Geral
Governo contabiliza 708 pedidos no 1º dia da Lei de Acesso à Informação
A Controladoria-Geral da União (CGU) informou que, até as 18h desta quarta-feira (16), os órgãos do governo federal receberam 708 pedidos de informação, no primeiro dia de vigência da Lei de Acesso à Informação, que facilita a consulta de dados da administração pública. O balanço foi realizado com dados do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão criado pela CGU para centralizar o processamento de todos os pedidos dirigidos aos órgãos do Poder Executivo Federal, entidades vinculadas e estatais.
De acordo com o balanço, o Banco Central foi o órgão com mais pedidos: 49 (7% do total). Em seguida, vieram os ministérios do Planejamento, com 37 pedidos (5%); Relações Exteriores, 36 pedidos (5%); Saúde, 28 pedidos (4%); e Justiça, com 24 pedidos (3% do total).
Segundo a CGU, todos os órgãos superiores do governo federal colocaram em seus sites na internet páginas para o serviço de acesso à informação,disponibilizando de pronto informações de interesse público, mesmo sem pedido.
Para realizar qualquer pedido de informações, a lei também obriga os órgãos a disponibilizar sala e funcionários para atendimento ao público. Em Brasília, o G1 visitou ministérios, tribunais e Congresso e constatou que, embora com estrutura, os SICs físicos tiveram baixa procura presencial.
Antes do fechamento do balanço, o ministro da CGU, Jorge Hage, disse que o primeiro dia foi positivo devido à quantidade de consultas por internet. "Tivemos um bom volume de pedidos. Esse primeiro dia foi animador. A lei veio para mudar o paradigma, o paradigma de que antes tudo era sigiloso. O governo não é dono das informações públicas", disse o ministro.
GLOBO.COM.BR
Matérias Relacionadas
Geral
Média histórica do Auxílio-Cidadão de Jaraguá apresenta nova elevação em março
Desde o início da pandemia, o número de benefícios mensais concedidos se mantém acima da média de três mil. Em 2021, o valor investido é de quase R$ 1,4 milhão

Geral
Estabelecimentos turísticos podem usar cadastros gratuitos para divulgação
Cadastur e Viaje+SC dão visibilidade aos estabelecimentos em todo o País e fora dele

Geral
Companhia aérea é condenada a indenizar casal de Jaraguá por dano moral
Casal pagou por poltronas mais confortáveis, em viagem para os EUA, mas não conseguiu usar

Geral
Social chama munícipes para atualização do Cadastro Único em Guaramirim
Serão atendidas as famílias que tenham realizado sua última atualização cadastral no ano de 2019 ou antes
