transito
Geral

Homenagens as fundadoras e ao Coral SCAR marcam concerto de 50 anos

Evento ocorreu no fim de semana

10 Jun 2024 - 11h03Por Janici Demetrio
  - Crédito: Fernanda Mattos - Crédito: Fernanda Mattos

O Grande Teatro da Sociedade Cultura Artística (SCAR), em Jaraguá do Sul, ficou pequeno no final de semana durante o concerto que celebrou os 50 anos de fundação do Coral. As duas apresentações foram acompanhadas por mais de 2.500 pessoas entre público presencial e on-line.

Antes do concerto, que contou com a participação especial da Orquestra Jovem SCAR, as fundadoras do coral, Nayr Schwarz Wiele, de 85 anos, e Dorotea Pasold de Souza, de 81 anos, foram reconhecidas como Associadas Beneméritas SCAR.

O título foi entregue pelo presidente do Conselho de Administração da SCAR, Luis Leigue, e pela Conselheira de Administração, Ana Clara Franzner Chiodini. Ele é concedido a pessoas com contribuições relevantes na área artística, histórica, financeira ou como uma forte presença motivacional. Além de Nayr e Dorotea, o senhor Wandér Weeg, Gerd Baumer e o maestro Ricardo Feldens, são associados beneméritos da instituição.

“Elas foram visionárias. Há 50 anos atrás, a SCAR tinha seus 18 anos e com muita vontade, muita gana de trabalhar a cultura, de permear a cultura na nossa cidade,  elas foram visionárias em pensar em termos que ter um coral na SCAR, temos que estruturar um coral. Mas esse visionário, é um visionário do coração, porque quando você trabalha com a arte, com a cultura, você não pode só ser pragmático, só ser sério, você tem que ter muita emoção, muito sentimento”, comenta Leigue.

À noite reservava ainda duas homenagens ao Coral pelos 50 anos de atividades ininterruptas. O presidente do Coral, Hélcio Chiodini, juntamente com a Diretoria do grupo, receberam das mãos do presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Osmair Gadotti, e das vereadoras Nina Santin e Shirley Shappo, uma Moção de Aplauso.

Além do poder legislativo municipal, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), representada pelo Deputado Estadual, Vicente Caropreso, entregou ao presidente do Coral, Helcio Chiodini, e a Diretoria do grupo, uma Moção de Aplauso, em reconhecimento pelas cinco décadas de existência.

Após a solenidade, o público que lotou o teatro e que estava acompanhando ao vivo através do canal do YouTube da SCAR, puderam ouvir músicas como “A Conquista do Paraíso”, “O Fortuna”, “Andar com Fé”, “Sinônimos” e muitas outras, onde o Coral cantava ora acompanhado pela orquestra, ora tendo o piano como acompanhamento, além da troca de regência entre os maestros Wanderli Siewerdt, regente do Coral desde 2011, e Jefferson Kriese.

Para além do concerto de 50 anos, o Coral SCAR organizou uma exposição com fatos que marcaram essas cinco décadas de amor e dedicação à música. A exposição que conta com troféus, uniformes, fotos, registros de jornais e folders, CD e disco, onde há o hino de Jaraguá do Sul que foi eternizado há quatro vozes, pode ser visitada até o dia 19 de junho, na sala multiuso 4, ao lado do Grande Teatro.

Estiveram presente no concerto, além das homenageadas, da diretoria do Coral SCAR, e das autoridades já citadas,  Sidnei Lopes, Diretor de Gabinete, representando o prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), José Marcos Ranucci, a vereadora Natália Lucia Petry, o pastor Egberto Schwanz, maestro do Coral em 1974 e Denise Mohr, maestrina do Coral em 2007. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Geral

"Guaramirim, cidade limpa" - terceira etapa da ação ocorre no fim de semana

Desde o início da campanha, mais de 100 toneladas de entulhos já foram recolhidas.
"Guaramirim, cidade limpa" - terceira etapa da ação ocorre no fim de semana
Geral

Enchentes paralisaram 63% das indústrias gaúchas, revela pesquisa

Apesar dos impactos, 64,2% das empresas vão manter local de sedes
Enchentes paralisaram 63% das indústrias gaúchas, revela pesquisa
Economia

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em julho e agosto

Valores variam conforme número de dias trabalhados no ano-base 2022
Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em julho e agosto
Geral

Narrador de futebol é internado na UTI após cair de cabine durante transmissão de jogo em SC

Queda ocorreu de uma altura de aproximadamente quatro metros
Narrador de futebol é internado na UTI após cair de cabine durante transmissão de jogo em SC
Ver mais de Geral