dengue
Matrículas

Grávidas vão amanhecer na fila para garantir vaga na escola

23 Nov 2016 - 22h19
Pais, alunos, familiares e até mulheres grávidas vão passar a noite na fila para garantir uma vaga no período diurno, na Escola Estadual de Educação Básica Julius Kasten, no bairro Rau. São apenas 50 vagas para esse período, e para garantir a sua, muitos pais foram para a fila, alguns ao meio dia desta quarta-feira (23). As matriculas só começam a ser feitas na quinta-feria (24), a partir das 7h30, e muitos pais quando chegarem, só restará o período noturno. Grávida de quase 40 semanas (dez meses), Thaíse Fernandes, 28 anos, espera matricular o filho de 11 anos no 6º ano, e são apenas duas vagas. "Preciso garantir meu filho na escola. Não tenho outra opção", lamentou. A Vânia Claudia, 32 anos, que  está grávida de 22 semanas (cinco meses), e para garantir a vaga do filho no 2º ano do ensino médio, vai encarar a noite e a madrugada na fila. "É a única forma de garantir o turno", disse. "Mas isso precisa mudar. É muito sacrifício para garantir o que é nosso por direito", reclama.



A diretora da escola Margarete Menestrini reconhece a dificuldade dos pais, mas diz que todos tem a garantia da vaga. Ocorre que que alguns querem escolher o turno, por isso precisam enfrentar a fila. "Abrimos a escola e disponibilizamos poltronas para as grávidas, para oferecer o mínimo de conforto e segurança a todos", comentou. Segundo a educadora, para acabar com essa dificuldade o município precisaria construir uma escola nas proximidades, para absorver os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. "Isso liberaria cerca de 400 vagas e resolveria a problema. Mas precisa empenho do município", destacou.



A escola Julius Karsten possui cerca de 1,1 mil alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A mesma situação em relação à espera na fila, se repete em praticamente todas as escolas da rede estadual de ensino.

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral