transito
exportação

Frigoríficos catarinenses são habilitados para exportar carne suína e de frango para China e México

19 Nov 2015 - 11h42

Deste total, seis são catarinenses, dois habilitados para exportar carne suína para a China e quatro exportarão carne de frango para o México.


A habilitação foi feita pelo Ministério da Administração de Qualidade, Supervisão, Inspeção e Quarentena da China (AQSIQ). Outras duas empresas catarinenses já tinham a permissão para exportar carne suína para a China. O secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, lembra que o país asiático é o maior produtor e também o maior consumidor de carne suína do mundo e esta é uma grande oportunidade para Santa Catarina.

Em 2014, as exportações catarinenses de carne suína foram de 159 mil toneladas, 35% do total exportado pelo país, no valor de US$ 548 milhões. Santa Catarina é o maior produtor nacional de carne suína, com 850 mil toneladas no último ano.

Das 15 plantas habilitadas a exportar carne de frango para o México, quatro são catarinenses. O México é um grande consumidor de carne de frango, com três milhões de toneladas no último ano. Santa Catarina é o segundo maior produtor e exportador de carne de frango no Brasil. Em 2014, o Estado produziu 2,4 milhões de toneladas de carne de frango, representando 19% da produção nacional, e exportou 970 mil toneladas, no valor de US$ 1,91 bilhão.

O secretário Sopelsa acredita que as boas notícias são o resultado de um trabalho intenso na defesa sanitária de Santa Catarina. “Somos reconhecidos mundialmente pela excelência sanitária de nossos rebanhos e a conquista de mercados é uma prova disso. Estamos muito felizes com a habilitação de seis frigoríficos catarinenses para exportar carnes para a China e para o México, é uma oportunidade importante para as agroindústrias e produtores do Estado”.

Status sanitário diferenciado

Santa Catarina é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação e, junto com o Rio Grande do Sul, é zona livre de peste suína clássica. Além de área livre da peste dos pequenos ruminantes e risco insignificante para a encefalopatia espongiforme bovina (vaca louca).

Fonte: Secom

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral