Cultura

Grupo Regenwalde Tanzgruppe de Jaraguá do Sul, faz turnê pela Europa

26 Mai 2011 - 17h40
Grupo Regenwalde Tanzgruppe de Jaraguá do Sul, faz turnê pela Europa -
Grupo Regenwalde Tanzgruppe de Jaraguá do Sul, faz turnê pela Europa

Presidente do Regenwalde Tanzgruppe Fredy Krueger entregando a placa para o Prefeito de Regenwalde na Polônia e o Sr. Fred Ullrich

Nesta quarta-feira, 25, o Prefeito da cidade Pomerana de Regenwalde, hoje pertencente à Polônia, recepcionou de forma festiva o Grupo Folclórico Regenwalde Tanzgruppe que está fazendo uma turnê pela Europa. Antes disso, o Grupo já havia realizado duas outras apresentações, uma na terça-feira, dia 17, em Haubern no estado de Hessen e outra no sábado, dia 21, com o Grupo IHNA na cidade de Erlangen, no estado da Baviera.


Em Regenwalde, cidade de origem da família Weege, o prefeito Arkadiusz Czerwinski, surpreendeu a todos pela maneira calorosa que recebeu os dançarinos, dedicando-se inteiramente ao grupo e afirmando que esta foi a primeira vez que brasileiros visitaram sua cidade.

O prefeito acompanhou pessoalmente o grupo mostrando obras realizadas na cidade, sempre reiterando a satisfação de ter uma visita tão importante. Após uma visita nas dependências da escola, no Ginásio da cidade, a administração municipal de Regenwalde, prestou uma homenagem ao grupo, agradecendo a visita. Os alunos da escola realizaram uma demonstração de uma parte da cerimônia de formaturaatravés de que acontece uma dança, que também é conhecida pelos grupos folclóricos de Jaraguá do Sul: a polonese, dançada geralmente para iniciar o baile em sociedades ou encontros folclóricos.

Na seqüência o grupo Regenwalde Tanzgruppe realizou apresentações de danças gaúchas, pomeranas e brasileiras. O público, entre alunos, professores, comunidade e autoridades locais estiveram presentes e aplaudiram intensivamente o grupo de Jaraguá do Sul.

O presidente do Grupo, Fredy Krueger, entregou ao prefeito uma placa alusiva aos 150 anos da imigração pomerana em Santa Catarina, onde estavam estampadas as bandeiras brasileira e polonesa, com dizeres em português e polonês.


A comitiva da Prefeitura também entregou presentes a todos os integrantes do grupo enfatizando mais uma vez a alegria em receber os brasileiros, demonstrando um grande interesse em visitar o Brasil para conhecer os pomeranos brasileiros. Para finalizar foi oferecido ao grupo um almoço no Restaurante Rega.

Para os integrantes do Regenwalde Tanzgruppe foi uma satisfação muito grande conhecer a cidade que deu origem ao nome do Grupo e de onde partiu para o Brasil Sr. Carl Weege, bisavô do Sr. Wandér Weege, administrador da Malwee Malhas que é apoiadora cultural do grupo.

O apresentador do programa Deutsche Musik,Fred Ullrich, que vai ao ar de segunda a sábad na Rádio Jaraguá, tambem está acompanhando o grupo nesta turnê.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Legislativo jaraguaense completa 85 anos nesta quarta

Hoje o Legislativo está em sua 20ª legislatura e 169 pessoas já tiveram a incumbência de exercer a vereança no município. Dez delas, mulheres.
Legislativo jaraguaense completa 85 anos nesta quarta
Geral

Dose solidária: prefeituras se unem em campanha de arrecadação de alimentos

Doações podem ser feitas nos pontos de vacinação contra a Covid-19
Dose solidária: prefeituras se unem em campanha de arrecadação de alimentos
Geral

STJ decide que condomínio pode proibir locação por meio de aplicativo

Decisão vale somente para o caso concreto
STJ decide que condomínio pode proibir locação por meio de aplicativo
Geral

Decreto prorroga auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura

Nova norma afasta incertezas sobre benefício da Lei Aldir Blanc
Ver mais de Geral