Geral
Guaramirim elimina taxa de R$134 para atualização de terrenos
O processo passa a ser feito diretamente no Cartório de Registro de Imóveis, sem a etapa de análise pela Prefeitura.
Crédito: Divulgação DNIT anuncia avanços na duplicação da BR-280 entre Schroeder e Jaraguá do Sul
A partir de agora, não é mais necessário pagar a taxa municipal de R$ 134,74 para atualização de medidas, confrontações e áreas de terrenos em Guaramirim. O processo passa a ser feito diretamente no Cartório de Registro de Imóveis, sem a etapa de análise pela Prefeitura.
A medida é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, e o Cartório de Registro de Imóveis da Comarca. O objetivo é simplificar e agilizar o trâmite, eliminando burocracias e custos para o cidadão.
O secretário Normando Zitta Júnior explica que a atualização de medidas e confrontações é uma atribuição do Registro de Imóveis, conforme a Lei de Registros Públicos, e não exige mais a prévia aprovação municipal.
“Essa mudança vai trazer mais agilidade para moradores e empresários, que poderão regularizar documentos de forma mais simples e direta, sem custos adicionais junto à Prefeitura”, afirmou.
O Oficial de Registro de Imóveis, Hermano Soar, reforça que a atualização em cartório não significa autorização para uso ou construção. Questões como parcelamento do solo, emissão de alvarás e licenças urbanísticas seguem sendo analisadas pela Prefeitura, conforme a legislação vigente.
Com a alteração, o processo torna-se mais rápido, econômico e seguro para a população, sem abrir mão do rigor técnico e legal.
Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá no Insta, Face e YouTube
Envie vídeos, fotos e informações pelo whats 47 98465-0122
Matérias Relacionadas
Geral
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens

Geral
Frio: Previsão do tempo para Jaraguá do Sul e Vale do Itapocu

Geral
Autorizada a demolição do símbolo do desperdício em São Francisco do Sul
Viaduto inacabado em São Francisco do Sul será demolido após 15 anos

Geral
Novas amostras são coletadas durante investigação de possível poluição no Rio Itapocuzinho
Conforme a Prefeitura, a população não foi afetada, já que os reservatórios de água possuíam capacidade suficiente para manter o fornecimento durante todo o período


