Imobiliária Coralli
Geral

GAECO apura fraude contra ICMS na indústria de vinhos

10 Ago 2012 - 14h25

A Operação "Bacos do Oeste", desenvolvida pelo Grupo de Atuação no Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Lages - força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Secretaria de Estado da Fazenda e pelas Polícias Civil e Militar -, apreendeu na terça-feira (7/08) documentos que confirmam a suspeita de uso de notas fiscais da empresa de fachada para registrar as vendas da indústria de vinhos.   Os documentos foram recolhidos durante o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Fraiburgo e Pinheiro Preto.


A Operação "Bacos do Oeste" investiga, há cinco meses, um esquema de utilização de uma empresa de fachada, na qual são registradas as vendas de uma indústria de vinhos e derivados da região de Videira. Por deixar de recolher ICMS devido nas vendas da indústria, havia a suspeita da criação e utilização dessa empresa de fachada.   A investigação, iniciada pela Promotoria de Justiça da Comarca de Tangará, apurou que foram registradas notas fiscais de supostas aquisições fictícias de produtos incompatíveis com a atividade, fornecidas por empresas com indícios de irregulares no Estado do Paraná. O esquema ilícito pode ter gerado prejuízo aos cofres públicos e à sociedade, que ainda está sendo quantificado, decorrente da falta de pagamento do ICMS e outros tributos incidentes nas vendas efetuadas pela indústria.  

Nas buscas foram encontradas evidências de utilização da empresa de fachada, além de outras que serão apuradas. Ainda foram encontradas armas e munições e uma pessoa foi presa em flagrante. Os equipamentos de informática apreendidos serão encaminhados ao Instituto Geral de Perícias e os demais materiais serão encaminhados para a Secretaria de Estado da Fazenda, que será a responsável pela auditoria fiscal e quantificação dos prejuízos aos cofres públicos. Estima-se inicialmente que mais de R$ 2 milhões tenham sido sonegados com o esquema.   No decorrer desta semana, já foram ouvidas pelo GAECO e pela Promotoria de Justiça de Tangará nove envolvidos no esquema.

Matérias Relacionadas

Segurança

PM cumpre mandado contra homem acusado por tentativa de homicídio

O acusado que foi levado para o Presídio Regional, acabou sendo capturado na Rua Prefeito José Bauer, bairro Rau em Jaraguá do Sul
PM cumpre mandado contra homem acusado por tentativa de homicídio
Jaraguá do Sul

Seguem em ritmo acelerado as obras de pavimentação na João Januário Ayroso

A via, com 5680 metros de extensão, é também muito utilizada por quem quer visitar o Parque Malwee, um dos pontos turítisticos do Município
Seguem em ritmo acelerado as obras de pavimentação na João Januário Ayroso
Saúde

Governo do Estado de SC distribui medicamentos para intubação a hospitais de todas regiões

O material recebido do Ministério da Saúde irá garantir o atendimento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)
Governo do Estado de SC distribui medicamentos para intubação a hospitais de todas regiões
Geral

IPVA 2020: parcelamento em três vezes sem juros termina no dia 10 de agosto

Em Santa Catarina, o tributo varia entre 1% e 2% do valor venal do veículo
IPVA 2020: parcelamento em três vezes sem juros termina no dia 10 de agosto
Ver mais de Geral