Camara guaramirim
Geral

Fujama encontra indícios que podem levar à origem da mortandade de peixes

Fiscalizações foram intensificadas nesta segunda-feira. Em uma empresa foi constatada a operação de atividades sem a devida licença ambiental bem como o uso de produtos químicos que podem ter sido a causa do problema ambiental

25 Ago 2025 - 17h15Por Janici Demetrio
Fujama encontra indícios que podem levar à origem da mortandade de peixes - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) intensificou nesta segunda-feira (25), as fiscalizações na região entre os bairros Rio Cerro e Rio da Luz onde ocorreu, no fim de semana, o vazamento de uma substância tóxica que contaminou a água de um ribeirão, causando a morte de milhares de peixes. Durante as vistorias, foram encontradas fortes evidências que podem indicar a origem da poluição. Várias empresas localizadas na área de influência dos rios foram inspecionadas pela equipe de fiscalização da Fujama, em uma delas, foi constatada a operação de atividades sem a devida licença ambiental, bem como o uso de produtos químicos que podem ter sido a causa da mortandade de peixes registrada no fim de semana.

Novas amostras de água foram coletadas diretamente nesta empresa e encaminhadas para análise laboratorial com o objetivo de confirmar o tipo de substância despejada no curso d’água e estabelecer o nexo causal da contaminação. A atuação rápida da fiscalização tem sido fundamental para a identificação do responsável pelo dano ambiental e para a adoção de medidas que impeçam a reincidência de episódios semelhantes.

“Estamos diante de um caso grave de poluição, que afetou de forma direta a biodiversidade aquática dos nossos rios. A investigação segue em andamento e todos os elementos técnicos e laboratoriais coletados serão utilizados para responsabilizar o infrator, conforme a lei”, afirma o presidente da Fujama, Anderson Kassner.

A Fujama reforça que seguirá acompanhando o caso com rigor técnico e jurídico, aplicando as sanções previstas na legislação ambiental e reafirma seu compromisso permanente na fiscalização, no combate às práticas que causam danos ambientais e na preservação da qualidade de vida da população de Jaraguá do Sul.

 

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá no InstaFace e YouTube 
Envie vídeos, fotos e informações pelo whats 47 98465-0122

Matérias Relacionadas

Geral

Recorde de público marca o sábado da 35ª Schützenfest em Jaraguá do Sul

Todos os pavilhões praticamente lotaram neste sábado (8). O clima agradável e as muita atrações atraíram os visitantes.
Recorde de público marca o sábado da 35ª Schützenfest em Jaraguá do Sul
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Defesa Civil confirma ocorrência de três tornados no Oeste de Santa Catarina

Fenômenos foram registrados no Oeste do estado durante a passagem de uma frente fria e formação de ciclone extratropical; no Litoral Sul, chuvas intensas ultrapassaram 120 mm em 12 horas
 Defesa Civil confirma ocorrência de três tornados no Oeste de Santa Catarina
Geral

Mesmo com chuva Schützenfest recebe bom público na sexta-feira (7)

Animação que só aumentou com a Marcha das Majestades e o "Segue a Frida", comandado pela banda La Montanara
Mesmo com chuva Schützenfest recebe bom público na sexta-feira (7)
Ver mais de Geral