Geral

Festa na Praça abre oficialmente os eventos da 32ª Schützenfest

Público prestigiou desfile, apresentações culturais e teve um aperitivo da gastronomia e do chope da Festa dos Atiradores

02 Mai 2022 - 11h13Por Janici Demetrio
  - -

Sucesso absoluto. Este é o sentimento dos organizadores do evento que abriu oficialmente o calendário da 32ª Schützenfest, o Schützenplatz (Festa dos Atiradores na Praça). No último sábado (30), a Praça Ângelo Piazera recebeu integrantes das 17 sociedades de atiradores, comissão central organizadora, majestades do tiro e da beleza, além de um grande número de pessoas que simpatizam com a Schützenfest. A presença de público, superou as expectativas dos organizadores.

Não faltaram comidas típicas, os chopes oficiais da festa e o resgate das tradições germânicas. A busca do Rei e da Rainha do Tiro deu a partida às comemorações, acompanhados da Banda Euterpe/Banda da Scar, que animou o público durante o evento. Os grupos folclóricos encantaram com as suas apresentações e levado as pessoas a entrarem no clima dançando ao ar livre. A CCO calcula que cerca de 2.000 pessoas prestigiaram o evento.

“Foi um momento importante para resgatar as tradições e reunir as sociedades e o público, que estavam ansiosos por este encontro, após a pandemia. Foi uma prévia de como será a nossa 32ª Schützenfest, de reencontro, alegria e diversão em família”, resumiu prefeito Jair Franzner.

Esta foi a segunda edição do Schützenplatz, que se firmou no calendário da festa. A primeira, ocorreu em 2019.

Schützenbaum
O próximo evento cultural ao ar livre nos moldes da Schützenplatz, o Schützenbaum está agendado para o dia 10 de setembro. Já tradicional no calendário da Schützenfest, o encontro tem origem nas festividades do Maibaum, realizadas na Baviera, Alemanha, onde, o tronco de uma árvore é erguido e enfeitado com os símbolos das profissões, das religiões e emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade.

Esta festividade simboliza a esperança de uma primavera fecunda e uma boa época de verão. As festividades do Maibaum foram adaptadas, tendo como significado a "árvore dos atiradores", que simboliza o desejo de que a Schützenfest seja motivo de alegria e confraternização. O Schützenbaum sustenta as bandeiras do Brasil e Alemanha, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, da ACSTVI (Associação das Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu) e das sociedades de tiro esportivo promotoras da 32ª Schützenfest, além do brasão do Município.

A concentração para o desfile ocorre em frente à estação ferroviária, com deslocamento pela Avenida Getúlio Vargas, passando pelo calçadão, até a Praça Ângelo Piazera.

A 32ª Schützenfest está agendada para os 10 a 20 de novembro, no Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram! 

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral