Intercâmbio

Grupo Regenwalde viaja para a Alemanha e Pomerânia

12 Mai 2011 - 12h41
Grupo Regenwalde viaja para a Alemanha e Pomerânia -
Grupo Regenwalde viaja para a Alemanha e Pomerânia

Grupo viaja no próximo domingo (foto: Divulgação)

O Grupo Folclórico Regenwalde da Malwee, embarca para Alemanha e Polônia, onde fará varias apresentações a partir de 16 de maio. Fundado há 21 anos, o grupo viaja exatamente para comemorar os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes pomeranos, que se estabeleceram às margens do Rio do Testo em 1861.
Assim sendo viajará também para a Pomerânia, de onde chegaram a maioria dos imigrantes para o Vale do Itajaí.
Na cidade de Hauberm fará apresentações em conjunto com a Landjugendgruppe Haubern, que já esteve em nossa região. Em Erlangen  fará apresentações em conjunto com o Grupo IHNA, que por três vezes esteve em Jaraguá do Sul e  Pomerode.

O ponto alto das apresentações será em Hinterpommern, território hoje da Polônia. Serão visitadas diversas cidades, entre elas Regenwalde, que lhe dá o nome, onde o prefeito da cidade Arkadiuz Czerwinski receberá o grupo oficialmente, simbolizando um retorno à velha pátria dos antepassados, como por exemplo a  família Weege. Lá também haverá uma apresentação para autoridades polonesas.

A cidade de Stettin, ex-capital Pomerana será visitada, especialmente o pórtico, cuja réplica está construída na cidade de Pomerode. Uma das atrações da grande  significado, será uma noite da integração com a minoria pomerana em Köslin, em 25 de maio,quando serão apresentadas danças pomeranas, gaúchas e brasileiras, juntamente com os pomeranos de Koszalin e grupos  ucranianos.



A  viagem  está despertando a curiosidade dos poloneses, uma vez que é a primeira vez, que um grupo  do Brasil, especialmente com danças pomeranas se apresentará  na Polônia.

Ainda neste ano, haverá outro grupo que viajará para a Pomerânia, totalizando 150 pessoas, para dessa  forma relembrar os 150 anos da imigração pomerana em Santa Catarina.

Em Pomerode, está localizada a Casa do Imigrante Carl Weege e em Jaraguá do Sul, onde no parque da Malwee funciona o Museu Wolfgang  Weege, que conta a história dos pomeranos em nossa região.


O Grupo  Regewalde espera com essa viagem, mostrar aos alemães e poloneses um pouco das  tradições brasileiras, mas também mostrar que a tradição pomerana ainda esta fortemente enraizada na cultura regional.

Colaboração: Fred Ullrich

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Tragédia: pai, mãe e dois filhos morrem carbonizados em SC

A tragédia ocorreu por volta das 6h30, em uma casa de madeira
Tragédia: pai, mãe e dois filhos morrem carbonizados em SC
Geral

Idoso morre eletrocutado no Norte de SC

A suspeita é de que o idoso tenha colocado a mão na cerca elétrica.
Idoso morre eletrocutado no Norte de SC
Geral

Incêndio em residência mobiliza bombeiros no bairro Jaraguá Esquerdo

Fato ocorreu às 19h20 desta sexta-feira (7)
Incêndio em residência mobiliza bombeiros no bairro Jaraguá Esquerdo
Geral

Tamanduá-mirim é resgatado após invadir residência em Schroeder

A ocorrência foi registrada pelos bombeiros voluntários às 5h13 desta sexta-feira (7)
Tamanduá-mirim é resgatado após invadir residência em Schroeder
Ver mais de Geral