dengue
Femusc

FEMUSC 2013 inicia período de inscrições nesta quarta-feira

14 Ago 2012 - 15h09

Festival abre inscrições para a edição 2013 (foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira, dia 15, tem início o período de inscrições para a edição 2013 do FEMUSC - Festival de Música de Santa Catarina. Em sua oitava edição, o evento reunirá de 20 de janeiro a 2 de fevereiro do próximo ano, em Jaraguá do Sul, estudantes, professores e regentes do Brasil e do exterior. As inscrições se iniciam às 12 horas e continuam até o dia 15 de setembro, e só podem ser feitas pelo site www.femusc.com.br, onde os candidatos às quinhentas vagas disponíveis podem obter mais informações e esclarecer dúvidas.

Em sete anos de realização, o FEMUSC alcançou a condição de maior festival-escola da América Latina e um dos mais importantes eventos que associa estudos e apresentações de concertos e recitais do planeta. Em 2013, o quadro de estudantes será formado por turmas nos programas Profissional (62 vagas), Avançado (289 vagas) e Intermediário (149 vagas). Conforme o maestro-oboísta Alex Klein, idealizador do evento e seu diretor artístico, o programa mais procurado e também o que oferece maior nível de exigência é o Avançado.

"O FEMUSC é comparado a um vestibular, graças ao seu alto nível que é reconhecido por professores de prestígio. É comum termos cursos com 5 ou mais candidatos por vaga", assinala Klein, lembrando que os candidatos devem enviar gravação em audiovisual, biografia e uma carta de recomendação. As inscrições serão avaliadas por 24 professores do FEMUSC antes de serem anunciados os resultados. O programa Profissional - ProMusc - é disponível somente a músicos já profissionalizados, que hoje trabalham em orquestras sinfônicas e universidades. No FEMUSC eles encontram uma atmosfera de "congresso musical", participando de atividades com colegas de outras orquestras, e com os professores do festival.

Já o programa Intermediário promove uma abertura a candidatos que de outra forma não poderiam participar de um evento desta envergadura, devido à alta competitividade do Programa Avançado. "No Intermediário eles encontram um currículo mais tranquilo que os deixa observar, estudar individualmente e com isso podem absorver toda a informação e espetáculos do evento". Candidatos ao programa Intermediário são aceitos exclusivamente com base na ordem de chegada de suas inscrições e após o preenchimento das vagas as demais inscrições permanecem em fila de espera.

Após a seleção dos participantes os candidatos confirmam suas inscrições, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 400,00 que dá direito a participar das aulas e de todas as atividades (estudos e concertos oficiais e na comunidade, alimentação e hospedagem em alojamentos preparados pela organização. Enquanto os estudantes providenciam seu passaporte para a próxima edição, a direção artística cuida de outros detalhes. O grupo de 52 professores já foi definido, contando em 2013 com novos convidados. Quanto à programação, Alex Klein explica que ela seguirá o caminho já estabelecido nos anos anteriores, preservando as atividades já conhecidas do público, como a Série Grandes Concertos, Piano Masters, o Momento Springmann e a palestra informal Musicalmente Falando.


"Há neste momento um fervor de atividades entre os cerca de 1300 alunos que estarão se inscrevendo ao FEMUSC 2013 entre 15 de agosto e 15 de setembro. Gravações sendo feitas, repertório discutido, detalhes e murmúrios nervosos vindo à tona em redes sociais sobre a importância do evento e as probabilidades de aceitação. O FEMUSC mais uma vez está de portas abertas a alunos de todo o mundo, e temos certeza de que Jaraguá do Sul mais uma vez será um encontro internacional de talentos musicais, comenta o diretor artístico. Alex Klein lembra que em breve começarão a despontar no site do evento detalhes da programação, que promete será grandiosa. Ele antecipa duas das atrações: como 2013 é o "Ano da Alemanha no Brasil", já estão confirmadas a apresentação da "Sinfonia no 4", de Johannes Brahms, com a Orquestra de Professores sob a regência do próprio diretor artístico, e a "Sinfonia Alpina", de Richard Strauss, apresentada pela Orquestra Sinfônica do FEMUSC e com regência da maestrina inglesa Catherine Larsen-Maguire, que vem pela primeira vez ao Festival.

"Toda a administração do FEMUSC zela por um evento cada vez mais interessante e de grande proveito pelo público e comunidade de Jaraguá do Sul e por visitantes de todo o Estado que acompanham a programação. No ano que vem não será diferente. Uma das novidades que recebemos com muito entusiasmo é que as atividades do FEMUSC 2013 poderão estar disponíveis em tempo real no site, ou seja, à medida que obras vão sendo adicionadas à programação oficial nos próximos meses o público poderá seguir o desenvolvimento das séries e como os concertos vão sendo preenchidos".

Informações gerais sobre o evento, a relação de programas de ensino, séries a serem apresentadas e a grade de professores convidados estão disponíveis em www.femusc.com.br.

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Ver mais de Geral