INSS
Gerente Regional do INSS diz que atendimento segue normal e que operação da PF não atingiu a Agência de Jaraguá do Sul
A manifestação oficial se deu por causa de uma operação da Polícia Federal, deflagrada para desarticular uma quadrilha que fraudava o INSS

O gerente executivo da regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Altemir Cordeiro, veio à público esclarecer que nenhum servidor da Agência de Jaraguá do Sul tem qualquer envolvimento em fraudes na previdência. A manifestação oficial se deu por causa de uma operação da Polícia Federal, deflagrada para desarticular uma quadrilha que fraudava o INSS.
O que houve, segundo Cordeiro, foi a condução para esclarecimentos a PF, de um despachante previdenciário. Uma pessoa que atua de forma particular e faz os encaminhamentos para aposentadorias. O pronunciamento do responsável regional pelo INSS foi para preservar a imagem dos funcionários que estavam sendo constrangidos com brincadeiras maldosas.
Relembrando
Duas pessoas foram presas, na manhã desta terça-feira (14), em uma operação da Polícia Federal (PF) que investigou uma organização criminosa especializada em fraudar aposentadorias por idade, por tempo de contribuição e pensões por morte. Segundo a PF, eles eram agenciadores de aposentadoria.
O prejuízo causado pelo grupo é calculado em R$ 3,7 milhões, com o pagamento de 52 benefícios obtidos de forma fraudulenta. Além dos mandados de prisão, foram cumpridos 17 de busca e apreensão em Curitiba, Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e Pontal do Paraná, no litoral do Paraná. Além de Jaraguá do Sul (SC), Erechim (RS) e Marcelino Ramos (RS).
Durante a investigação, foi identificado que a organização criminosa atuava pelo menos desde 2013, e era chefiada por um agenciador de aposentadorias, reincidente em crimes contra a Previdência.
Segundo a polícia, há indícios de que o esquema criminoso conte com a participação de dois servidores do INSS, três contadores, dois advogados e outros intermediários de benefícios previdenciários.
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!
Matérias Relacionadas
Geral
Conselho do PPI recomenda concessão de florestas no Amazonas
Medida ainda depende de aval do presidente da República
Geral
Deslizamentos de terra danificam imóveis em Jaraguá
Três casas tiveram danos ocasionados por deslizamentos. Além disso, houve registros de quedas de árvores e outras ocorrências sem gravidade.

Geral
Participe dos grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá
Pelo aplicativo você tem acesso às notícias mais importantes a qualquer momento
