Séculus
Fiesc

Fiesc assina acordo de cooperação pela inovação com instituições de ensino

23 Out 2015 - 17h46

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, assinou nesta quinta-feira (22) acordo de cooperação para elaborar e implementar políticas, programas e projetos de tecnologia e inovação para as escolas catarinenses em parceria com outras instituições de ensino. A solenidade ocorreu durante o Encontro Nacional de Inovação na Educação, realizado na sede da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), em Florianópolis, no lançamento do programa Educação Fora da Caixa. As iniciativas beneficiarão estudantes das escolas parceiras do Movimento A Indústria pela Educação, que integram projeto conduzido pelas Câmaras Regionais.


A jovem embaixadora da FIESC, Letícia Cardoso, da Foz do Rio Itajaí, participou do painel A escola e as competências para o século XXI. “O tema inovação na área da educação é muito relevante e nossa jovem embaixadora contribuiu contando sua experiência a partir de sua participação no projeto Conexão Jovem, do Movimento, que mobiliza jovens de todo o Estado por esta causa”, comentou Côrte.

Durante o painel, Letícia defendeu o uso de recursos tecnológicos para auxiliar o professor. “Sinto falta de inovação na sala de aula, mas reconheço que a essência desse processo precisa ser mantida. O ideal é encontrar equilíbrio entre as duas coisas”, sugeriu a estudante do curso de Letras. Letícia destacou ainda a importância do estágio para a vida acadêmica.

O diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Educação (SED), Diego Calegari, é um dos idealizadores do projeto que é resultado do cluster de inovação criado a partir de uma parceria entre a secretaria de educação e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. Ele reforçou dados apresentados por Côrte na abertura do Seminário Internacional de Educação, realizado pela FIESC na última terça-feira (20). “Três em cada dez estudantes não aprendem o adequado em português e, em relação à matemática, esse número é de apenas um”, falou, justificando o reforço de ações educacionais.


Além da FIESC e da SED, também assinaram o termo a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). Publicações e e-books sobre inovação e educação estão disponíveis para download gratuito em www.educacaoforadacaixa.com.br/download .

GNet

Matérias Relacionadas

Saúde

Liberação do uso de máscaras deve iniciar por parques, praças e praias em SC

O Estado está organizado para suprir as necessidades em 2022, como o calendário vacinal, UTIs especificas e centros de recuperação pós-pandemia.
Liberação do uso de máscaras deve iniciar por parques, praças e praias em SC
Geral

Prefeitura de Guaramirim apoia Feira de Adoção de Animais que ocorre neste sábado

A feirinha de adoção de animais ocorre nas dependências da Sala Verde, ao lado da Biblioteca Pública Municipal
Prefeitura de Guaramirim apoia Feira de Adoção de Animais que ocorre neste sábado
Geral

Uvel Chevrolet recebe premiação inédita da General Motors do Brasil

A premiação Classe A é concedida a apenas 15% das mais de 600 concessionárias Chevrolet no Brasil
Uvel Chevrolet recebe premiação inédita da General Motors do Brasil
Geral

Maior cometa já identificado pela ciência está vindo em direção à Terra

Corpo celeste é mais de 30 vezes maior do que os cometas geralmente vistos pelos cientistas, ele tem 150 km de diâmetro.
Maior cometa já identificado pela ciência está vindo em direção à Terra
Ver mais de Geral