dengue
Fujama

Finalizado o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

22 Mar 2017 - 20h01
Sendo o Plano Municipal, o principal instrumento que reúne e normatiza os elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica. A coordenadora de Recursos Naturais da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, Fernanda Miranda da Silva, explica que o PMMA traz benefícios para a gestão ambiental e planejamento do município, já que retrata a realidade, servindo de orientação para as ações públicas e privadas, bem como para a atuação de entidades acadêmicas, de pesquisa e das organizações da sociedade, empenhadas em promover a preservação e a conservação dos remanescentes de vegetação nativa e toda sua biodiversidade.

No Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica foi diagnosticada a situação atual da cobertura florestal nativa do Município, bem como, os principais vetores de desmatamento ou degradação da mesma, além de áreas prioritárias para conservação ou recuperação. “Esse mapeamento, possibilita indicar como essas áreas serão utilizadas, se vão virar um parque ou uma área de proteção ambiental, tornando mais fácil a condução de processos como o de licenciamento de empreendimentos, por exemplo”, disse ela.

Após o diagnóstico foram elaboradas as propostas a serem desenvolvidas e o plano de ação, contendo ações de médio e longo prazo, que contemplam desde programas de conservação e recuperação de mata ciliar; arborização urbana; implantação do pagamento por serviços ambientais; ações de educação ambiental destinadas aos agricultores, até a criação de parques urbanos e Unidades de Conservação. A próxima etapa é a aprovação do PMMA junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMDEMA. “Com o Plano aprovado, o Município poderá iniciar as ações previstas no mesmo e ser beneficiado com recursos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica”, finaliza.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral