dengue
Geral

Governo quer aumentar vagas em creches para crianças do Bolsa Família

09 Mai 2012 - 13h00

O governo federal quer aumentar as vagas em creches para filhos de beneficiários do programa de transferência de renda Bolsa Família.


Para isso, pretende aumentar em 50% o repasse feito hoje, por meio do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), para cada nova vaga criada pelos municípios para essas crianças, cuja idade é entre 0 e 3 anos. Esse custo adicional será bancado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

A estimativa é de que pouco menos de 4% das crianças do Bolsa Família nessa faixa etária estejam na creche - a média nacional é de 23,6%.

A medida faz parte de pacote, batizado de "Ação Brasil Carinhoso", a ser anunciado pela presidente Dilma Rousseff em comemoração ao Dia das Mães.

O Ministério da Educação pretende ainda facilitar o repasse desses recursos para a prefeitura que ampliar as vagas, sem a necessidade de o município aguardar o novo censo escolar - realizado sempre no primeiro semestre - para garantir o recurso extra.

ªMuitos municípios não podem esperarº, disse uma autoridade da pasta que acompanha a discussão sobre o programa.

Além de turbinar o programa Bolsa Família, a presidente também vai anunciar, no próximo domingo, medidas voltadas à saúde das crianças de até seis anos.

Além da distribuição gratuita de remédios contra asma, o Ministério da Saúde estará empenhado em reduzir o percentual de crianças com anemia no país.


Segundo dados da pasta, 50% das crianças menores de dois anos apresentam anemia por deficiência de ferro e 20% apresentam hipovitaminose A, problemas decorrentes da alimentação inadequada. A ideia do governo é fornecer suplementos gratuitos a essas crianças.

O teste para diagnóstico da doença será feito por equipes de saúde durante o período de vacinação.

A equipe responsável por aplicar a vacina também submeteria a criança a uma avaliação médica. A intenção é fechar o conjunto de medidas somente na sexta-feira.

Técnicos do governo calculam que as medidas poderão beneficiar em torno de 5 milhões de crianças.

FOLHA.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral