Imobiliária Coralli
Matrículas

Grávidas vão amanhecer na fila para garantir vaga na escola

23 Nov 2016 - 22h19
Grávidas vão amanhecer na fila para garantir vaga na escola -
Pais, alunos, familiares e até mulheres grávidas vão passar a noite na fila para garantir uma vaga no período diurno, na Escola Estadual de Educação Básica Julius Kasten, no bairro Rau. São apenas 50 vagas para esse período, e para garantir a sua, muitos pais foram para a fila, alguns ao meio dia desta quarta-feira (23). As matriculas só começam a ser feitas na quinta-feria (24), a partir das 7h30, e muitos pais quando chegarem, só restará o período noturno. Grávida de quase 40 semanas (dez meses), Thaíse Fernandes, 28 anos, espera matricular o filho de 11 anos no 6º ano, e são apenas duas vagas. "Preciso garantir meu filho na escola. Não tenho outra opção", lamentou. A Vânia Claudia, 32 anos, que  está grávida de 22 semanas (cinco meses), e para garantir a vaga do filho no 2º ano do ensino médio, vai encarar a noite e a madrugada na fila. "É a única forma de garantir o turno", disse. "Mas isso precisa mudar. É muito sacrifício para garantir o que é nosso por direito", reclama.



A diretora da escola Margarete Menestrini reconhece a dificuldade dos pais, mas diz que todos tem a garantia da vaga. Ocorre que que alguns querem escolher o turno, por isso precisam enfrentar a fila. "Abrimos a escola e disponibilizamos poltronas para as grávidas, para oferecer o mínimo de conforto e segurança a todos", comentou. Segundo a educadora, para acabar com essa dificuldade o município precisaria construir uma escola nas proximidades, para absorver os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. "Isso liberaria cerca de 400 vagas e resolveria a problema. Mas precisa empenho do município", destacou.



A escola Julius Karsten possui cerca de 1,1 mil alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A mesma situação em relação à espera na fila, se repete em praticamente todas as escolas da rede estadual de ensino.

Matérias Relacionadas

Geral

Prorrogado o prazo para solicitar a renda emergencial pela Lei Aldir Blanc

A solicitação deve ser feita por meio da plataforma MapaCulturalSC. Antes de fazer a inscrição será necessário fazer o cadastro na mesma plataforma.
Prorrogado o prazo para solicitar a renda emergencial pela Lei Aldir Blanc
Geral

Homem morre após ser atingido por árvore em Massaranduba

O acidente ocorreu na estrada Picinini, bairro Primeiro Braço do Norte.
Homem morre após ser atingido por árvore em Massaranduba
Economia

ACIJS debate, em evento online, a Indústria 4.0 como fator de competitividade para vencer a crise

Um dos efeitos da crise gerada pela Covid-19 no setor produtivo, mas refletindo no mercado como um todo, é a transformação digital em diversos segmentos da economia
ACIJS debate, em evento online, a Indústria 4.0 como fator de competitividade para vencer a crise
Santa Catarina

Acompanhe o processo do segundo impeachment contra o governador

Acompanhe o processo do segundo impeachment contra o governador
Ver mais de Geral