transito
Pesca ilegal

Fundema promete notificar pescadores e apreender redes

27 Set 2012 - 17h35

A Fundação do Meio Ambiente de Barra Velha (Fundema) encaminhou ofício para a Colônia de Pescadores Z-4 alertando sobre a situação das redes irregulares de pesca instaladas ao longo da orla e que vem causando a morte de espécies marinhas, principalmente de tartarugas. Segundo o diretor da Fundema, Marcelo Cunha, a intenção é que a colônia repasse aos pescadores que a fiscalização das redes será intensificada em Barra Velha, e principalmente, conscientize que a ação é um crime ambiental. 


Nos últimos dias, vários casos foram registrados, tanto em Itajuba como na Península, e pelo menos três tartarugas foram encontradas mortas, o que causou revolta entre ativistas ambientais, surfistas e moradores, e acabou repercutindo nas redes sociais da internet. Um dos barcos que instalava a rede foi fotografado por testemunhas e agora, a fundação investiga se a embarcação é da cidade ou de fora. Os responsáveis, caso identificados, serão penalizados.

Marcelo frisa que com a intensificação da fiscalização, haverá a apreensão das redes e apetrechos dos pescadores, aplicação de multas e instauração de procedimentos civis e criminais. No último dia 24, uma tartaruga da espécie chelonia mydas, ou tartaruga verde, foi encontrada com o pescoço cortado nas imediações da divisa entre a praia do Cerro, em Itajuba, e a do Itacolomi, em Balneário Piçarras. Moradores tentaram resgatá-la assim que a avistaram na areia, mas ela morreu em poucos minutos.  "A situação está se agravando, e por isso, vamos partir para apreensão e multas", destaca Marcelo.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral