105 Ouça
Projeto

Governo elabora projeto para regular acesso a informações do WhatsApp

20 Jul 2016 - 10h48
O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, afirmou nesta terça-feira (19) que sua pasta está elaborando um projeto de lei para regulamentar o acesso a informações de aplicativos como o WhatsApp.

Segundo Moraes, a proposta visa possibilitar o acesso a dados necessários a investigações policiais e, desta forma, evitar que eventuais bloqueios do aplicativo, por decisões judiciais, prejudique os usuários do programa de mensagens instantâneas mais popular do país.

Nesta terça (19), a Justiça do Rio de Janeiro determinou o bloqueio do WhatsApp em todo o território brasileiro. Na decisão, a juíza Daniela Barbosa manda as operadoras suspenderem o acesso imediatamente.

De acordo com Eduardo Levy, presidente do Sindicato das Operadoras de Telefonia (SindiTeleBrasil), a suspensão do app começou a valer a partir das 14h desta terça e foi concluída às 18h.

Esta é a quarta vez que um tribunal decide suspender o acesso ao aplicativo no Brasil. Diferentemente das outras decisões, desta vez, não há um prazo definido para o retorno do serviço assim que for bloqueado.

Para o ministro da Justiça, é preciso que empresas estrangeiras que lidam com troca de informações entre usuários tenham sede no Brasil e tecnologia para fornecer, quando necessário, dados requisitados por autoridades policiais.

 

 

G1

Matérias Relacionadas

Geral

Câmara aprova Dia da Consciência Negra como feriado nacional

Texto vai para sanção do presidente Lula
Câmara aprova Dia da Consciência Negra como feriado nacional
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Verão em SC terá temperatura acima da média e forte atuação do El Niño

A previsão de chuva para os próximos meses fica próxima a acima da média climatológica.
Verão em SC terá temperatura acima da média e forte atuação do El Niño
Geral

Paulo Roberto Schwarz é eleito o novo presidente da CDL de Jaraguá

Conheça os nomes que compõem a nova mesa diretora
Paulo Roberto Schwarz é eleito o novo presidente da CDL de Jaraguá
Ver mais de Geral