Fiesc

Fiesc lança Câmara de Desenvolvimento da Micro e Pequena Indústria

14 Jul 2016 - 11h52


A implantação do grupo de trabalho visa a fortalecer as empresas que, em Santa Catarina, respondem por 97,1% do setor industrial. Mais de 40 empresários participaram do lançamento da Câmara, realizado em Florianópolis.


De acordo com o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, a Câmara tem como principal desafio retribuir a contribuição dessas empresas para a cadeia produtiva das indústrias. “Vamos propor medidas concretas que possam auxiliar no desenvolvimento da micro e pequena, ampliando o desempenho e a rentabilidade delas por meio da facilitação dos negócios e do estímulo à produtividade”, salienta Côrte. “Temos convencimento da importância do desenvolvimento da micro e pequena para o Estado e para o País”, acrescenta.

Santa Catarina lidera o ranking de geração de empregos no Brasil com 8,5 mil postos de trabalho criados até maio de 2016, dos quais 4,9 mil foram gerados pela micro e pequena indústria, de acordo com dados do Ministério do Trabalho. Pelo menos 24% dos trabalhadores dessas empresas são jovens de até 24 anos. As micro e pequenas empresas respondem por 35,1% do PIB do Estado. A maior parte delas está concentrada no segmento têxtil e confecção (23%) e na construção civil (22%).

A Câmara será presidida pelo vice-presidente regional da FIESC e empresário de Jaraguá do Sul, Célio Bayer. Entre os desafios que serão enfrentados pelo grupo de trabalho, ele destaca o aumento da produtividade, a melhoria da infraestrutura, o acesso a financiamentos, a qualificação de capital humano, inovação e normas e burocracia. “Vamos atuar ainda na melhoria do tempo médio para abertura de empresas no Brasil, que hoje é de 87 dias”, acrescenta.


O secretário de desenvolvimento econômico sustentável, Carlos Chiodini, apresentou as políticas de fomento às micro e pequenas empresas. “Já desenvolvemos alguns programas de estímulo ao micro empreendedor como o SC Bem + Simples, que tem como foco facilitar abertura e fechamento de empresas, além de aperfeiçoar o processo de registro mercantil, e o Juro Zero, que já subsidiou R$ 146 milhões para o financiamento de 51,6 mil operações”, destacou. Além de Chiodini, o deputado estadual Vicente Caropreso também acompanhou o lançamento da Câmara, que realizará a próxima reunião em setembro no município de Jaraguá do Sul.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Geral

Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá

Morte ocorreu na tarde desta quarta-feira (27).
Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá
Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos
Geral

Brasileiros se divorciam cada vez mais e mais rápido

Dados do Registro Civil mostram que Brasil teve 970 mil casamentos e 420 mil divórcios em 2022, ou seja, cerca de 1 divórcio a cada 2 casamentos em 2022.
Brasileiros se divorciam cada vez mais e mais rápido
Ver mais de Geral