Unimed - Capa
Geral

Governo lançará ferramenta on line para que usuário possa comparar a qualidade dos serviços dos planos de saúde

13 Ago 2012 - 16h19

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançará, até o final deste ano, uma ferramenta online que vai permitir aos usuários comparar a qualidade dos planos de saúde ofertados no mercado. Serão disponibilizadas informações como a assistência oferecida, a estrutura e a satisfação dos beneficiários. De acordo com um levantamento da agência, o Brasil hoje tem mais de 47,8 milhões de beneficiários de planos de assistência médica, contra 31,1 milhões em 2002.


No site da ANS, já é possível consultar diversas informações e avaliações das operadoras, como, inclusive, o ranking de reclamações recebidas por cada uma.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o novo site irá possibilitar que o usuário escolha o plano de saúde que mais se encaixe em suas expectativas e necessidades. "Esse é um mercado que cresceu muito e as regras de qualidade de atendimento ainda estão em consolidação. Iniciativas como esta ajudam nessa regulação. Atualmente, já existem alguns parâmetros para comparação dos planos. Mas ainda não existia a possibilidade de realizar a comparação direta através dos índices de qualidade de atendimento, o que será possível com o lançamento do portal", disse o ministro.

Os indicadores que poderão ser avaliados por meio do site foram criados pela ANS e compõem o Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar (IDSS), criado pela agência para avaliar a qualidade das operadoras de planos de saúde. De acordo o diretor-adjunto da Diretoria de Gestão da ANS, Elano Figueiredo, esse índice leva em consideração quatro dimensões: atenção à saúde, econômico-financeira, estrutura e operação, e satisfação do beneficiário.

"O índice é medido através dos cumprimentos, por parte das operadoras, dessas dimensões. Já ocorre a divulgação anual, desde 2007, desse índice no site da agência. O novo espaço que será criado facilitará o acesso dos consumidores a essas informações e a comparação das operadoras", disse.


Com a nova ferramenta, de acordo com Figueiredo, o usuário vai poder selecionar determinadas operadoras e, por meio de um filtro com a marcação de alguns critérios desejáveis, terá acesso simplificado a diversas informações úteis na escolha de um novo plano ou na portabilidade entre operadoras, como a comparação entre as redes de cobertura de cada plano.

Existem, atualmente, 1.005 operadoras de planos de assistência médica, segundo levantamento da ANS. Em planos exclusivos de assistência odontológica, há 14 milhões de beneficiários no país.

Matérias Relacionadas

Geral

Singapura estuda caso de bebê nascido com anticorpos da covid-19

Estudo está em andamento nos hospitais públicos da cidade-Estado
Singapura estuda caso de bebê nascido com anticorpos da covid-19
Geral

Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Certificação de cópias passa a ser de forma online
Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital
Geral

Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência

Os profissionais dos Creas auxiliam as mulheres vítimas de violações de direitos com encaminhamentos e orientações referentes a serviços de Saúde, Educação, Defensoria Pública, Jurídicos e outros que forem necessários
Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência
Geral

Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos

Choveu mais de 124 milímetros na madrugada, causando alagamentos em diversos bairros.
Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos
Ver mais de Geral