Imobiliária Coralli
Geral

FREIO: Poupança e investimento limitam crescimento do PIB

31 Ago 2012 - 15h49

O crescimento de 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2012 preocupa, principalmente por indicar um crescimento anual abaixo dos 2%. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o resultado pouco expressivo se deve a baixa taxa de investimento e a falta de poupança no Brasil, que, a rigor, limitam a nossa capacidade de crescimento.

No último trimestre, o País apresentou taxa de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) de 17,9% do PIB e a poupança interna foi de, somente, 16,9% do PIB. Taxas que, de acordo com a Assessória Técnica da FecomercioSP, não permitem um crescimento muito superior a 1,5% ou 2% ao ano.

Ainda segundo a Assessoria Técnica da FecomercioSP, para que o Brasil tenha um crescimento sustentado de, aproximadamente, 5% ao ano, teria que elevar os níveis de poupança e investimento para, no mínimo, 25% do PIB. Um avanço de 50% no patamar atual. A mudança, contudo, levaria ao menos uma década para ser concluída.

Mesmo frente a este cenário, a FecomercioSP acredita em um segundo semestre mais aquecido, graças, principalmente, aos estímulos fiscais do governo e as constantes quedas de juros. Com isso, a FecomercioSP projeta que no fim de 2012 a economia nacional esteja rodando mais rapidamente, com ritmo de crescimento ao redor de 4% ao ano. O que deve puxar o PIB anual para cima. O ritmo, entretanto, não poderá se sustentar por muito tempo, não enquanto o ambiente de negócios e as condições de investimento não forem radicalmente alteradas.


Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 153 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista - cerca de 4% do PIB brasileiro - gerando em torno de cinco milhões de empregos.

Matérias Relacionadas

Geral

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumulado vai para R$ 60 milhões

As dezenas sorteadas foram as seguintes: 03 - 07 - 17 - 20 - 48 - 50
Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumulado vai para R$ 60 milhões
Economia

Pedidos de seguro-desemprego caem 9,3% na primeira metade de setembro

No acumulado do ano, total de requerimentos sobe 6,7%
Pedidos de seguro-desemprego caem 9,3% na primeira metade de setembro
Esportes

Organizadores de Tóquio propõem redução de funcionários nos Jogos

Também é cogitada a redução do funcionamento dos espaços para treinos
Organizadores de Tóquio propõem redução de funcionários nos Jogos
Variedades

Cultivo de Plantas Alimentícias Não Convencionais é tema de curso online da Epagri no dia 30

Não é preciso se inscrever para participar do curso, basta acessar o link no dia e hora marcados
Ver mais de Geral