transito
Geral

Haddad diz que 'apanhou todo dia' por causa do Enem

23 Jan 2012 - 21h22

O ministro Fernando Haddad (Educação) afirmou nesta segunda-feira que sua gestão "apanha todo dia" por conta do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) --exame que teve sucessivas falhas em suas últimas edições.


A declaração do ministro aconteceu durante cerimônia no Palácio do Planalto para comemorar a concessão de 1 milhão de bolsas de estudo no ensino superior pelo ProUni (Programa Universidade para Todos).

O governo federal preparou um grande evento para prestigiar Haddad, um dia antes de ele passar o cargo para o seu sucessor, Aloizio Mercadante. Haddad vai se dedicar às eleições para a Prefeitura de São Paulo, no qual será o candidato do PT.

Estiverem presentes a maioria dos ministros, mas uma ausência notada foi a da senadora Marta Suplicy, que também pleiteava a candidatura à prefeitura e não havia chegado até o discurso de Haddad.

O ministro ressaltou os ganhos do ProUni e afirmou que praticamente ninguém na sociedade civil e na imprensa o apoiaram no início. "Em 2004, não vi um único artigo defendendo o ProUni nos jornais. Guardadas as proporções, parece o Enem hoje: apanha todo dia", disse o ministro.

Haddad ressaltou a participação de sua mulher, Ana Estela Haddad, na implantação do programa a nível federal --o projeto já havia sido trabalhado sem sucesso pelos dois na gestão de Marta Suplicy na prefeitura de São Paulo.


Ao fazer os agradecimentos de praxe, Haddad priorizou o seu padrinho na campanha pela prefeitura de São Paulo, o ex-presidente Lula. O ministro também fez um agrado a alunos que criticaram erros do MEC ao longo dos anos, especialmente nos problemas registrados durante as edições do Enem.

"Quero agradecer aos alunos que corrigiram muitas de nossas propostas", afirmou.

O ministro lembrou que sua gestão contribuiu para dobrar as matrículas no ensino superior ao longo da década --eram 3,5 milhões em 2001-- e cobrou de seu sucessor um esforço no mesmo sentido. "Caberá ao Aloizio uma nova rodada de expansão".

FOLHA.COM

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Geral

[VÍDEO] Macaco come pinhões e abre latas de cerveja em mercado de São Francisco do Sul

Animal esteve no estabelecimento no sábado (20) e no domingo (21)
[VÍDEO] Macaco come pinhões e abre latas de cerveja em mercado de São Francisco do Sul
Ver mais de Geral