Imobiliária Coralli
Geral

Frente fria chega ao RS com chuva e queda de granizo no interior

30 Mai 2012 - 15h02

Depois de praticamente sete meses de estiagem em grande parte do Rio Grande do Sul, a chuva finalmente chegou ao estado. Nesta quarta-feira (30), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrava, até as 6h, 98,6 milímetros de precipitação em Santa Maria, no Centro, onde também ventou forte. Na mesma região, queda de granizo atingiu cerca de 100 casas no distrito de Monte Alverne, em Santa Cruz do Sul.


As rajadas de vento em Santa Maria foram acompanhadas de nuvens carregadas, raios e trovoadas. Em alguns bairros, árvores foram derrubadas. O município não tem registro de feridos.

Já em Monte Alverne, mesmo que por pouco tempo, durante cerca de um minuto, a queda de granizo atingiu telhados de residências. Defesa Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros se dirigiram até a localidade para a distribuição de lonas. Também não houve registro de feridos.

Na Serra, o Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul recebeu cerca de 15 chamados devido a estragos provocados pela chuva, principalmente com relatos de destelhamento, além de queda de árvore em dois pontos. Em Farroupilha, os bombeiros também foram acionados nas primeiras horas da manhã devido a destelhamento e alagamento em três bairros.

A chuva, no entanto, ainda não provocou com intensidade a queda das temperaturas. Porto Alegre amanheceu com 19ºC e, até as 6h, o volume de precipitação foi de 14,4 milímetros. Em Rio Pardo, no mesmo horário fez 19,6ºC e havia chovido 40,6 mm. Já em São Borja, com 21ºC, o Inmet já registrou 31 mm de chuva.


Em algumas áreas o tempo já está com predomínio de ar seco e frio. Casos de Uruguaiana e Santa Rosa, com mínimas de 15ºC e 21ºC, respectivamente. Também não houve registro de chuva em cidades como Rio Grande, no Sul, Torres, no Litoral Norte, e Passo Fundo, no Norte. 

Nas próximas horas
A partir da tarde desta quarta a chuva começa a parar e a quantidade de nuvens diminui no estado. Nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina, precipitações podem se estender até a noite. Em áreas isoladas no Centro-Norte, porém, ainda há risco de chuva forte, trovoadas e ventanias. Ao anoitecer, as temperaturas já estarão mais baixas. No Sul, devem ficar em torno dos 8ºC.  Na quinta-feira (31), a previsão é de mais frio.

GLOBO.COM.BR

Matérias Relacionadas

Economia

Abertura de empresas cresce, enquanto fechamento recua em 8 meses

Os dados foram apresentados na última quinta-feira (17) no Mapa das Empresas
Abertura de empresas cresce, enquanto fechamento recua em 8 meses
Saúde

Cientistas regeneram cartilagem que facilita movimentos

Eles usaram sinais químicos para orientar o crescimento das células-tronco esqueléticas à medida em que as lesões na cartilagem cicatrizam
Cientistas regeneram cartilagem que facilita movimentos
Geral

Setor de turismo lança Guia do Viajante Responsável

Manual traz medidas de prevenção ao novo coronavírus
Setor de turismo lança Guia do Viajante Responsável
Economia

Confiança do empresário industrial cresce pelo quinto mês consecutivo

Indicador está 3,1 pontos abaixo do registrado antes da pandemia
Confiança do empresário industrial cresce pelo quinto mês consecutivo
Ver mais de Geral