dengue 2
Geral

GAECO apura fraude contra ICMS na indústria de vinhos

10 Ago 2012 - 14h25

A Operação "Bacos do Oeste", desenvolvida pelo Grupo de Atuação no Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Lages - força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Secretaria de Estado da Fazenda e pelas Polícias Civil e Militar -, apreendeu na terça-feira (7/08) documentos que confirmam a suspeita de uso de notas fiscais da empresa de fachada para registrar as vendas da indústria de vinhos.   Os documentos foram recolhidos durante o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Fraiburgo e Pinheiro Preto.


A Operação "Bacos do Oeste" investiga, há cinco meses, um esquema de utilização de uma empresa de fachada, na qual são registradas as vendas de uma indústria de vinhos e derivados da região de Videira. Por deixar de recolher ICMS devido nas vendas da indústria, havia a suspeita da criação e utilização dessa empresa de fachada.   A investigação, iniciada pela Promotoria de Justiça da Comarca de Tangará, apurou que foram registradas notas fiscais de supostas aquisições fictícias de produtos incompatíveis com a atividade, fornecidas por empresas com indícios de irregulares no Estado do Paraná. O esquema ilícito pode ter gerado prejuízo aos cofres públicos e à sociedade, que ainda está sendo quantificado, decorrente da falta de pagamento do ICMS e outros tributos incidentes nas vendas efetuadas pela indústria.  

Nas buscas foram encontradas evidências de utilização da empresa de fachada, além de outras que serão apuradas. Ainda foram encontradas armas e munições e uma pessoa foi presa em flagrante. Os equipamentos de informática apreendidos serão encaminhados ao Instituto Geral de Perícias e os demais materiais serão encaminhados para a Secretaria de Estado da Fazenda, que será a responsável pela auditoria fiscal e quantificação dos prejuízos aos cofres públicos. Estima-se inicialmente que mais de R$ 2 milhões tenham sido sonegados com o esquema.   No decorrer desta semana, já foram ouvidas pelo GAECO e pela Promotoria de Justiça de Tangará nove envolvidos no esquema.

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral