Imobiliária Coralli
Geral

Haddad diz que 'apanhou todo dia' por causa do Enem

23 Jan 2012 - 21h22

O ministro Fernando Haddad (Educação) afirmou nesta segunda-feira que sua gestão "apanha todo dia" por conta do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) --exame que teve sucessivas falhas em suas últimas edições.


A declaração do ministro aconteceu durante cerimônia no Palácio do Planalto para comemorar a concessão de 1 milhão de bolsas de estudo no ensino superior pelo ProUni (Programa Universidade para Todos).

O governo federal preparou um grande evento para prestigiar Haddad, um dia antes de ele passar o cargo para o seu sucessor, Aloizio Mercadante. Haddad vai se dedicar às eleições para a Prefeitura de São Paulo, no qual será o candidato do PT.

Estiverem presentes a maioria dos ministros, mas uma ausência notada foi a da senadora Marta Suplicy, que também pleiteava a candidatura à prefeitura e não havia chegado até o discurso de Haddad.

O ministro ressaltou os ganhos do ProUni e afirmou que praticamente ninguém na sociedade civil e na imprensa o apoiaram no início. "Em 2004, não vi um único artigo defendendo o ProUni nos jornais. Guardadas as proporções, parece o Enem hoje: apanha todo dia", disse o ministro.

Haddad ressaltou a participação de sua mulher, Ana Estela Haddad, na implantação do programa a nível federal --o projeto já havia sido trabalhado sem sucesso pelos dois na gestão de Marta Suplicy na prefeitura de São Paulo.


Ao fazer os agradecimentos de praxe, Haddad priorizou o seu padrinho na campanha pela prefeitura de São Paulo, o ex-presidente Lula. O ministro também fez um agrado a alunos que criticaram erros do MEC ao longo dos anos, especialmente nos problemas registrados durante as edições do Enem.

"Quero agradecer aos alunos que corrigiram muitas de nossas propostas", afirmou.

O ministro lembrou que sua gestão contribuiu para dobrar as matrículas no ensino superior ao longo da década --eram 3,5 milhões em 2001-- e cobrou de seu sucessor um esforço no mesmo sentido. "Caberá ao Aloizio uma nova rodada de expansão".

FOLHA.COM

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá do Sul registra 39ª morte em decorrência do coronavírus

Nas últimas 48 horas foram 34 novos casos e 31 pessoas recuperadas
Jaraguá do Sul registra 39ª morte em decorrência do coronavírus
Santa Catarina

TRE-SC registra número recorde de candidatos nas Eleições 2020

Até o meio-dia desta segunda-feira (28), haviam 21.422 pedidos de registro de candidaturas no estado, o que representa um aumento de 21,45% em comparação com as eleições municipais de 2016
TRE-SC registra número recorde de candidatos nas Eleições 2020
Geral

Em parceria com entidades da região, ACIJS lança campanha de combate à violência doméstica

O conceito foi desenvolvido para mobilizar a comunidade em prol do assunto, dando um basta nos casos de agressão física e psicológica que aumentaram neste período de pandemia
Em parceria com entidades da região, ACIJS lança campanha de combate à violência doméstica
Economia

União libera R$ 5 bi para financiar MEI, micro e pequena empresa

Programa integra pacote de auxílio durante pandemia da covid-19
União libera R$ 5 bi para financiar MEI, micro e pequena empresa
Ver mais de Geral