dengue
Vacinação

Saúde recomenda vacina contra febre amarela em 162 municípios de SC

20 Jan 2017 - 13h56

Por enquanto, os casos confirmados da doença são versões do vírus silvestre, transmitida por mosquitos de florestas que picam macacos e seres humanos nas áreas rurais ou de matas. Se não for contida, a doença pode chegar às áreas urbanas. Nesse caso, o mesmo mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya, ao picar uma pessoa com febre amarela, também pode passar a transmitir mais esta doença.


Até o momento, a principal forma de prevenção é a vacina, que faz parte do Calendário Nacional de Vacinação.

Apesar de Santa Catarina não registrar casos de febre amarela em humanos desde 1966, a vacinação contra a doença é indicada para 100% da população de 162 municípios catarinenses, localizados nas regiões Oeste, Planalto Serrano e parte do Planalto Norte, que integram a Área com Recomendação de Vacina contra Febre Amarela (ACRV).

Sobre a região do Vale do Itapocu, a bióloga da Gerência Regional de Saúde de Jaraguá, Francine Lunelli, explica que a situação é apenas de monitoramento, uma vez que, não há registros de casos.  [jwplayer mediaid="309478"]

O Ministério da Saúde reforça a necessidade de vacinação para todas às pessoas que residem ou viajam para regiões silvestres, rurais ou de mata de qualquer um dos 3.530 municípios brasileiros considerados Áreas com Recomendação da Vacina. Essas cidades são localizadas em todos os estados das regiões Norte e Centro Oeste; em Minas Gerais e no Maranhão e em alguns municípios do Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. [jwplayer mediaid="309477"]


Vale ressaltar que municípios próximos a Jaraguá do Sul, como São Bento do Sul e Canoinhas, estão na lista das cidades com recomendação da vacina, portanto, se alguém viajar para esses locais a recomendação é para que faça a imunização.

Confira a lista dos municípios com recomendação da vacina. 

Matérias Relacionadas

Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral