dengue
Geral

Governo licitará construção de um ginásio esportivo da escola Alvino Tribess

Deputado Vicente Caropreso foi informado que pedido de alvará de construção será feito ainda este mês

19 Jul 2021 - 08h28Por Janici Demetrio
Governo licitará construção de um ginásio esportivo da escola Alvino Tribess - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A construção de um ginásio de esporte na  escola Alvino Tribess, no bairro Vieira, em Jaraguá do Sul, será executada pelo governo no Estado neste semestre. A confirmação foi dada ao deputado Vicente Caropreso (PSDB) pelo secretário de Estado da Educação (SED), Luiz Fernando Vampiro, durante reunião da Comissão de Educação, Cultura e Desporto na semana passada. O gestor apresentou o processo de reestruturação feito no setor responsável pela manutenção da infraestrutura das escolas da rede pública estadual, que tem o objetivo de agilizar obras.

O projeto já está concluído e o pedido de alvará de construção do ginásio será encaminhado à prefeitura ainda este mês pela SED, depois será aberto o processo licitatório. Conforme o secretário, a obra é prioritária, está entre as 50 primeiras que serão executadas pelo governo.

“É uma demanda antiga e urgente e temos cobrado de forma incisiva. Houve audiência com três governadores e cinco secretários de educação. É a única escola de ensino médio sem quadra coberta no município”, afirmou Dr. Vicente.

Contratação de engenheiros

O deputado também destacou a importância da reestruturação feita na secretaria, que voltou a assumir o processo de obras e a manutenção das escolas –  61 engenheiros estão sendo nomeados e serão espalhados pelas 36 gerências regionais de Educação (Gereds) para cuidar da infraestrutura das escolas. Até então, o processo de avaliação e licitação de obras estava sendo feito com apoio técnico da Secretaria de Infraestrutura.

“Na ânsia do governo em querer concentrar e racionalizar recursos, acabou gerando o retardamento de obras importantes e urgentes. Isso gerou descontentamento muito grande da comunidade escolar. Felizmente, o secretário Vampiro apresenta uma mudança importante com um programa objetivo para agilizar obras de ampliação, reforma e manutenção das escolas. É preciso ter previsibilidade, com ata de preço para dar agilidade ao processo de contratação. Quanto mais se espera, mais deteriorada fica a escola”, afirmou o deputado.  

Deixar crescer mato, não!

Ele citou como exemplo a escola de Ensino Médio Darci Franke Welk, também em Jaraguá do Sul. A obra foi paralisada em 2018, quando estava 90% concluída. Abandonada e com entraves burocráticos em licitações, sofreu depredação e vandalismo. “Acompanhei essa situação e quero agradecer o governo pela retomada da conclusão dessa obra tão importante que vai atender um bairro muito populoso, que é o Tifa Martins.  Será necessário investir mais R$ 1,1 milhão para recuperar a obra que estava quase pronta. Vamos até admitir que uma obra esteja parada por motivos jurídicos e entraves com a construtora, mas deixar crescer mato, não!”

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral