Geral

FIESC lança edição 2012 da publicação SC em Dados

20 Ago 2012 - 17h11

A Federação das Indústrias (FIESC) lançou na sexta-feira, dia 17, o Santa Catarina em Dados 2012, publicação que reúne as principais estatísticas relativas à economia catarinense, como o desempenho do comércio internacional, o comportamento da indústria, os principais números sobre geração de empregos, população, arrecadação de tributos, além de dados regionais. A publicação mostra que Santa Catarina voltou a ser o segundo Estado do País com a maior participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) catarinense, com 32,8% (R$ 129,8 bilhões), conforme o último dado disponível, que é de 2009. O primeiro é o Amazonas.

Em 2008, o Estado ficou em quarto lugar em termos de participação da indústria no PIB (34,4%). Apesar do percentual de 2009 ter sido menor do que o registrado em 2008, o setor industrial catarinense voltou à segunda posição porque a indústria em outros Estados reduziu a participação. De 2005 a 2007 a indústria catarinense registrou a segunda maior participação do País.

A indústria de transformação de Santa Catarina é a quarta do país em quantidade de empresas e a quinta em número de trabalhadores. Os segmentos de artigos do vestuário e alimentos são os que mais empregam.

De janeiro a dezembro de 2011, as exportações do Estado somaram US$ 9,1 bilhões, o que significa um acréscimo de 19,4% em relação a 2010. Os valores exportados por Santa Catarina corresponderam a 3,5% das exportações brasileiras. Santa Catarina ocupa a décima colocação no ranking nacional. Os principais mercados de destino dos produtos catarinenses no período foram Estados Unidos, Japão, Argentina e Holanda.

Esta é a 22ª edição do SC em Dados estudo que tem o apoio do Badesc, Tractebel Energia, Primo Tedesco, Arcelor Mittal, SESI, SENAI e IEL. A publicação estará disponível para download no site www.fiescnet.com.br, no link Publicações do menu Economia.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Obras da rotatória da Bertha Weege começam na segunda-feira

Obras da rotatória da Bertha Weege começam na segunda-feira
Política

Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim

Deputado repercutiu assuntos tratados com secretário de Agricultura no norte catarinense e necessidade de reforço nas barreiras fitossanitárias
Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim
Geral

Justiça suspende pagamento de tarifa de pós-utilização no rotativo

Os usuários que estacionarem na Zona Azul da cidade e não efetuarem o pagamento, continuarão a receber o Aviso de Cobrança de Tarifa, mas somente poderão efetuar a quitação no prazo de até 10 minutos a partir do horário de emissão do aviso
Justiça suspende pagamento de tarifa de pós-utilização no rotativo
Saúde

Havan ajuda na compra de dois respiradores

Um deles foi doado para o Samu de Joinville e o outro para Barra Velha. Ambos vão atender os pacientes do município quando precisam ser transportados com urgência para hospitais da região
Ver mais de Geral