dengue
Guia de Atrativos Religiosos

Guia de Atrativos Religiosos de Jaraguá será lançado em 14 de setembro

31 Ago 2018 - 19h02

A iniciativa corresponde à arrancada das ações que passam a ser implementadas pelo Grupo de Turismo Religioso, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo.  O evento contará com as presenças de representantes do poder público e das instituições religisas representadas no impresso.


O Guia de Atrativos traz 30 edificações, espalhadas pelos bairros, elencadas através de critérios  de relevância histórica, arquitetônica e de manifestações religiosas, de templos católicos e luteranos. Traz na capa a Chiesetta Alpina, e na parte interna, fotos com identificação, endereço e horários de celebrações dos templos. A tiragem inicial é de 20 mil impressões, com distribuição dirigida.


Órgão de tubos

Entre atrações culturais confirmadas ao evento ecumênico está o maestro, regente de coral e organista Ricardo Feldens, que tocará prelúdio de músicas sacras no órgão de tubos. Único de Jaraguá do Sul, o instrumento raro é um patrimônio de valor inestimável da comunidade luterana do Centro. Segundo Feldens, o órgão soma mais de 500 tubos, com registros de diferentes timbres, possui dois manuais (teclados) e jogos de pedais, confeccionado na então fábrica de Edmund Bohn (in memoriam), com sede em Novo Hamburgo (RS). Foi adquirido pela igreja luterana Apóstolo Pedro em 1958.

“O órgão é o rei dos instrumentos. Nossos avós lutaram muito para conseguir esse órgão”, declara ele, com entusiasmo. Conta ainda que o órgão de tubos da igreja está apenas com um manual em funcionamento. O custo da restauração do instrumento é estimado entre R$ 150 mil e R$ 200 mil.

Portal de turismo

Paralelamente ao lançamento do Guia de Atrativos Religiosos será apresentado o portal criado pela Diretoria de Turismo, com acesso pelo endereço eletrônico turismo.jaraguadosul.sc.gov.br. É um recurso específico disponibilizado para pesquisa, já que até então as informações relacionadas ao setor de turismo da Prefeitura eram acessadas somente no portal do município.


O site passa a oferecer informações mais detalhadas da cidade, como pontos turísticos, espaços para a prática de esporte e de lazer, sugestões de roteiros, edificações tombadas pelo patrimônio histórico, templos de fé católicos e luteranos, guia de serviços e empreendimentos disponíveis aos turistas e demais visitantes, nos ramos de hotelaria e gastronomia.

O portal divulgará eventos, festividades típicas, como festas, bailes e competições organizadas por clubes e sociedades de tiro, assim como manifestações religiosas. Também fará a divulgação dos principais eventos que ocorrerão na cidade, a fim de informar o comércio, a população e os visitantes de Jaraguá do Sul.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

As rugas te incomodam?

Artigo da médica Josiane Olivia Lunelli
As rugas te incomodam?
Geral

Mutirão de limpeza retira 500 quilos de lixo do rio Itapocu, em Jaraguá do Sul

A ação de limpeza do rio foi realizada da sede do Clube de Canoagem Kentucky até o Parque Linear Via Verde
Mutirão de limpeza retira 500 quilos de lixo do rio Itapocu, em Jaraguá do Sul
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa terça-feira (18).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral