Geral

Fiscais interditam estabelecimento por descumprir regra sanitária

A fiscalização terá continuidade nos próximos dias e os estabelecimentos noturnos (restaurantes, lanchonete, bares e similares) que não estiverem adequados, serão penalizados com as interdições

18 Jun 2021 - 11h09Por Janici Demetrio

Agentes da Vigilância Sanitária, da Fiscalização de Atividades Urbanas da Prefeitura de Jaraguá do Sul, em conjunto com policiais civis e militares, fizeram mais uma vistoria em estabelecimentos noturnos nesta quinta-feira (17), para verificar o cumprimento das normas constantes nos decretos municipal e estadual relativos ao combate à pandemia. Um estabelecimento foi interditado pelo período de 72 horas, por apresentar música por meio eletrônico que dificultava a conversação e por falta de distanciamento mínimo de dois metros entre conviventes de mesas distintas.

A fiscalização terá continuidade nos próximos dias e os estabelecimentos noturnos (restaurantes, lanchonete, bares e similares) que não estiverem adequados, serão penalizados com as interdições, que podem ser de 72 horas, sete dias ou até mesmo até o fim da pandemia.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE ESTES AMBIENTES
O motivo da proibição da música ao vivo nos serviços de alimentação e bebidas, ocorreu devido às constatações em fiscalizações noturnas, que a apresentação musical era similar a um show, com a participação expressiva dos clientes, cantando, falando alto, o que propaga o vírus em grau mais elevado nestes ambientes.

O vírus do Covid-19 pode ser transmitido por gotículas de saliva na fala, no espirro, na tosse – que podem ficar na pele, em objetos e no ar. Portanto, ficar em ambientes por longo tempo sem a máscara, como o som da apresentação musical em volume alto, próximos às pessoas, inclusive sendo assintomático, a possibilidade de transmissão do vírus é alta. Ir aos serviços de alimentação, ir no happy-hour, ir ao parque, pode, mas não usar a máscara é um grande risco para você e para os seus amigos e familiares.

Socializar é possível, mas sem aglomeração, usando a máscara corretamente!

Denúncias sobre aglomerações, funcionamento de estabelecimentos após as 22h, podem ser feitas pelo telefone 0800-642-0136, ou pelo e-mail: saude.ouvidoria@jaraguadosul.sc.gov.br, ou acessar o site da Prefeitura no banner Ouvidoria SUS.

Em situações de flagrante durante a noite, a orientação é ligar para a Polícia Militar, pelo 190, ou acessar o aplicativo PMSC Cidadão.

Principais normas a serem seguidas:

Clique aqui e consulte o Decreto Municipal 15.082/2021

Clique aqui e veja todas as normas vigentes para cada tipo de atividade
 

Matérias Relacionadas

Geral

Fujama abrirá cadastro para castrações gratuitas de cães e gatos

Neste primeiro momento, serão beneficiadas famílias usuárias dos programas sociais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), dos bairros Santo Antônio e Ribeirão Cavalo
Fujama abrirá cadastro para castrações gratuitas de cães e gatos
Geral

Campanha orienta sobre uso correto das redes de esgoto e águas pluviais em Jaraguá

Atualmente, Jaraguá do Sul atende 90% da população com tratamento de esgoto, no entanto, ainda se observa mau cheiro (relacionado ao esgoto), em alguns pontos da cidade
Campanha orienta sobre uso correto das redes de esgoto e águas pluviais em Jaraguá
Política

Manifestação pelo voto auditável reúne cerca de 300 pessoas em Jaraguá

Ato ocorreu na Praça Ângelo Piazera
Manifestação pelo voto auditável reúne cerca de 300 pessoas em Jaraguá
Geral

[Vídeo] Gustavo Bardim avança no The Voice Kids após escolha de Michel Teló

Emocionado, o morador de Guaramirim agracedeu o apoio recebido até aqui
[Vídeo] Gustavo Bardim avança no The Voice Kids após escolha de Michel Teló
Ver mais de Geral