Caraguá
Matrículas

Grávidas vão amanhecer na fila para garantir vaga na escola

23 Nov 2016 - 22h19
Grávidas vão amanhecer na fila para garantir vaga na escola -
Pais, alunos, familiares e até mulheres grávidas vão passar a noite na fila para garantir uma vaga no período diurno, na Escola Estadual de Educação Básica Julius Kasten, no bairro Rau. São apenas 50 vagas para esse período, e para garantir a sua, muitos pais foram para a fila, alguns ao meio dia desta quarta-feira (23). As matriculas só começam a ser feitas na quinta-feria (24), a partir das 7h30, e muitos pais quando chegarem, só restará o período noturno. Grávida de quase 40 semanas (dez meses), Thaíse Fernandes, 28 anos, espera matricular o filho de 11 anos no 6º ano, e são apenas duas vagas. "Preciso garantir meu filho na escola. Não tenho outra opção", lamentou. A Vânia Claudia, 32 anos, que  está grávida de 22 semanas (cinco meses), e para garantir a vaga do filho no 2º ano do ensino médio, vai encarar a noite e a madrugada na fila. "É a única forma de garantir o turno", disse. "Mas isso precisa mudar. É muito sacrifício para garantir o que é nosso por direito", reclama.



A diretora da escola Margarete Menestrini reconhece a dificuldade dos pais, mas diz que todos tem a garantia da vaga. Ocorre que que alguns querem escolher o turno, por isso precisam enfrentar a fila. "Abrimos a escola e disponibilizamos poltronas para as grávidas, para oferecer o mínimo de conforto e segurança a todos", comentou. Segundo a educadora, para acabar com essa dificuldade o município precisaria construir uma escola nas proximidades, para absorver os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. "Isso liberaria cerca de 400 vagas e resolveria a problema. Mas precisa empenho do município", destacou.



A escola Julius Karsten possui cerca de 1,1 mil alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A mesma situação em relação à espera na fila, se repete em praticamente todas as escolas da rede estadual de ensino.

Matérias Relacionadas

Geral

Músico de Guaramirim será indenizado pelo uso indevido de suas canções na internet

De acordo com a argumentação do músico, 19 canções próprias foram disponibilizadas no serviço de streaming oferecido pela plataforma (ré), sem os devidos créditos
Músico de Guaramirim será indenizado pelo uso indevido de suas canções na internet
Geral

Jaraguá em Dança invade o fim de semana

Serão sete sessões com 81 apresentações até domingo
Jaraguá em Dança invade o fim de semana
Geral

Estradas Quirino Lunelli e Alvino Germano Lenz serão pavimentadas

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, assinou nesta semana duas ordens de serviços que autorizam o início de pavimentações das duas vias do interior
Estradas Quirino Lunelli e Alvino Germano Lenz serão pavimentadas
Geral

Defesa Civil faz limpeza em pilares de pontes em Jaraguá do Sul

Desobstrução desses locais é uma medida preventiva, que visa facilitar o escoamento dos rios
Defesa Civil faz limpeza em pilares de pontes em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral