Saúde
HANSENÍASE: Diagnóstico precoce é fundamental para cura da doença
O Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase é lembrado sempre no último domingo de janeiro. A doença atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. Como o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é muito longo, podendo variar de dois a cinco anos, é importante procurar imediatamente um serviço de saúde assim que for percebido qualquer sinal da doença, como manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo. Essas manchas não coçam, mas causam a sensação de formigamento e ficam muito resistentes ao calor, ao frio e ao toque. A hanseníase tem cura. No entanto, pode causar incapacidades físicas se a pessoa que for contaminada pela doença não procurar o tratamento adequado. Por isso, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce:
[jwplayer mediaid="65701"]
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministerio da Saúde Jarbas Barbosa também faz um alerta para quem convive diretamente com pessoas que tem hanseníase:
[jwplayer mediaid="65699"]
(JOTHA SANTOS)
Matérias Relacionadas
Geral
Samae fará instalação de espera de esgoto nesta terça-feira (22)
O serviço será executado na Rua Sizino Garcia, das 7h30 às 12h. Durante a execução, o fluxo de veículos estará em meia pista

Geral
Morre o Papa Francisco, líder mundial da Igreja Católica, aos 88 anos
Anúncio foi feito nesta segunda-feira, 21, pelo Vaticano

Geral
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens

Geral
Bolão de SC leva prêmio de R$ 52 milhões na Mega-Sena
Aposta foi feita em Concórdia
