Geral
Governo dos EUA fecha consulado em Basra, no Iraque, e cita ameaças do Irã
A embaixada norte-americana em Bagdá e o consulado na cidade de Erbil, no norte do Iraque, permanecem abertos.
O secretário de Estado, Mike Pompeo, já colocou o consulado em Basra "em ordem para partir", segundo anunciou a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, na sexta-feira. Pompeo tomou a decisão na manhã de ontem, de acordo com uma fonte da administração, para proteger os diplomatas norte-americanos e impedir que o Irã tente usar o 'potencial risco' ao pessoal do consulado presente na região como uma forma de obter um alívio na política de sanções que o governo Trump pretende adotar contra o país.
Pompeo também alertou o Irã em mensagens enviadas por canais diplomáticos que as ameaças eram inaceitáveis. As autoridades norte-americanas também ressaltaram que os EUA não tinham qualquer envolvimento com o ataque mortal ocorrido no final de semana passado no sudoeste do Irã em uma parada militar, na cidade de Ahvaz.
Horas antes de anunciar a decisão de fechar o consulado, tiros de morteiros foram ouvidos e foguetes teriam sido lançados a menos de 300 metros do prédio. Não há relatos de feridos, de acordo com fontes oficiais.
Além da ordem para evacuar o consulado em Basra, o Departamento de Estado também atualizou seu 'alerta de viagem' para o Iraque, enfatizando que "milícias sectárias anti-EUA talvez possam ameaçar cidadãos norte-americanos e companhias do Ocidente em todo o Iraque." Fonte: Dow Jones Newswires.
Matérias Relacionadas
Geral
Topsun é eleita pela WEG a melhor integradora de energia solar do Brasil
Empresa jaraguaense disputou com integradores WEG do Sul ao Norte do Brasil

Geral
Casa enxaimel mais antiga de Jaraguá do Sul começa a ser desmontada para restauração
A Sociedade Aliança se colocou à disposição para receber esse imóvel restaurado

Geral
Pets esperam novo lar em nova Feira de Adoção da Fujama, em Jaraguá do Sul
Serão 13 animais, entre cães e gatos, machos e fêmeas, adultos e filhotes de todos os portes, que estarão expostos na dependências da clínica Bicho Urbano neste sábado (14)

Geral
TCE identifica indício de irregularidade em mais de 18 mil bolsas do Universidade Gratuita
Foi possível apurar que essas inconsistências podem indicar o valor em risco de R$ 324 milhões. Os números foram apresentados na sessão de quarta-feira (11), pelo conselheiro substituto Gerson dos Santos Sicca, relator temático da Educação no TCE/SC
