dengue
Geral

Homem-bomba mata 63 em apresentação militar no Iêmen

21 Mai 2012 - 13h32

Um homem-bomba com uniforme militar detonou os explosivos que carregava presos ao corpo no meio de uma apresentação militar acompanhada por autoridades na capital do Iêmen, Sanaa, nesta segunda-feira, matando ao menos 63 pessoas, informou uma fonte da polícia.


Outras agências internacionais de notícias citam números ainda maiores: segundo a rede CNN, baseada em relatos de autoridades locais, a cifra de mortes já chega a 87. A agência France Presse, citando fontes médicas, estima quase uma centena de mortes.

O ministro da Defesa do Iêmen e o chefe do Estado-Maior estavam presentes ao evento mas não ficaram feridos no ataque, informou uma fonte militar.

O ataque coincidiu com uma ofensiva em parceria EUA-Iêmen contra militantes ligados à Al Quase no sul do país, onde eles controlam várias cidades. As tropas se aproximaram dos pontos-fortes dos militantes no domingo, após violentos confrontos.

Os militantes provocaram uma instabilidade política no Iêmen e ganharam espaço diante da paralisia vivida na maior parte de 2011 em consequência dos protestos da Primavera Árabe, que acabaram por derrubar o presidente Ali Abdullah Saleh.

O Iêmen é a casa da Al Qaeda na Península Arábica (AQAP) e é considerado pelos Estados Unidos uma grande ameaça, não apenas para a segurança da região mas também para a sua própria proteção. Um instrutor militar dos EUA ficou ferido em um ataque a uma equipe militar norte-americana no domingo.


Nesta segunda-feira, pedaços de corpos e sangue ficaram espalhados pela avenida de dez faixas onde acontecia a apresentação militar. A área foi isolada pelas autoridades.

"Estávamos num desfile, de repente houve uma explosão enorme. Dezenas dos nossos homens morreram. Nós tentamos ajudá-los", disse um homem que identificou-se como coronel Amin al-Alghabati, com as mãos e o uniforme sujos de sangue.

"O homem-bomba estava vestido com uniforme militar. Ele tinha um cinto com explosivos no corpo", acrescentou.

FOLHA.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral