transito
Geral

HABITAÇÃO: Famílias de agricultores recebem casas novas em SC

27 Set 2012 - 16h01

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de SC (Fetaesc), entrega nesta quinta-feira as chaves da casa nova para mais oito famílias. A entrega acontece nos municípios de Iraceminha e Descanso, onde as famílias receberam subsídios para construção da nova residência num total mais de R$ 177 mil em recursos que animaram a economia da região. "A entrega das chaves às famílias acontece em um momento muito importante que anima os agricultores e, principalmente, anima os jovens a ficar na roça", afirma Dresch.


Além da assinatura, novos contratos voltados a Habitação Rural serão assinados este ano. No total, serão beneficiadas 182 famílias dos municípios de Caibi, Campos Novos, Cunha Porã, Descanso, Iraceminha, Marema, Lajeado Grande, Ponte Serrada, Riqueza, São Miguel do Oeste, Barra Bonita, Armazém e Itaiópolis.

O total da ação compreende 470 contratos que até o fim de outubro devem ser assinados e que beneficiarão o comércio, gerando empregos e aquecendo a economia com, aproximadamente, R$ 12 milhões em recursos nos municípios envolvidos.

Os contratos são realizados por intermédio do Programa Minha Casa Minha Vida Rural, que tem os recursos originários do Ministério das Cidades e eram destinados, inicialmente, para a Caixa Econômica Federal. Porém, a partir de agora, o processo também pode ser operacionalizado pelo Banco do Brasil que no Estado formalizou convênio com a Fetaesc, que Entidade Organizadora dos projetos de habitação rural.

A expectativa é que até o final deste ano 1,5 mil famílias possam ser atendidas com novas residências ou, pelo menos, com as obras iniciadas. "Estes projetos significam mais qualidade de vida e dignidade para nossos agricultores. É uma necessidade fundamental para a manutenção das famílias no campo", declara José Walter Dresch, presidente da Fetaesc


            Para execução dos projetos, a Fetaesc conta com a parceria do Programa SOS Sustentar. Segundo o diretor do Programa de Marketing Socioambiental SOS Sustentar, Rolf Sprung, hoje a maior concentração de agricultores para serem beneficiados com casa nova ou reforma está concentrado na região Oeste, devido à insistência dos sindicados que não deixaram de acreditar no programa. "Essa persistência resultou em diversas adequações dos projetos, mas que por outro lado, está garantindo agora uma maior rapidez já que os agricultores têm a documentação e projetos já pré-elaborados", salienta Rolf.

Na avaliação da Fetaesc, a importância do programa não se reflete apenas na qualidade de vida das famílias de agricultores, mas incide positivamente em toda a economia dos municípios e regiões onde as ações são efetivadas.

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral