dengue
Regional

Gerente da Fatma Frustra expectativa sobre escritório

08 Jun 2011 - 12h56

 

Depois de obter garantias do Governo do Estado quanto à instalação de um escritório regional da FATMA em Jaraguá do Sul, a classe empresarial do Vale do Itapocu mais uma vez se decepcionou.


Na segunda-feira, dia 6, ao participar da reunião semanal das entidades de classe, no Centro Empresarial, o gerente regional da FATMA em Joinville, José Paulo Cabral Vicente, recentemente nomeado, frustrou as expectativas dos empresários ao afirmar que não tem conhecimento da criação de mais uma unidade na região.

Cabral havia sido convidado a participar da plenária da ACIJS - Associação Empresarial e APEVI - Associação das Micro e Pequenas Empresas sobre a atuação da FATMA na região, considerando que todos os processos de análise para investimentos que estão relacionados com impactos ambientais, no Vale do Itapocu, dependem do escritório de Joinville.

"Temos a informação do secretário de Estado da Casa Civil Antonio Ceron, durante encontro onde estavam o presidente da FATMA Murilo Flores e o deputado estadual Carlos Chiodini de instalação do escritório em Jaraguá para dar atenção aos projetos apresentados pela região", lamenta o vice-presidente para assuntos do meio ambiente da ACIJS, Benyamin Parham Fard, lembrando do compromisso assumido pelo Estado em 11 de maio.


A manifestação de Cabral de que a estrutura de atendimento em Joinville, que totaliza 13 municípios, é insuficiente para atender toda a região, e de que não há planos de criação de um escritório desmembrado da coordenadoria regional, causou indignação dos empresários. "Essa é uma reivindicação de muitos anos. A região está perdendo em novos investimentos e na ampliação de negócios já instalados", assinala Benyamin.

O gerente da FATMA em Joinville admite a demora na análise de projetos, com mais de 600 processos paralisados por falta de pessoal no escritório regional. Mas segundo ele, existe a intenção de se criar uma extensão da regional no planalto Norte, porém, nenhuma definição neste sentido ainda foi oficializada pela administração estadual.

O presidente da APEVI, engenheiro Alessandro Truppel Machado definiu a situação como vergonhosa para o município, um dos principais arrecadadores do Estado. Na opinião do empresário, a FATMA está travando o desenvolvimento de Jaraguá e região. Benyamin Fard entende que a insta;ação do escritório regional traz ganho para todos, pois os municípios da região são beneficiados com a geração de empregos e com a melhoria da renda e arrecadação dos tributos, e o Governo do Estado com mais impostos.

Matérias Relacionadas

Geral

Defesa Civil remove entulhos da Ponte Abdon Batista nesta segunda-feira

O Diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle disse que o trabalho vai continuar nesta terça-feira, em outro local e a limpeza serve para desobstruir os pilares, removendo troncos, galhos de árvores e outros entulhos
Defesa Civil remove entulhos da Ponte Abdon Batista nesta segunda-feira
Geral

Moradoras da região ganham R$ 6 mil na Trimania

Sorteio foi realizado no domingo (14)
Moradoras da região ganham R$ 6 mil na Trimania
Geral

Ciclone extratropical começa a se formar na Argentina

Amanhã, ele pode se juntar a uma frente fria na Região Sul do Brasil
Ciclone extratropical começa a se formar na Argentina
Saúde

Capsi sem atendimento nesta segunda e terça-feira, em Jaraguá

Os atendimentos agendados de psiquiatria foram transferidos para o Caps II
Ver mais de Geral