontecido em 23 de agosto de 1925.


A doação do terreno foi feita por Jorge Czerniewicz, que desde o início foi a favor da construção do hospital. Em agosto de 1935, a sociedade de “chauffers” fez a doação de todos os bens do hospital para a Comunidade Católica. Em 1935, a instituição passou a se chamar Hospital São José.

No ano de 1950, a Comunidade Católica providenciou a construção de um novo hospital. Com isso, a partir de 1959, a edificação do Hospital do Morro, como era chamado, foi abandonada. Em seguida, o imóvel foi adquirido pela Comunidade Evangélica Luterana, em meados do ano de 1960.

A partir do dia 27 de fevereiro de 1966, o HMJ passou a atender a comunidade, oficialmente, pautado na preocupação de levar aos pacientes o que há de melhor no universo da medicina.

Matérias Relacionadas

Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Geral

Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro

A ação de combate à dengue ocorrerá neste sábado e domingo entre 8h e 17h
Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro
Ver mais de Geral