CMJS - Novembro
Femusc

Filarmônica de Jaraguá do Sul e duo de harpas abrem Femusc no domingo

18 Jan 2013 - 11h56

O Concerto de Gala que inaugura o Femusc - 8º Festival de Música de Santa Catarina no domingo (20), leva ao palco do Centro Cultural de Jaraguá do Sul a Orquestra Filarmônica da SCAR - Sociedade Cultura Artística com o acompanhamento de duo de harpas formado pela professora Rita Costanzi e pelo aluno Gustavo Beaklini. 


A abertura do Femusc ocorre às 20h30 e dá início a uma programação que se estenderá até o dia 2 de fevereiro. Ingressos para o concerto de domingo devem ser retirados previamente na secretaria do Centro Cultural (Rua Jorge Cznierwicz, 160 - ao lado do Centro Empresarial). Informações pelos telefones (47) 3373-8652 e (47) 3275-2477.

O programa de domingo vai apresentar as obras "O barbeiro de Sevilha" (Giácomo Rossini), "A paixão dos anjos" (Marjan Mozetich) e "Adios nonino" e "Fuga e mistério" (ambas de Astor Piazzolla). A regência será do maestro argentino Norberto Garcia, tendo como solistas a canadense Rita Costanzi - dois dos professores do Femusc - e Gustavo Beaklini, aluno do Programa ProMusc - que integra alunos que já atuam profissionalmente na música. 

Alex Klein, diretor artístico do Femusc, lembra que a abertura do Festival sempre tem um caráter inovador. Em 2012 o ato inaugural coube a dupla de professores Daniel Guedes (violino) e Mario Ulloa (violão). No ano anterior, a violinista chinesa Sophia Chan, de 11 anos, e em outras edições a Banda Sinfônica e outros grupos fizeram as honras da casa. "Chegou a hora de rever um antigo parceiro, a Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, que apresentará um concerto especial que certamente vai agradar o público e homenagear a cidade, que tem sua raiz musical muito identificada com a história da primeira orquestra que deu origem à SCAR". 

Depois da abertura, a agenda do Femusc passa a ser intensa, com cerca de 200 eventos realizados nos ambientes do Centro Cultural e em espaços alternativos. O criador do Festival define a programação como dois períodos: um de 'conhecimento' e outro de 'absorção deste conhecimento'. Nesta primeira semana temos a apresentação de tudo o que é novo, de quem está presente, e o começo de um trabalho. Muitos dos concertos serão dedicados a estes princípios, incluindo o "Concerto das Nações" na segunda-feira (21), às 20h30 - este que trará a música, as cores e imagens de uma variedade de países, e a presença de alguns novos professores nos Grandes Concertos, mas também o recital do Arianna String Quartet também na segunda, às 19h, na Série Momento Springmann.

A programação completa está disponível em www.femusc.com.br.

JOTHA SANTOS

Matérias Relacionadas

Jaraguá do Sul

Feiras de adoção de animais movimentam o fim de semana em Jaraguá

A feira ocorre no sábado (23) e domingo, das 8 às 16 horas
Feiras de adoção de animais movimentam o fim de semana em Jaraguá
Geral

Gugu está na UTI e vivo, diz novo comunicado

Gugu sofreu um acidente na residência em Orlando, nos Estados Unidos, na quarta-feira (20) e precisou ser hospitalizado.
Gugu está na UTI e vivo, diz novo comunicado
Saúde

Novembro Azul: Posto do Rio Molha faz mutirão de consultas para homens

Os interessados podem entrar em contato com a unidade pelo telefone 3371-6340
Novembro Azul: Posto do Rio Molha faz mutirão de consultas para homens
Geral

Gugu Liberato segue em estado grave

Apresentador sofreu uma queda de altura na quarta-feira (20)
Gugu Liberato segue em estado grave
Ver mais de Geral