dengue 2
Intercâmbio

Grupo Regenwalde viaja para a Alemanha e Pomerânia

12 Mai 2011 - 12h41

Grupo viaja no próximo domingo (foto: Divulgação)

O Grupo Folclórico Regenwalde da Malwee, embarca para Alemanha e Polônia, onde fará varias apresentações a partir de 16 de maio. Fundado há 21 anos, o grupo viaja exatamente para comemorar os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes pomeranos, que se estabeleceram às margens do Rio do Testo em 1861.
Assim sendo viajará também para a Pomerânia, de onde chegaram a maioria dos imigrantes para o Vale do Itajaí.
Na cidade de Hauberm fará apresentações em conjunto com a Landjugendgruppe Haubern, que já esteve em nossa região. Em Erlangen  fará apresentações em conjunto com o Grupo IHNA, que por três vezes esteve em Jaraguá do Sul e  Pomerode.

O ponto alto das apresentações será em Hinterpommern, território hoje da Polônia. Serão visitadas diversas cidades, entre elas Regenwalde, que lhe dá o nome, onde o prefeito da cidade Arkadiuz Czerwinski receberá o grupo oficialmente, simbolizando um retorno à velha pátria dos antepassados, como por exemplo a  família Weege. Lá também haverá uma apresentação para autoridades polonesas.

A cidade de Stettin, ex-capital Pomerana será visitada, especialmente o pórtico, cuja réplica está construída na cidade de Pomerode. Uma das atrações da grande  significado, será uma noite da integração com a minoria pomerana em Köslin, em 25 de maio,quando serão apresentadas danças pomeranas, gaúchas e brasileiras, juntamente com os pomeranos de Koszalin e grupos  ucranianos.


A  viagem  está despertando a curiosidade dos poloneses, uma vez que é a primeira vez, que um grupo  do Brasil, especialmente com danças pomeranas se apresentará  na Polônia.

Ainda neste ano, haverá outro grupo que viajará para a Pomerânia, totalizando 150 pessoas, para dessa  forma relembrar os 150 anos da imigração pomerana em Santa Catarina.

Em Pomerode, está localizada a Casa do Imigrante Carl Weege e em Jaraguá do Sul, onde no parque da Malwee funciona o Museu Wolfgang  Weege, que conta a história dos pomeranos em nossa região.


O Grupo  Regewalde espera com essa viagem, mostrar aos alemães e poloneses um pouco das  tradições brasileiras, mas também mostrar que a tradição pomerana ainda esta fortemente enraizada na cultura regional.

Colaboração: Fred Ullrich

Matérias Relacionadas

Geral

Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR

A apresentação reúne os estudantes de acordeon, canto, piano e piano popular, acontece no dia 26 de abril
Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (17).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Dois apostadores da região faturam boladas na Mega-Sena

Confira os números sorteados
Dois apostadores da região faturam boladas na Mega-Sena
Geral

Morte de Padre Aloísio Boeing completa 18 anos

Como de costume, ocorre nesta quarta-feira (17) na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, missas pela beatificação do religioso
Morte de Padre Aloísio Boeing completa 18 anos
Ver mais de Geral