dengue
Habitação

Habitação registra baixo índice de recadastramento recadastramento

07 Fev 2012 - 14h55

Apenas 7,61% dos inscritos nos programas habitacionais de Jaraguá do Sul, e que precisavam atualizar seus dados, fizeram o recadastramento nos meses de novembro e dezembro. Segundo a secretária Municipal da Habitação e Regularização Fundiária, Maristela Menel, antes do início deste processo haviam aproximadamente 12 mil inscritos; No entanto, no "mutirão" feito pela própria secretaria no último bimestre de 2011 apenas 646 compareceram para atualizar seus dados.


Um dos fatores que levou ao recadastramento foi a constatação de que muitas famílias que eram chamadas, para aquisição de apartamentos e casas, já haviam mudado de endereço ou simplesmente não tinham mais interesse nos imóveis por terem já adquirido a casa própria. "Apesar disso, estas pessoas não estavam indo à Secretaria da Habitação para atualizar os dados", adiantou a secretária.

Outro motivo é que boa parte dos inscritos ainda não tinham feito o Cadastro Único, uma exigência da Caixa Econômica para que famílias com renda até três salários mínimos mensais possam ser inscritas em programas sociais que tem parceria com o Governo Federal. "Preocupados com esta situação o próprio Conselho Municipal da Habitação e a prefeita Cecília Konell solicitaram que fizéssemos este processo e nós acatamos esta decisão", lembrou Maristela. 

Ficaram isentos do último recadastramento, os 3514 munícipes que se inscreveram nos programas habitacionais entre janeiro e outubro de 2011. Destes, 3009 cadastros são faixa salarial até três salários mínimos. Já de três a 10 salários mínimos, chegou-se a 505 inscrições. "O ponto positivo é que a demanda na faixa até três salários foi zerada", disse a secretária d Habitação. 


Por fim, Maristela Menel informou que as pessoas que não atualizaram seus dados tiveram o cadastro desativado. "Elas não serão mais chamadas para os novos empreendimentos enquanto não regularizarem sua situação junto a própria Secretaria da Habitação", ponderou Maristela Menel.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Geral

Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro

A ação de combate à dengue ocorrerá neste sábado e domingo entre 8h e 17h
Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro
Geral

Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá

Desta vez, o evento será voltado somente para adoção de gatos. Estarão disponíveis 22 felinos, todos filhotes
Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá
Geral

Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado

Placas atuais só apresentam a bandeira do país de origem do veículo
Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado
Ver mais de Geral