vacina
Geral

Ginástica terapêutica é aberta e gratuita para a comunidade

A ginástica terapêutica é aberta para a comunidade de forma gratuita e ocorre há três anos na associação

16 Out 2019 - 14h00Por Da Redação

Grupo animado é o da ginástica terapêutica Lian Gong*, da Tifa Martins. No compromisso, três vezes por semana, as dores pelo corpo e as mazelas da vida são deixadas do lado de fora da sede da Associação de Moradores. Nem a chuva de hoje (16) atrapalhou o encontro, que além da ginástica coordenada pelo Educador Físico e Social da Secretaria de Saúde, Nelson de Farias Campos, teve retomada a roda de conversa com a psicóloga da Saúde Mental, Maria Natália Machado.

A ginástica terapêutica é aberta para a comunidade de forma gratuita e ocorre há três anos na associação. Uma das frequentadoras é Beloni Marta Manske (68) (à direita), que há mais de dois anos frequenta o grupo. Moradora do bairro, foi ao encontro a pé, apesar da chuva. Ela conta que entre os benefícios da atividade podem ser citados a melhora nas dores dos joelhos, das cãibras e na melhoria do sono, o que levou à diminuição do consumo de medicamentos. Para Ivete Terezinha Trindade (à esquerda), que trouxe, neste ano, o marido, José Maria Trindade para o grupo, houve melhora nas dores das costas e das pernas. “Também não tenho diabetes e pressão alta”, comemora. O humor e a interação social também foram lembrados como benefícios da atividade. Há oito meses no grupo, Joaquim Stela (75) (à direita, de preto) se orgulha de subir e descer o morro que leva para a associação.

A ginástica terapêutica Lian Gong fortalece e molda o corpo, previne e trata de doenças e dores. É dividida em duas partes, cada uma com três séries de seis movimentos, totalizando 18 exercícios. “Através do movimento, o Lian Gong exercita o corpo físico através da focalização do olhar, concentra e repousa a mente. Os eixos da atividade envolvem consciência corporal, exercícios rítmicos e corretos, respiração e foco”, explica Campos. A harmonização é alcançada com movimentos corretos, coração sereno e mente atenta.

Para a psicóloga, que atende a seis unidades de saúde da cidade, atividades desta natureza promovem e previnem questões da saúde, mas ainda é necessário que a questão se estenda ao público masculino. Quinze agentes comunitários passam por capacitação e, a partir do próximo ano, ofertarão a técnica em diversas unidades de saúde. A meta da Secretaria de Saúde é divulgar a técnica para que seja praticada em locais públicos como escolas, parques, faculdades e até mesmo na ginástica laboral dos funcionários da prefeitura, além de empresas.

Educador físico e social Nelson de Farias Campos (em pé)
e a psicóloga Maria Natália Machado (no canto da foto, à esquerda)

* A ginástica terapêutica Lian Gong tem o propósito de promover a melhora da qualidade de vida e a prevenção de doenças crônicas. Elaborada pelo ortopedista chinês Zhuang Yuan Ming em 1970, teve aprovação do SUS em 2001 nas Práticas Integrativas e Complementares para melhorar o estilo de vida da população, tratar dores nas articulações, músculos, tendões, doenças causadas por má postura corporal e até mesmo doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho. O Lian Gong pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, pois é uma atividade física leve, com movimentos suaves e firmes que visam alongamento, flexibilidade, reeducação postural e ainda previne a atrofia muscular, estimula a coordenação motora e o convívio social.

Locais e horários da ginástica terapêutica:
>CEU Mestre Manequinha: às terças e quintas-feiras, a partir das 9h30;
>Igreja Luterana do bairro São Luís: às terças e quintas-feiras, às 8 horas;
>Associação de Moradores da Tifa Martins: às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 8 horas.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral