Vacinação
Saúde recomenda vacina contra febre amarela em 162 municípios de SC
Por enquanto, os casos confirmados da doença são versões do vírus silvestre, transmitida por mosquitos de florestas que picam macacos e seres humanos nas áreas rurais ou de matas. Se não for contida, a doença pode chegar às áreas urbanas. Nesse caso, o mesmo mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya, ao picar uma pessoa com febre amarela, também pode passar a transmitir mais esta doença.
Até o momento, a principal forma de prevenção é a vacina, que faz parte do Calendário Nacional de Vacinação.
Apesar de Santa Catarina não registrar casos de febre amarela em humanos desde 1966, a vacinação contra a doença é indicada para 100% da população de 162 municípios catarinenses, localizados nas regiões Oeste, Planalto Serrano e parte do Planalto Norte, que integram a Área com Recomendação de Vacina contra Febre Amarela (ACRV).
Sobre a região do Vale do Itapocu, a bióloga da Gerência Regional de Saúde de Jaraguá, Francine Lunelli, explica que a situação é apenas de monitoramento, uma vez que, não há registros de casos. [jwplayer mediaid="309478"]
O Ministério da Saúde reforça a necessidade de vacinação para todas às pessoas que residem ou viajam para regiões silvestres, rurais ou de mata de qualquer um dos 3.530 municípios brasileiros considerados Áreas com Recomendação da Vacina. Essas cidades são localizadas em todos os estados das regiões Norte e Centro Oeste; em Minas Gerais e no Maranhão e em alguns municípios do Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. [jwplayer mediaid="309477"]
Vale ressaltar que municípios próximos a Jaraguá do Sul, como São Bento do Sul e Canoinhas, estão na lista das cidades com recomendação da vacina, portanto, se alguém viajar para esses locais a recomendação é para que faça a imunização.
Confira a lista dos municípios com recomendação da vacina.