Interesse Habitação
Femusc

Filarmônica de Jaraguá do Sul e duo de harpas abrem Femusc no domingo

18 Jan 2013 - 11h56

O Concerto de Gala que inaugura o Femusc - 8º Festival de Música de Santa Catarina no domingo (20), leva ao palco do Centro Cultural de Jaraguá do Sul a Orquestra Filarmônica da SCAR - Sociedade Cultura Artística com o acompanhamento de duo de harpas formado pela professora Rita Costanzi e pelo aluno Gustavo Beaklini. 


A abertura do Femusc ocorre às 20h30 e dá início a uma programação que se estenderá até o dia 2 de fevereiro. Ingressos para o concerto de domingo devem ser retirados previamente na secretaria do Centro Cultural (Rua Jorge Cznierwicz, 160 - ao lado do Centro Empresarial). Informações pelos telefones (47) 3373-8652 e (47) 3275-2477.

O programa de domingo vai apresentar as obras "O barbeiro de Sevilha" (Giácomo Rossini), "A paixão dos anjos" (Marjan Mozetich) e "Adios nonino" e "Fuga e mistério" (ambas de Astor Piazzolla). A regência será do maestro argentino Norberto Garcia, tendo como solistas a canadense Rita Costanzi - dois dos professores do Femusc - e Gustavo Beaklini, aluno do Programa ProMusc - que integra alunos que já atuam profissionalmente na música. 

Alex Klein, diretor artístico do Femusc, lembra que a abertura do Festival sempre tem um caráter inovador. Em 2012 o ato inaugural coube a dupla de professores Daniel Guedes (violino) e Mario Ulloa (violão). No ano anterior, a violinista chinesa Sophia Chan, de 11 anos, e em outras edições a Banda Sinfônica e outros grupos fizeram as honras da casa. "Chegou a hora de rever um antigo parceiro, a Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, que apresentará um concerto especial que certamente vai agradar o público e homenagear a cidade, que tem sua raiz musical muito identificada com a história da primeira orquestra que deu origem à SCAR". 

Depois da abertura, a agenda do Femusc passa a ser intensa, com cerca de 200 eventos realizados nos ambientes do Centro Cultural e em espaços alternativos. O criador do Festival define a programação como dois períodos: um de 'conhecimento' e outro de 'absorção deste conhecimento'. Nesta primeira semana temos a apresentação de tudo o que é novo, de quem está presente, e o começo de um trabalho. Muitos dos concertos serão dedicados a estes princípios, incluindo o "Concerto das Nações" na segunda-feira (21), às 20h30 - este que trará a música, as cores e imagens de uma variedade de países, e a presença de alguns novos professores nos Grandes Concertos, mas também o recital do Arianna String Quartet também na segunda, às 19h, na Série Momento Springmann.

A programação completa está disponível em www.femusc.com.br.

JOTHA SANTOS

Matérias Relacionadas

Educação

Estudantes de escola pública criam app para ensinar Libras

A ideia surgiu depois da chegada de dois alunos surdos à turma do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Arnaldo Grin
Estudantes de escola pública criam app para ensinar Libras
Geral

Brasileira vence prêmio da ONU por purificar água com radiação solar

O Aqualuz é um filtro inovador que purifica a água da chuva coletada por cisternas instaladas em áreas rurais, onde a água filtrada não é acessível
Brasileira vence prêmio da ONU por purificar água com radiação solar
Santa Catarina

IMA define cronograma de ações para recuperar área queimada no Parque da Serra do Tabuleiro

Além disso, também está programada a continuidade do trabalho de retiradas de pinus do Parque, principalmente, da região atingida pelo fogo
IMA define cronograma de ações para recuperar área queimada no Parque da Serra do Tabuleiro
Brasil

Valor da produção florestal no Brasil atinge R$ 20,6 bilhões

Aumento de 8% na comparação com o ano anterior
Valor da produção florestal no Brasil atinge R$ 20,6 bilhões
Ver mais de Geral