Feira do Livro

Feira do Livro prossegue com muitas atrações

05 Jul 2011 - 13h22

Mesmo com a chuva e temperatura baixa, a quinta edição da Feira do Livro levou muita gente à praça Angelo Piazera, no Centro de Jaraguá do Sul, no final de semana. O evento continua até domingo, dia 10, com uma programação ampla que inclui, além das opções de compras de livros com preços a partir de R$ 1,00, palestras de autores convidados, sessões de autógrafos, narrações de contos, entre outras atividades.


Nesta segunda-feira, e até o dia 8, o horário de funcionamento é das 9 às 21 horas; no sábado (09) das 9 às 19 horas; e no domingo, último dia da feira, das 10 às 18 horas. A entrada é de graça e mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3372-3778 e 9128-4735. A programação também pode ser conferida em www.feiradolivro.org.

Arnaldo Antunes encanta a plateia

O conforto da área coberta onde ocorre a Feira do Livro é um dos destaques que a organização do evento oferece aos visitantes da edição 2011. Uma área de 1.300 metros quadrados totalmente coberta com lona especial (pé direito central de 8 metros de altura) com climatização, iluminação e sonorização perfeita.

A condição de acompanhar a programação sem preocupação com a chuva marcou a sexta-feira, quando mesmo com o tempo ruim cerca de 400 pessoas acompanharam a conversa de Arnaldo Antunes sobre a trajetória do multiartista, na literatura e na música. O ex-Titãs falou sobre a busca que faz a diferentes formas de expressão, e encerrou cantando e dando autógrafos para o público, com calma e muita atenção.

Destaques da semana

Durante a semana são muitos atrativos para o público. Além das presenças de Eliana Martins, Angela Lago e Márcia Tiburi, tem palestras, contação de histórias e apresentações musicais. Destaque para o Guia de Leitura com Gelson Bini falando sobre os diferentes gêneros literários e orientando o público; a participação da cantora Ana Paula da Silva e do multiartista Humberto Soares contando histórias, e do Clube de Lambe Lambe com 7 espetáculos.

Confira a programação

5 de julho, terça-feira

9h - Abertura dos estandes.

9h30min - Contação de histórias: "De mala e cuia", com o grupo Matakiterani, de Lages (Maratona de Contos do SESC). Para ensino fundamental.

10h - Contação de histórias: "De mala e cuia", com o grupo Matakiterani, de Lages (Maratona de Contos do SESC). Para ensino fundamental.

15h - O segredo das pedras, com Eliana Martins. Autora de mais de cinquenta livros para crianças e jovens, e grande parceira da autora Rosana Rios na trilogia "O segredo das pedras" (www.segredodaspedras.com), com os livros "O Último Portal", "Tempo de Travessia" e "A Roda de Fogo". É autora dos sucessos "Mulherzinhas", "Brinquedos Ensebados do Baú Estropiado", "Terror na Paulista", "A Chave do Corsário" (finalista do Prêmio Jabuti), "O Mão de Veludo", "Receitas Nojentas, Idéias Bolorentas", "Além do Portão da Vila" (Finalista do Primeiro Prêmio Barco a Vapor e Selecionado para o Catálogo da Feira de Bolonha) e "Cara de Bolacha".

19h - Capacitação para professores: "O aluno portador de necessidades especiais", com Eliana Martins (SP). A capacitação será realizada no Museu WEG.

19h - Guia de Leitura: Contos Clássicos, com Gelson Bini - Todo o poder dos contos que encantam gerações há séculos nos contos russos, franceses, ingleses, norte-americanos e brasileiros.

6 de julho, quarta-feira

9h - Abertura dos estandes

9h15min - O ABCD de Angela Lago - Bate-papo com uma das maiores escritoras brasileiras para público infantil. Angela Lago nasceu em Belo Horizonte, em 1945. Viveu na Venezuela e na Escócia. Há vinte anos escreve e ilustra livros para crianças. Expôs seus trabalhos em muitos países e recebeu prêmios no Brasil e no exterior - França, Espanha, Eslováquia e Japão.

Teêm mais de 40 livros publicados e, por oito vezes, venceu o Prêmio Jabuti. Já ganhou os prêmios "Octogone de Fonte" (França), o "Premio Iberoamericano de Ilustración" (Espanha) e o "BIB Plaque" (Eslováquia). Também ganhou três vezes o Prêmio FNLIJ, com "Nasrudin"(2001), "Sete histórias para sacudir o esqueleto" (2002) e "Muito capeta" (2004). Dedica boa parte do seu tempo ao site www.angela-lago.com.br, um espaço de experimentações que disponibiliza jogos, sons e brincadeiras para crianças e adultos que se interessem por arte, magia e ternura. Alguns Livros: "AEIOU", "Casa pequena", "Fio do Riso" e "O personagem encalhado".

14h - Contação de histórias: "Contos em cantos" de Ana Paula da Silva e Humberto Soares, de Joinville (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

14h30min - Contação de histórias: "Contos em cantos" de Ana Paula da Silva e Humberto Soares, de Joinville (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

15h - Contação de histórias: "Contos em cantos" de Ana Paula da Silva e Humberto Soares, de Joinville (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

15h30min - Contação de histórias: "Contos em cantos" de Ana Paula da Silva e Humberto Soares, de Joinville (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

19h - Oficina Papelão Loquax com Cristiano Moreira, no Museu WEG.

19h - Guia de Leitura: literatura contemporânea, com Gelson Bini - Que livros estabelecem um diálogo com a sociedade contemporânea? Quais são os livros que apontam questões importantes para os dias de hoje.

21h - Encerramento das atividades

 

7 de julho, quinta-feira

9h - Abertura dos estandes.

9h30min - Contação de histórias: "Contos em cantos" de Ana Paula da Silva e Humberto Soares, de Joinville (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

10h - Contação de histórias: "Contos em cantos" de Ana Paula da Silva e Humberto Soares, de Joinville (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.


15h - Filosofia brincante, com Marcia Tiburi - É brincando que se aprende a pensar! Márcia Tiburi vem mostrar como é importante instigar desde a mais tenra idade as crianças para o ato de filosofar. Marcia é doutora em Filosofia pela UFRGS com ênfase em Filosofia Contemporânea. Entre 2005 e 2010 foi uma das apresentadoras do Programa Saia Justa, do Canal GNT. É autora de "Filosofia em comum", "Diálogo: desenho", "As mulheres e a filosofia", "Metamorfoses do conceito", "Uma outra história da razão" e da trilogia íntima (composta por três romances: "Magnólia", "A mulher de costas" e "O manto"). Em parceria com Fernando Chuí publicou "Filosofia brincante", um grande sucesso que mostra a brincadeira do pensar e apresenta aos pequenos leitores o pensamento filosófico.

19h - Guia de Leitura: provocações, com Gelson Bini - Textos fascinantes, que provocam o leitor para além do dito.

21h - Encerramento das atividades.

 

8 de julho, sexta-feira

9h - Abertura dos estandes

9h30min - Contação de histórias: "Confabulando", com Marcoliva e Tatiana Cobbett, de Florianópolis (Maratona de Contos do SESC). Para ensino fundamental.

10h - Contação de histórias: "O sumiço da lagarta", com a Cia. Alma Livre, de Jaraguá do Sul (Maratona de Contos SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

14h - Contação de histórias: "Confabulando", com Marcoliva e Tatiana Cobbett, de Florianópolis (Maratona de Contos do SESC). Para ensino fundamental.

14h30min - Contação de histórias: "O sumiço da lagarta", com a Cia. Alma Livre, de Jaraguá do Sul (Maratona de Contos SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

15h - Contação de histórias: "Confabulando", com Marcoliva e Tatiana Cobbett, de Florianópolis (Maratona de Contos do SESC). Para ensino fundamental.

15h30min - Contação de histórias: "O sumiço da lagarta", com a Cia. Alma Livre, de Jaraguá do Sul (Maratona de Contos SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

19h - Guia de leitura: histórias da meia-noite, com Gelson Bini. Venha conhecer os melhores textos de mistério e horror.

21h - Encerramento das atividades do dia

 

9 de julho, sábado

9h - Abertura dos estandes.

9h30min - Contação de histórias: "Confabulando", com Marcoliva e Tatiana Cobbett, de Florianópolis (Maratona de Contos do SESC). Para ensino fundamental.

10h - Contação de histórias: "Brincadeiras brincantes, cantos e outras histórias", com o Grupo GATS, de Jaraguá do Sul (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

15h - Contação de histórias: "Confabulando", com Marcoliva e Tatiana Cobbett, de Florianópolis (Maratona de Contos do SESC). Para ensino fundamental.

15h30min - Contação de histórias: "Brincadeiras brincantes, cantos e outras histórias", com o Grupo GATS, de Jaraguá do Sul (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

16h - Panorama SC: lançamento dos livros "Não digas nada para além do teu silêncio" de Elaine Doin, "Tempestade" de Fátima Venutti, "Diário de um aventureiro" de Valério Paholski, "Inteligência: caminhos para a plenitude", de Everton Spolaor.

19h - Encerramento das atividades.

 

10 de julho, domingo

10h - Abertura dos estandes.

14h - Panorama Jaraguá: encontro, debate e lançamentos de livros de autores Jaraguaenses.

16h - Lançamento do livro "Contando as nossas histórias", da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul.

18h - Encerramento oficial da 5ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Obras da rotatória da Bertha Weege começam na segunda-feira

Obras da rotatória da Bertha Weege começam na segunda-feira
Política

Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim

Deputado repercutiu assuntos tratados com secretário de Agricultura no norte catarinense e necessidade de reforço nas barreiras fitossanitárias
Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim
Geral

Justiça suspende pagamento de tarifa de pós-utilização no rotativo

Os usuários que estacionarem na Zona Azul da cidade e não efetuarem o pagamento, continuarão a receber o Aviso de Cobrança de Tarifa, mas somente poderão efetuar a quitação no prazo de até 10 minutos a partir do horário de emissão do aviso
Justiça suspende pagamento de tarifa de pós-utilização no rotativo
Saúde

Havan ajuda na compra de dois respiradores

Um deles foi doado para o Samu de Joinville e o outro para Barra Velha. Ambos vão atender os pacientes do município quando precisam ser transportados com urgência para hospitais da região
Ver mais de Geral