GERAL

Fortes chuvas provocam caos em SP

10 Fev 2020 - 12h12Por Redação

A forte chuva que caiu sobre São Paulo entre a noite deste domingo, 9, e a manhã desta segunda-feira, 10, causou alagamentos e desabamentos, deixou motoristas ilhados e veículos submersos, interditou estações de ônibus, provocou a formação de filas no metrô e fez escolas cancelarem as aulas. O metrô opera normalmente, a linha 8 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estava paralisada às 10h45 e o rodízio para carros e caminhões está suspenso. A orientação é para que as pessoas não saiam de casa.

Importantes vias da cidade estão interditadas, como as Marginais Pinheiros e Tietê, em vários trechos, Avenida Braz Leme (zona norte), Avenida Olavo Fontoura (zona norte), Avenida Santos Dumont (região central), Avenida Dr. Gastão Vidigal (zona oeste) e Avenida Dr. Chucri Zaidan (zona oeste).

Bombeiros fazem o resgate de motoristas que estão ilhados, usando botes e também helicópteros. Motoristas que não conseguiram sair a tempo de um caminhão subiram no teto para aguardar socorro. Veículos comuns estão submersos. Há locais em que a água subiu quase 3 metros.

A estação Palmeiras-Barra Funda (zona oeste) está lotada nesta manhã. Os passageiros conseguem chegar de metrô até o local, mas ficam presos na estação porque os ônibus estão parados. Há aglomeração no entorno. Os aeroportos operam normalmente.

Segundo Marcos Palumbo, portal-voz do Corpo de Bombeiros, até a manhã desta segunda, a corporação recebeu mais de 4 mil ligações, que resultaram em 300 ocorrências. Foram registrados ao menos 35 deslizamentos de terra na cidade. Não há informações sobre mortos.

Aulas

As aulas estão mantidas nas redes municipal e estadual de ensino. Já as escolas particulares adotaram medidas diferentes. Parte decidiu manter as portas abertas para receber os alunos que conseguiram chegar, mas há unidades que suspenderam o funcionamento nesta segunda-feira, como o Colégio Santa Cruz, na Vila Leopoldina, que amanheceu coberto pela água. A recomendação é telefonar para a escola para entender se haverá ou não aula, lembrando que a orientação dos bombeiros é para que as pessoas não saiam de casa.

As piscinas da parte social da sede do São Paulo Futebol Clube, no Morumbi, na zona sul, estão cobertas de lama. A direção do clube ainda não se manifestação.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, em fevereiro já choveu 180 mm - o esperado para o mês são 216 mm. A previsão é de que a chuva continue ao longo do dia.

O temporal e os alagamentos mobilizam as redes sociais nesta manhã. Enquanto internautas mostravam os estragos causados pela chuva perto de casa ou no caminho do trabalho, outros comemoravam o fato de não conseguir sair de casa.

Matérias Relacionadas

Geral

[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife

Fato ocorreu na noite de quinta-feira (28)
[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de Geral