Cultura

Grupo Regenwalde Tanzgruppe de Jaraguá do Sul, faz turnê pela Europa

26 Mai 2011 - 17h40

Presidente do Regenwalde Tanzgruppe Fredy Krueger entregando a placa para o Prefeito de Regenwalde na Polônia e o Sr. Fred Ullrich

Nesta quarta-feira, 25, o Prefeito da cidade Pomerana de Regenwalde, hoje pertencente à Polônia, recepcionou de forma festiva o Grupo Folclórico Regenwalde Tanzgruppe que está fazendo uma turnê pela Europa. Antes disso, o Grupo já havia realizado duas outras apresentações, uma na terça-feira, dia 17, em Haubern no estado de Hessen e outra no sábado, dia 21, com o Grupo IHNA na cidade de Erlangen, no estado da Baviera.

Em Regenwalde, cidade de origem da família Weege, o prefeito Arkadiusz Czerwinski, surpreendeu a todos pela maneira calorosa que recebeu os dançarinos, dedicando-se inteiramente ao grupo e afirmando que esta foi a primeira vez que brasileiros visitaram sua cidade.

O prefeito acompanhou pessoalmente o grupo mostrando obras realizadas na cidade, sempre reiterando a satisfação de ter uma visita tão importante. Após uma visita nas dependências da escola, no Ginásio da cidade, a administração municipal de Regenwalde, prestou uma homenagem ao grupo, agradecendo a visita. Os alunos da escola realizaram uma demonstração de uma parte da cerimônia de formaturaatravés de que acontece uma dança, que também é conhecida pelos grupos folclóricos de Jaraguá do Sul: a polonese, dançada geralmente para iniciar o baile em sociedades ou encontros folclóricos.

Na seqüência o grupo Regenwalde Tanzgruppe realizou apresentações de danças gaúchas, pomeranas e brasileiras. O público, entre alunos, professores, comunidade e autoridades locais estiveram presentes e aplaudiram intensivamente o grupo de Jaraguá do Sul.

O presidente do Grupo, Fredy Krueger, entregou ao prefeito uma placa alusiva aos 150 anos da imigração pomerana em Santa Catarina, onde estavam estampadas as bandeiras brasileira e polonesa, com dizeres em português e polonês.


A comitiva da Prefeitura também entregou presentes a todos os integrantes do grupo enfatizando mais uma vez a alegria em receber os brasileiros, demonstrando um grande interesse em visitar o Brasil para conhecer os pomeranos brasileiros. Para finalizar foi oferecido ao grupo um almoço no Restaurante Rega.

Para os integrantes do Regenwalde Tanzgruppe foi uma satisfação muito grande conhecer a cidade que deu origem ao nome do Grupo e de onde partiu para o Brasil Sr. Carl Weege, bisavô do Sr. Wandér Weege, administrador da Malwee Malhas que é apoiadora cultural do grupo.

O apresentador do programa Deutsche Musik,Fred Ullrich, que vai ao ar de segunda a sábad na Rádio Jaraguá, tambem está acompanhando o grupo nesta turnê.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de Geral