Unimed - Capa
Fiesc

Fiesc lança Câmara de Desenvolvimento da Micro e Pequena Indústria

14 Jul 2016 - 11h52
Fiesc lança Câmara de Desenvolvimento da Micro e Pequena Indústria  -


A implantação do grupo de trabalho visa a fortalecer as empresas que, em Santa Catarina, respondem por 97,1% do setor industrial. Mais de 40 empresários participaram do lançamento da Câmara, realizado em Florianópolis.


De acordo com o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, a Câmara tem como principal desafio retribuir a contribuição dessas empresas para a cadeia produtiva das indústrias. “Vamos propor medidas concretas que possam auxiliar no desenvolvimento da micro e pequena, ampliando o desempenho e a rentabilidade delas por meio da facilitação dos negócios e do estímulo à produtividade”, salienta Côrte. “Temos convencimento da importância do desenvolvimento da micro e pequena para o Estado e para o País”, acrescenta.

Santa Catarina lidera o ranking de geração de empregos no Brasil com 8,5 mil postos de trabalho criados até maio de 2016, dos quais 4,9 mil foram gerados pela micro e pequena indústria, de acordo com dados do Ministério do Trabalho. Pelo menos 24% dos trabalhadores dessas empresas são jovens de até 24 anos. As micro e pequenas empresas respondem por 35,1% do PIB do Estado. A maior parte delas está concentrada no segmento têxtil e confecção (23%) e na construção civil (22%).

A Câmara será presidida pelo vice-presidente regional da FIESC e empresário de Jaraguá do Sul, Célio Bayer. Entre os desafios que serão enfrentados pelo grupo de trabalho, ele destaca o aumento da produtividade, a melhoria da infraestrutura, o acesso a financiamentos, a qualificação de capital humano, inovação e normas e burocracia. “Vamos atuar ainda na melhoria do tempo médio para abertura de empresas no Brasil, que hoje é de 87 dias”, acrescenta.


O secretário de desenvolvimento econômico sustentável, Carlos Chiodini, apresentou as políticas de fomento às micro e pequenas empresas. “Já desenvolvemos alguns programas de estímulo ao micro empreendedor como o SC Bem + Simples, que tem como foco facilitar abertura e fechamento de empresas, além de aperfeiçoar o processo de registro mercantil, e o Juro Zero, que já subsidiou R$ 146 milhões para o financiamento de 51,6 mil operações”, destacou. Além de Chiodini, o deputado estadual Vicente Caropreso também acompanhou o lançamento da Câmara, que realizará a próxima reunião em setembro no município de Jaraguá do Sul.

Matérias Relacionadas

Geral

Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Certificação de cópias passa a ser de forma online
Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital
Geral

Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência

Os profissionais dos Creas auxiliam as mulheres vítimas de violações de direitos com encaminhamentos e orientações referentes a serviços de Saúde, Educação, Defensoria Pública, Jurídicos e outros que forem necessários
Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência
Geral

Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos

Choveu mais de 124 milímetros na madrugada, causando alagamentos em diversos bairros.
Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos
Geral

Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba

Ninguém se feriu
Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba
Ver mais de Geral