transito
Geral

Funcionários do Sine recebem treinamento para a implantação do Pronatec Seguro Desemprego

24 Jul 2012 - 11h23

Seguem hoje os cursos de capacitação dos funcionários do Sine/SC para a implantação do Pronatec Seguro Desemprego nas regiões catarinenses. O treinamento segue até 31 de julho em diversas regiões do Estado. Servidores da Regional de Jaraguá do Sul receberam a capacitação no último dia 17, em Joinville. Assim, os funcionários estão aptos a atender às novas exigências do governo federal - que condicionou o recebimento do seguro-desemprego à comprovação de matrícula e frequência em cursos de qualificação profissional para trabalhadores que fazem a solicitação pela terceira vez em 10 anos, o chamado Pronatec - Seguro Desemprego. Segundo o coordenador do Sine em Jaraguá do Sul, Erol Kretzer, o Pronatec Seguro-Desemprego será realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, a Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego e as instituições executoras dos cursos de qualificação profissional.

[jwplayer mediaid="72441"]

O curso de qualificação conta com carga horária mínima de 160h, sob pena de não receber o seguro-desemprego. Mais de 30 mil pessoas são possíveis candidatas a esta modalidade de Pronatec. O trabalhador poderá fazer qualquer um dos cursos disponíveis, mesmo que não seja exatamente na sua área. Se não houver nenhum curso ou vaga de emprego disponível, o seguro-desemprego será pago. O aluno receberá transporte e lanche gratuitos e poderá participar dos cursos diurnos do Pronatec Social ou da Educação disponíveis no seu município.

[jwplayer mediaid="72443"]

Com a edição da lei que instituiu o Pronatec Seguro-Desemprego foram exigidos outros documentos, além dos habituais. A partir de agora o trabalhador deve apresentar também o comprovante de residência e o comprovante de escolaridade. Os demais documentos são o termo de rescisão, carteira de trabalho, CPF e RG, comprovante de depósito ou do extrato do FGTS, além das duas guias de requerimento do seguro-desemprego.

(JOTHA SANTOS)

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral