transito
Geral

Fujama intensifica trabalho de resgate de animais silvestres

Cerca de 40 seguem em observação e cuidados até que sejam reintegrados à natureza

15 Out 2019 - 14h30Por Da Redação
O trabalho de resgate de animais silvestres realizado pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) vem chamando atenção e está se tornando referência. O último, na semana passada, bastante dramático, foi registrado em vídeo e disponibilizado em https://www.facebook.com/fujama/videos/2634171356634779/?t=0. Na ocasião, uma fêmea com 11 filhotes acabou morta, provavelmente vítima de atropelamento de trem, nas proximidades da Diretoria de Cultura. Os filhotes estão sendo acompanhados em um viveiro instalado na Fujama. Cerca de 40 seguem em observação e cuidados até que sejam reintegrados à natureza.
 
Boa parte do trabalho envolve alimentação, uma mistura a base de leite sem lactose, sal, açúcar e clara de ovo, introduzida com seringa a cada duas horas. “No ano passado cuidamos de mais de 70 gambazinhos órfãos. São animais  onívoros, alimentam-se tanto de vegetais e de carne, entre eles: ratos, serpentes, carrapatos, escorpiões e até caramujo africano”, esclarece o biólogo e chefe de Educação Ambiental, Christian Raboch Lempek. Uma proteína presente em gambás neutraliza o veneno de serpentes e escorpiões. Desde 2017, houve uma intensificação da atividade, que resultou no resgate de cerca de 540 animais, entre eles gambás, serpentes, corujas, lagartos, tamanduás, aves, gatos e cachorros do mato. Os chamados para resgate devem ser feitos pelo fone: 3273-8008.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral