dengue 2
produção de milho

Governo do Estado e cooperativas se unem para estimular produção de milho

17 Mar 2016 - 12h10

O grão é fundamental para o agronegócio catarinense, pois fomenta a avicultura, a suinocultura e a produção leiteira, mas vem perdendo espaço para a soja nas propriedades rurais.


O programa, que ainda não está com todas as regras definidas, pretende expandir em pelo menos 100 mil hectares a área de produção de milho no território catarinense. Segundo estimativa da Epagri, na safra 2015/2016 a área plantada de milho em Santa Catarina será de 375 mil hectares, onde serão produzidas 2.919.978t do grão. A ambição do programa é ampliar essa área para 450 mil hectares já em 2017 e aumentar também a produtividade do milho catarinense.

De acordo com o projeto, a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina (Fecoagro) ficaria encarregada de providenciar fertilizantes e sementes para fornecer aos agricultores via cooperativas, com prazo de safra; as cooperativas forneceriam os demais insumos necessários e receberiam o pagamento do milho já com preço definido. A agroindústria, por sua vez, se comprometeria em adquirir o milho por preço compatível com os custos de produção mais a margem para o agricultor.

O programa contempla a produção de milho exclusivamente para grãos, isto é, não destinado à silagem, e comercializado somente dentro do Estado. O fornecimento dos insumos definirá um preço fixo do milho ao produtor, que terá segurança do preço independentemente do comportamento do mercado na época da colheita, a partir de fevereiro de 2017.

De acordo com o diretor executivo da Fecoagro, Ivan Ramos, a Federação está apurando a área que cada uma das cooperativas tem interesse, para então buscar os preços definitivos dos insumos, assim como o preço a ser assegurado pelo milho por parte da agroindústria. O diretor explica ainda que, além do aumento da produção e produtividade, a estimativa é de que com a redução da dependência do milho de outros estados, Santa Catarine economize aproximadamente R$ 50 milhões em ICMS. “Se a produtividade for maior, os valores serão mais expressivos”, comenta.

O secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, comenta que o milho representa mais da metade dos custos de produção de aves e suínos. Além disso, a produção interna não é suficiente para suprir a demanda do estado. “Somos o maior produtor de suínos, o segundo maior produtor de aves e o quinto produtor de leite do país e, mesmo em tempos difíceis, as agroindústrias continuam investindo, ou seja, nossa demanda por milho só vai aumentar”.

Pacote de medidas

Além deste programa, que pretende aumentar a produção e a produtividade do milho em Santa Catarina, o Governo do Estado também busca alternativas para reduzir o custo do transporte do insumo de outros estados. Por isso, está em estudo a possibilidade de trazer milho de Goiás ou do Mato Grosso até o município de Lages, utilizando transporte ferroviário.


Outra ação para amenizar a alta do preço do milho foi a redução temporária do ICMS para a saída de suínos vivos originários de Santa Catarina. O imposto passou de 12% para 6%. A medida terá validade entre os dias 1º de março e 30 de abril. A expectativa é de que 40% dos suinocultores independentes sejam beneficiados pela medida, que dará mais competitividade aos produtores que comercializam os suínos para outros Estados.

Fonte: Agência Brasil

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral