Habitação

Habitação registra baixo índice de recadastramento recadastramento

07 Fev 2012 - 14h55

Apenas 7,61% dos inscritos nos programas habitacionais de Jaraguá do Sul, e que precisavam atualizar seus dados, fizeram o recadastramento nos meses de novembro e dezembro. Segundo a secretária Municipal da Habitação e Regularização Fundiária, Maristela Menel, antes do início deste processo haviam aproximadamente 12 mil inscritos; No entanto, no "mutirão" feito pela própria secretaria no último bimestre de 2011 apenas 646 compareceram para atualizar seus dados.


Um dos fatores que levou ao recadastramento foi a constatação de que muitas famílias que eram chamadas, para aquisição de apartamentos e casas, já haviam mudado de endereço ou simplesmente não tinham mais interesse nos imóveis por terem já adquirido a casa própria. "Apesar disso, estas pessoas não estavam indo à Secretaria da Habitação para atualizar os dados", adiantou a secretária.

Outro motivo é que boa parte dos inscritos ainda não tinham feito o Cadastro Único, uma exigência da Caixa Econômica para que famílias com renda até três salários mínimos mensais possam ser inscritas em programas sociais que tem parceria com o Governo Federal. "Preocupados com esta situação o próprio Conselho Municipal da Habitação e a prefeita Cecília Konell solicitaram que fizéssemos este processo e nós acatamos esta decisão", lembrou Maristela. 

Ficaram isentos do último recadastramento, os 3514 munícipes que se inscreveram nos programas habitacionais entre janeiro e outubro de 2011. Destes, 3009 cadastros são faixa salarial até três salários mínimos. Já de três a 10 salários mínimos, chegou-se a 505 inscrições. "O ponto positivo é que a demanda na faixa até três salários foi zerada", disse a secretária d Habitação. 


Por fim, Maristela Menel informou que as pessoas que não atualizaram seus dados tiveram o cadastro desativado. "Elas não serão mais chamadas para os novos empreendimentos enquanto não regularizarem sua situação junto a própria Secretaria da Habitação", ponderou Maristela Menel.

 

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Leão baio invade propriedade e assusta moradores em Ituporanga

O animal invadiu um terreno no bairro Cerro Negro e não conseguiu mais sair. Segundo informações dos bombeiros, no local haviam alguns pavões
Leão baio invade propriedade e assusta moradores em Ituporanga
Geral

Corpo de Jairê Engler será velado na Corporação dos Bombeiros de Schroeder 

Comandante morreu no início da tarde desta sexta-feira (14) vítima de acidente de trânsito
Corpo de Jairê Engler será velado na Corporação dos Bombeiros de Schroeder 
Geral

Comunidade lamenta a morte do comandante dos Bombeiros de Schroeder

Pelas redes sociais, diversas pessoas se manifestaram, lamentando a partida precoce de Jairê Michel Engler, 26 anos
Comunidade lamenta a morte do comandante dos Bombeiros de Schroeder
Geral

Corporações da região se unem para cumprir escala de plantão em Schroeder

Comandante, Jairê Michel Engler, 26 anos, morreu nesta sexta-feira (14) vítima de acidente
Corporações da região se unem para cumprir escala de plantão em Schroeder
Ver mais de Geral