Premix Concreto
Pesca ilegal

Fundema promete notificar pescadores e apreender redes

27 Set 2012 - 17h35
Fundema promete notificar pescadores e apreender redes -
Fundema promete notificar pescadores e apreender redes

A Fundação do Meio Ambiente de Barra Velha (Fundema) encaminhou ofício para a Colônia de Pescadores Z-4 alertando sobre a situação das redes irregulares de pesca instaladas ao longo da orla e que vem causando a morte de espécies marinhas, principalmente de tartarugas. Segundo o diretor da Fundema, Marcelo Cunha, a intenção é que a colônia repasse aos pescadores que a fiscalização das redes será intensificada em Barra Velha, e principalmente, conscientize que a ação é um crime ambiental. 

Nos últimos dias, vários casos foram registrados, tanto em Itajuba como na Península, e pelo menos três tartarugas foram encontradas mortas, o que causou revolta entre ativistas ambientais, surfistas e moradores, e acabou repercutindo nas redes sociais da internet. Um dos barcos que instalava a rede foi fotografado por testemunhas e agora, a fundação investiga se a embarcação é da cidade ou de fora. Os responsáveis, caso identificados, serão penalizados.


Marcelo frisa que com a intensificação da fiscalização, haverá a apreensão das redes e apetrechos dos pescadores, aplicação de multas e instauração de procedimentos civis e criminais. No último dia 24, uma tartaruga da espécie chelonia mydas, ou tartaruga verde, foi encontrada com o pescoço cortado nas imediações da divisa entre a praia do Cerro, em Itajuba, e a do Itacolomi, em Balneário Piçarras. Moradores tentaram resgatá-la assim que a avistaram na areia, mas ela morreu em poucos minutos.  "A situação está se agravando, e por isso, vamos partir para apreensão e multas", destaca Marcelo.

Matérias Relacionadas

Geral

Fim de semana com previsão de chuva e temporais isolados

Geral

Em live, Bolsonaro pede que população economize energia elétrica

Presidente alertou sobre baixo nível de reservatórios
Em live, Bolsonaro pede que população economize energia elétrica
Geral

Jaraguá amplia horário de ônibus aos sábados

Medida segue até o Natal, por conta do horário especial do comércio
Jaraguá amplia horário de ônibus aos sábados
Geral

Sanitização continua em espaços públicos de Jaraguá do Sul

Nesse momento, em que o número de casos de covid-19 apresenta crescimento, a área de atuação foi ampliada
Sanitização continua em espaços públicos de Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral