Geral

Fiscais interditam estabelecimento por descumprir regra sanitária

A fiscalização terá continuidade nos próximos dias e os estabelecimentos noturnos (restaurantes, lanchonete, bares e similares) que não estiverem adequados, serão penalizados com as interdições

18 Jun 2021 - 11h09Por Janici Demetrio

Agentes da Vigilância Sanitária, da Fiscalização de Atividades Urbanas da Prefeitura de Jaraguá do Sul, em conjunto com policiais civis e militares, fizeram mais uma vistoria em estabelecimentos noturnos nesta quinta-feira (17), para verificar o cumprimento das normas constantes nos decretos municipal e estadual relativos ao combate à pandemia. Um estabelecimento foi interditado pelo período de 72 horas, por apresentar música por meio eletrônico que dificultava a conversação e por falta de distanciamento mínimo de dois metros entre conviventes de mesas distintas.

A fiscalização terá continuidade nos próximos dias e os estabelecimentos noturnos (restaurantes, lanchonete, bares e similares) que não estiverem adequados, serão penalizados com as interdições, que podem ser de 72 horas, sete dias ou até mesmo até o fim da pandemia.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE ESTES AMBIENTES
O motivo da proibição da música ao vivo nos serviços de alimentação e bebidas, ocorreu devido às constatações em fiscalizações noturnas, que a apresentação musical era similar a um show, com a participação expressiva dos clientes, cantando, falando alto, o que propaga o vírus em grau mais elevado nestes ambientes.

O vírus do Covid-19 pode ser transmitido por gotículas de saliva na fala, no espirro, na tosse – que podem ficar na pele, em objetos e no ar. Portanto, ficar em ambientes por longo tempo sem a máscara, como o som da apresentação musical em volume alto, próximos às pessoas, inclusive sendo assintomático, a possibilidade de transmissão do vírus é alta. Ir aos serviços de alimentação, ir no happy-hour, ir ao parque, pode, mas não usar a máscara é um grande risco para você e para os seus amigos e familiares.

Socializar é possível, mas sem aglomeração, usando a máscara corretamente!

Denúncias sobre aglomerações, funcionamento de estabelecimentos após as 22h, podem ser feitas pelo telefone 0800-642-0136, ou pelo e-mail: saude.ouvidoria@jaraguadosul.sc.gov.br, ou acessar o site da Prefeitura no banner Ouvidoria SUS.

Em situações de flagrante durante a noite, a orientação é ligar para a Polícia Militar, pelo 190, ou acessar o aplicativo PMSC Cidadão.

Principais normas a serem seguidas:

Clique aqui e consulte o Decreto Municipal 15.082/2021

Clique aqui e veja todas as normas vigentes para cada tipo de atividade
 

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Geral

Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá

Morte ocorreu na tarde desta quarta-feira (27).
Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá
Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos
Geral

Brasileiros se divorciam cada vez mais e mais rápido

Dados do Registro Civil mostram que Brasil teve 970 mil casamentos e 420 mil divórcios em 2022, ou seja, cerca de 1 divórcio a cada 2 casamentos em 2022.
Brasileiros se divorciam cada vez mais e mais rápido
Ver mais de Geral