Mês do Trânsito - Rádio
Geral

Governo quer aumentar vagas em creches para crianças do Bolsa Família

09 Mai 2012 - 13h00

O governo federal quer aumentar as vagas em creches para filhos de beneficiários do programa de transferência de renda Bolsa Família.


Para isso, pretende aumentar em 50% o repasse feito hoje, por meio do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), para cada nova vaga criada pelos municípios para essas crianças, cuja idade é entre 0 e 3 anos. Esse custo adicional será bancado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

A estimativa é de que pouco menos de 4% das crianças do Bolsa Família nessa faixa etária estejam na creche - a média nacional é de 23,6%.

A medida faz parte de pacote, batizado de "Ação Brasil Carinhoso", a ser anunciado pela presidente Dilma Rousseff em comemoração ao Dia das Mães.

O Ministério da Educação pretende ainda facilitar o repasse desses recursos para a prefeitura que ampliar as vagas, sem a necessidade de o município aguardar o novo censo escolar - realizado sempre no primeiro semestre - para garantir o recurso extra.

ªMuitos municípios não podem esperarº, disse uma autoridade da pasta que acompanha a discussão sobre o programa.

Além de turbinar o programa Bolsa Família, a presidente também vai anunciar, no próximo domingo, medidas voltadas à saúde das crianças de até seis anos.

Além da distribuição gratuita de remédios contra asma, o Ministério da Saúde estará empenhado em reduzir o percentual de crianças com anemia no país.


Segundo dados da pasta, 50% das crianças menores de dois anos apresentam anemia por deficiência de ferro e 20% apresentam hipovitaminose A, problemas decorrentes da alimentação inadequada. A ideia do governo é fornecer suplementos gratuitos a essas crianças.

O teste para diagnóstico da doença será feito por equipes de saúde durante o período de vacinação.

A equipe responsável por aplicar a vacina também submeteria a criança a uma avaliação médica. A intenção é fechar o conjunto de medidas somente na sexta-feira.

Técnicos do governo calculam que as medidas poderão beneficiar em torno de 5 milhões de crianças.

FOLHA.COM.BR

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá do Sul registra 39ª morte em decorrência do coronavírus

Nas últimas 48 horas foram 34 novos casos e 31 pessoas recuperadas
Jaraguá do Sul registra 39ª morte em decorrência do coronavírus
Santa Catarina

TRE-SC registra número recorde de candidatos nas Eleições 2020

Até o meio-dia desta segunda-feira (28), haviam 21.422 pedidos de registro de candidaturas no estado, o que representa um aumento de 21,45% em comparação com as eleições municipais de 2016
TRE-SC registra número recorde de candidatos nas Eleições 2020
Geral

Em parceria com entidades da região, ACIJS lança campanha de combate à violência doméstica

O conceito foi desenvolvido para mobilizar a comunidade em prol do assunto, dando um basta nos casos de agressão física e psicológica que aumentaram neste período de pandemia
Em parceria com entidades da região, ACIJS lança campanha de combate à violência doméstica
Economia

União libera R$ 5 bi para financiar MEI, micro e pequena empresa

Programa integra pacote de auxílio durante pandemia da covid-19
União libera R$ 5 bi para financiar MEI, micro e pequena empresa
Ver mais de Geral