Geral

Geólogo não acredita que ocorram novos tremores em Pirabeiraba, zona Norte de Joinville

07 Mai 2012 - 15h21

O geólogo Fernando Tavares, da Defesa Civil de Joinville, não acredita que novos tremores de terra serão registrados na região de Pirabeiraba. Foram percebidos 12 tremores entre sábado e domingo por moradores das margens da SC-301, na região da Serra Dona Francisca (o último só foi divulgado nesta segunda por ter sido percebido por volta das 21 horas de domingo).

Na manhã desta segunda-feira, membros da Defesa Civil estiveram novamente em uma das áreas onde o fenômeno foi constatado, no km 86 da rodovia. Fernando Tavares fez marcações da localização em um GPS. Ele pretende passar as coordenadas para operadores de sismógrafos - equipamentos que registram ondas sísmicas - na Universidade de Brasília e na Usina Hidrelétrica de Salto Pilão, entre os municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras.

-Primeiro precisamos ter os dados para tentar localizar o epicentro do tremor. Depois, poderemos investigar a região em busca de mudanças visíveis, como um ponto de drenagem ou mudança em um rio-, afirma.

Segundo Tavares, é consenso entre os geólogos que a sequência de tremores foi resultado do alívio de pressão acumulada entre rochas. Como os primeiros tremores comunicados à Defesa Civil foram mais fortes do que o último, registrado no domingo, a tese é de que o solo voltou a ficar estável.

-Trata-se de um fenômeno natural. É importante que todos fiquem calmos. Isso é uma acomodação das rochas, não há nada de errado nessa região-, explica Tavares.

A Defesa Civil faria um sobrevoo em Pirabeiraba nesta segunda-feira, mas a possibilidade foi descartada pela manhã por causa da grande quantidade de nuvens na serra.

A NOTÍCIA

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Lez a Lez lança acessório fashionista com toda renda revertida para ONGs de apoio à causa animal

A iniciativa surgiu como uma forma de colaborar com as instituições que enfrentam ainda mais dificuldades em manter o trabalho de resgate e acolhimento a pets abandonados
Lez a Lez lança acessório fashionista com toda renda revertida para ONGs de apoio à causa animal
Geral

Comunicador Fred Ulrich morre aos 71 anos

Por mais de 15 anos, ele comandou o programa Deutsche Music na Rádio Jaraguá levando o melhor da música e cultura germânica
Comunicador Fred Ulrich morre aos 71 anos
Geral

Equipe técnica faz mapeamento das nascentes em Jaraguá

Técnicos de empresa contratada pela Prefeitura precisam entrar nas propriedades particulares para cadastrar as nascentes. Secretário pede a colaboração dos proprietários pela importância do levantamento
Equipe técnica faz mapeamento das nascentes em Jaraguá
Geral

Leão baio invade propriedade e assusta moradores em Ituporanga

O animal invadiu um terreno no bairro Cerro Negro e não conseguiu mais sair. Segundo informações dos bombeiros, no local haviam alguns pavões
Leão baio invade propriedade e assusta moradores em Ituporanga
Ver mais de Geral