Geral

Fujama intensifica trabalho de resgate de animais silvestres

Cerca de 40 seguem em observação e cuidados até que sejam reintegrados à natureza

15 Out 2019 - 14h30Por Da Redação
Fujama intensifica trabalho de resgate de animais silvestres - Crédito: Divulgação/Fujama Crédito: Divulgação/Fujama
O trabalho de resgate de animais silvestres realizado pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) vem chamando atenção e está se tornando referência. O último, na semana passada, bastante dramático, foi registrado em vídeo e disponibilizado em https://www.facebook.com/fujama/videos/2634171356634779/?t=0. Na ocasião, uma fêmea com 11 filhotes acabou morta, provavelmente vítima de atropelamento de trem, nas proximidades da Diretoria de Cultura. Os filhotes estão sendo acompanhados em um viveiro instalado na Fujama. Cerca de 40 seguem em observação e cuidados até que sejam reintegrados à natureza.
 
Boa parte do trabalho envolve alimentação, uma mistura a base de leite sem lactose, sal, açúcar e clara de ovo, introduzida com seringa a cada duas horas. “No ano passado cuidamos de mais de 70 gambazinhos órfãos. São animais  onívoros, alimentam-se tanto de vegetais e de carne, entre eles: ratos, serpentes, carrapatos, escorpiões e até caramujo africano”, esclarece o biólogo e chefe de Educação Ambiental, Christian Raboch Lempek. Uma proteína presente em gambás neutraliza o veneno de serpentes e escorpiões. Desde 2017, houve uma intensificação da atividade, que resultou no resgate de cerca de 540 animais, entre eles gambás, serpentes, corujas, lagartos, tamanduás, aves, gatos e cachorros do mato. Os chamados para resgate devem ser feitos pelo fone: 3273-8008.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Cerimonial Especial marca a programação dos 145 anos de Jaraguá

A solenidade homenageou, com entrega de placas e flores, pessoas que integram a campanha de aniversário "Jaraguá do Sul, uma história inesquecível", instituições e profissionais dedicados à saúde e combate ao Coronavírus
Cerimonial Especial marca a programação dos 145 anos de Jaraguá
Saúde

Senhas da vacinação covid podem ser acompanhadas por aplicativo em Jaraguá

É necessário atualizar o aplicativo Jaraguá na Mão para ter essa funcionalidade
Senhas da vacinação covid podem ser acompanhadas por aplicativo em Jaraguá
Saúde

Ilha da Figueira é desafiada pelo Programa Jaraguá Mais Saudável

O evento foi nomeado "Agita Mais Figueira" e a participação é gratuita, voluntária e terá acompanhamento de profissionais da Unisociesc.
Ilha da Figueira é desafiada pelo Programa Jaraguá Mais Saudável
Geral

Cerimonial do aniversário de Jaraguá terá transmissão no sábado

Evento acontece no dia 24, às 18 horas e vai destacar pessoas e entidades que fizeram a diferença na saúde de Jaraguá do Sul. Acompanhe pelo Youtube e Facebook da Prefeitura de Jaraguá do Sul
Cerimonial do aniversário de Jaraguá terá transmissão no sábado
Ver mais de Geral