Grupo Malwee
Grupo Malwee vence duas categorias do Prêmio Ecoera
A iniciativa tem como objetivo valorizar empresas de moda, beleza e design com ações ecossustentáveis e que atuam como disseminadoras em toda sua cadeia de produção, inspirando e multiplicando ideias conscientes. Além disso, os resultados ajudam os consumidores finais a identificar e escolher empresas conectadas e comprometidas com o planeta.
O Prêmio ECOERA é uma parceria entre a consultora Chiara Gadaleta (criadora do prêmio), com a Vogue, Casa Vogue e SISTEMA B, movimento global que tem como missão redefinir o sucesso nos negócios e promover pequenas, médias e grandes empresas que utilizam seu poder de mercado para discutir e resolver questões socioambientais.
A sustentabilidade orienta as ações e os negócios do Grupo Malwee desde a sua fundação, há quase 50 anos. Além de incentivar pesquisas e implantar técnicas para redução do uso de recursos naturais, a empresa de moda luta contra o trabalho escravo e infantil e desenvolve uma série de ações em sintonia com o Plano de Sustentabilidade 2020, lançado pelo Grupo em 2015, além de ter renovado o compromisso com o Pacto Global da ONU.
Entre diversas iniciativas, o Grupo Malwee atingiu a marca de transformar 20 milhões de garrafas PET em moda, em 2016. Tão confortável quanto uma peça tradicional, as roupas são semelhantes às convencionais e ajudam a dar novo destino aos resíduos que costumam ser descartados. O algodão desfibrado também faz parte das peças sustentáveis da empresa e é produzido a partir dos resíduos de malha oriundos da confecção de novas peças. Seguindo essa linha, o Grupo Malwee também produz roupas com poliamida biodegradável, reduzindo a decomposição da peça que levaria décadas para 3 anos quando descartada em aterro sanitário.
Sobre o Prêmio Ecoera
Em sua segunda edição, o Prêmio Ecoera tem como objetivo apontar um caminho rumo à sustentabilidade para as empresas dos mercados de moda, beleza e design e reconhecer as companhias adeptas de iniciativas em prol do planeta.
A premiação tem apoio metodológico do Sistema B. Ao se inscrever, cada empresa passa pelo B Impact Assessemnet, processo de avaliação de impacto que analisa cinco principais áreas: Modelo de Negócios Comunidade, Meio Ambiente, Governança e Funcionários, apoiada em métricas e indicadores.
Sobre o Grupo Malwee
Com 48 anos de existência e 8 mil parceiros, o Grupo Malwee é uma das principais empresas de moda do Brasil e realiza a gestão das marcas: Malwee, Malwee Kids, Carinhoso, Puket, Scene, Enfim, Wee!, Malwee Liberta e Zig Zig Zaa. Destaca-se pelo pioneirismo e notória atuação no campo da sustentabilidade, incorporando tecnologias e processos inovadores que vão do reaproveitamento de garrafas PET como matéria-prima, ao reuso de até 200 milhões de litros de água por ano no processo produtivo. O Grupo conta com 6 unidades fabris, 30 mil pontos de vendas multimarcas e mais de 280 lojas monomarca.