transito
Livros

Feira do Livro começa no dia 30

27 Jun 2011 - 12h33

Aconteceu segunda-feira, o lançamento da 5ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul. O evento será de 30 de junho a 11 de julho, na Praça Ângelo Piazera, no Centro. O lançamento e apresentação dos eventos à imprensa foi às 15h, no Museu Weg.


Confira a programação:

30 de junho

14h - Abertura oficial da 5ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul.


19h - Viva poesia: Carlos Drummond de Andrade e Gregório de Matos.

Alcides Buss e Regina Carvalho conversam sobre os dois grandes poetas brasileiros.

20h - Lançamento nacional do livro "Poemas" de Gregório de Matos.

21h - Encerramento das atividades.

1° de julho

9h - Abertura dos estandes.

9h30min - Contação de histórias: "Histórias das ideias do Zé", com Lieza Neves, de Brusque (Maratona de Con­tos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

10h - Contação de histórias: "Esticando as canelas", com Josiane Geroldi, de Chapecó (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

14h - Contação de histórias: "Histórias das ideias do Zé", com Lieza Neves, de Brusque (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

14h30min - Contação de histórias: "Esticando as canelas", com Josiane Geroldi, de Chapecó (Maratona de Contos do SESC). Para educação infan­til e ensino fundamental.

15h - Contação de histórias: "Histórias das ideias do Zé", com Lieza Neves, de Brusque (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

15h30min - Contação de histórias: "Esticando as canelas", com Josiane Geroldi, de Chapecó (Maratona de Contos do SESC). Para educação infan­til e ensino fundamental.

19h - Saiba, com Arnaldo Atunes

Um bate-papo descontraído com um dos grandes artistas brasileiros. Arnaldo An­tunes é um multiartista: canta, dança, pinta, escreve et cetera. São dez discos solos, sete com os Titãs, um com Os tribalistas, um com Pequeno cidadão, três dvd's solos e onze livros, com destaque para "As coisas" (Prêmio Jabuti), "Antologia" e "Como É que Chama o Nome Disso".

É a primeira vez que Arnaldo vem à cidade como escritor, para uma conversa franca sobre música, literatura e artes visuais.

21h - Encerramento das atividades.

2 de julho

9h - Abertura dos estandes.

9h30min - Contação de histórias: "Histórias das ideias do Zé", com Lieza Neves, de Brusque (Maratona de Con­tos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

10h - Contação de histórias: "Esti-cando as canelas", com Josiane Geroldi, de Chapecó (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

15h - Contação de histórias: "Histórias das ideias do Zé", com Lieza Neves, de Brusque (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

15h30min - Contação de histórias: "Esticando as canelas", com Josiane Geroldi, de Chapecó (Maratona de Contos do SESC). Para educação infan­til e ensino fundamental.

16h30min - Panorama Jaraguá: encon­tro e leitura de escritores jaraguaenses.

19h - Encerramento das atividades.

3 de julho

10h - Abertura dos estandes.

14h - Panorama Jaraguá: encontro, de­bate e lançamentos de livros de autores Jaraguaenses.

16h - Poesia e cartonaria, com Cristi-ano Moreira.

17h - Lançamento dos livros "O Além do Quintal - poemas e aquarelas" de Marlene Edir Severino e "Quando cai um rio do céu - narrativas" de Daniel Rosa dos Santos.

18h - Encerramento das atividades.

4 de julho

9h30min - Contação de histórias: "Brincadeiras brincantes, cantos e out­ras histórias", com o Grupo GATS, de Jaraguá do Sul (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

10h - Contação de histórias: "Brin­cadeiras brincantes, cantos e outras histórias", com o Grupo GATS, de Jaraguá do Sul (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

14h - Contação de histórias: "De mala e cuia", com o grupo Matakiterani, de Lages (Maratona de Contos do SESC). Para ensino fundamental.

14h30min - Contação de histórias: "De mala e cuia", com o grupo Matak­iterani, de Lages (Maratona de Contos do SESC). Para ensino fundamental.

15h - Contação de histórias: "De mala e cuia", com o grupo Matakiterani, de Lages (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino funda­mental.

15h30min - Contação de histórias: "De mala e cuia", com o grupo Mataki-terani, de Lages (Maratona de Contos do SESC). Para ensino fundamental.

19h - Guia de Leitura: Rock, com Gelson Bini.

Um encontro delicioso entre o rock e a literatura, pautado por músicas e livros provacantes e irreverentes.

5 de julho

9h - Abertura dos estandes.

9h30min - Contação de histórias: "De mala e cuia", com o grupo Matakitera­ni, de Lages (Maratona de Contos do SESC). Para ensino fundamental.

10h - Contação de histórias: "De mala e cuia", com o grupo Matakiterani, de Lages (Maratona de Contos do SESC). Para ensino fundamental.

15h - O segredo das pedras, com Eliana Martins

Conversa com Eliana Martins, autora de mais de cinquenta livros para crianças e jo­vens, e grande parceira da autora Rosana Rios na trilogia "O segredo das pedras" (www.segredodaspedras.com), com os livros "O Último Portal", "Tempo de Travessia" e "A Roda de Fogo". É autora dos sucessos "Mulherzinhas", "Brinquedos Ensebados do Baú Estropiado", "Terror na Paulista", "A Chave do Corsário" (finalista do Prê­mio Jabuti), "O Mão de Veludo", "Re­ceitas Nojentas, Idéias Bolorentas", "Além do Portão da Vila" (Finalista do Primeiro Prêmio Barco a Vapor e Selecionado para o Catálogo da Feira de Bolonha) e "Cara de Bolacha".

19h - Capacitação para professores: "O aluno portador de necessidades especiais", com Eliana Martins (SP). A capacitação será realizada no Museu WEG.

19h - Guia de Leitura: Contos Clássi­cos, com Gelson Bini.

Todo o poder dos contos que encantam ge-rações. Venha conhecer contos russos, franceses, ingleses, norte-americanos e brasileiros. O mundo estará aos seus pés!

6 de julho

9h - Abertura dos estandes.

9h15min - O ABCD de Angela Lago

Um bate-papo com uma das maiores es­critoras brasileiras para público infantil. Angela Lago nasceu em Belo Horizonte, em 1945.


Viveu na Venezuela e na Escócia. Há vinte anos escreve e ilustra livros para crianças. Expôs seus trabalhos em muitos países e recebeu prêmios no Brasil e no exterior - França, Espanha, Eslováquia e Japão.

Têm mais de 40 livros publicados e, por oito vezes, venceu o Prêmio Jabuti. Já ganhou os prêmios "Octogone de Fonte" (França), o "Premio Iberoamericano de Ilustración" (Espanha) e o "BIB Plaque" (Eslováquia). Também ganhou três vezes o Prêmio FNLIJ, com "Nasrudin"(2001), "Sete histórias para sacudir o esqueleto" (2002) e "Muito capeta" (2004). Dedi­ca boa parte do seu tempo ao site www.angela-lago.com.br, um espaço de experi­mentações que disponibiliza jogos, sons e brincadeiras para crianças e adultos que se interessem por arte, magia e ternura. Al­guns Livros: "AEIOU", "Casa pequena", "Fio do Riso" e "O personagem encalhado".

14h - Contação de histórias: "Contos em cantos" de Ana Paula da Silva e Humberto Soares, de Joinville (Marato­na de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

14h30min - Contação de histórias: "Contos em cantos" de Ana Paula da Silva e Humberto Soares, de Joinville (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

15h - Contação de histórias: "Contos em cantos" de Ana Paula da Silva e Humberto Soares, de Joinville (Marato­na de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

15h30min - Contação de histórias: "Contos em cantos" de Ana Paula da Silva e Humberto Soares, de Joinville (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

19h - Oficina Papelão Loquax com Cristiano Moreira, no Museu WEG.

19h - Guia de Leitura: literatura con­temporânea, com Gelson Bini.

Que livros estabelecem um diálogo com a sociedade contemporânea? Quais são os livros que apontam questões importantes para os dias de hoje.

21h - Encerramento das atividades.

7 de julho

9h - Abertura dos estandes.

9h30min - Contação de histórias: "Contos em cantos" de Ana Paula da Silva e Humberto Soares, de Joinville (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

10h - Contação de histórias: "Contos em cantos" de Ana Paula da Silva e Humberto Soares, de Joinville (Marato­na de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

15h - Filosofia brincante,

com Marcia Tiburi

É brincando que se aprende a pensar! Márcia Tiburi vem mostrar como é im­portante isntigar desde a mais tenra idade as crianças para o ato de filosofar. Marcia é doutora em Filosofia pela UFRGS com ênfase em Filosofia Contemporânea. En­tre 2005 e 2010 foi uma das apresenta­doras do Programa Saia Justa, do Canal GNT. É autora de "Filosofia em comum", "Diálogo: desenho", "As mulheres e a filoso­fia", "Metamorfoses do conceito", "Uma outra história da razão" e da trilogia íntima (composta por três romances: "Magnólia", "A mulher de costas" e "O manto"). Em parceria com Fernando Chuí publicou "Filosofia brincante", um grande sucesso que mostra a brinca­deira do pensar e apresenta aos peque­nos leitores o pensamento filosófico.

19h - Guia de Leitura: provocações, com Gelson Bini.

Textos fascinantes, que provocam o leitor para além do dito.

21h - Encerramento das atividades.

8 de julho

9h - Abertura dos estandes.

9h30min - Contação de histórias: "Confabulando", com Marcoliva e Ta­tiana Cobbett, de Florianópolis (Mara­tona de Contos do SESC). Para ensino fundamental.

10h - Contação de histórias: "O sumiço da lagarta", com a Cia. Alma Livre, de Jaraguá do Sul (Maratona de Contos SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

14h - Contação de histórias: "Con­fabulando", com Marcoliva e Tatiana Cobbett, de Florianópolis (Maratona de Contos do SESC). Para ensino funda­mental.

14h30min - Contação de histórias: "O sumiço da lagarta", com a Cia. Alma Livre, de Jaraguá do Sul (Maratona de Contos SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

15h - Contação de histórias: "Con­fabulando", com Marcoliva e Tatiana Cobbett, de Florianópolis (Maratona de Contos do SESC). Para ensino funda­mental.

15h30min - Contação de histórias: "O sumiço da lagarta", com a Cia. Alma Livre, de Jaraguá do Sul (Maratona de Contos SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

19h - Guia de leitura: histórias da meia-noite, com Gelson Bini. Os melhores textos de mistério e horror!

9 de julho

9h - Abertura dos estandes.

9h30min - Contação de histórias: "Confabulando", com Marcoliva e Ta­tiana Cobbett, de Florianópolis (Mara­tona de Contos do SESC). Para ensino fundamental.

10h - Contação de histórias: "Brin­cadeiras brincantes, cantos e outras histórias", com o Grupo GATS, de Jaraguá do Sul (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

15h - Contação de histórias: "Con­fabulando", com Marcoliva e Tatiana Cobbett, de Florianópolis (Maratona de Contos do SESC). Para ensino funda­mental.

15h30min - Contação de histórias: "Brincadeiras brincantes, cantos e out­ras histórias", com o Grupo GATS, de Jaraguá do Sul (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

16h - Panorama SC: lançamento dos livros "Não digas nada para além do teu silêncio" de Elaine Doin, "Tempestade" de Fátima Venutti, "Diário de um aventureiro" de Valério Paholski, "In­teligência: caminhos para a plenitude", de Everton Spolaor.

19h - Encerramento das atividades.

10 de julho

10h - Abertura dos estandes.

14h - Panorama Jaraguá: encontro, de­bate e lançamentos de livros de autores Jaraguaenses.

16h - Lançamento do livro "Contando sua história", da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul.

18h - Encerramento oficial da 5ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul.

Autores homenageados:

Carlos Drummond de Andrade (Itabira, 31 de outubro de 1902 - Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1987) foi um dos grandes poetas brasileiros, também cronista, contista e tradu­tor. Entre suas obras de maior destaque: "Al­guma poesia", "Sentimento do mundo", "Claro enigma" e "A Rosa do Povo".

Gregório de Matos (Salvador, 23 de dezem­bro de 1636 - Recife, 26 de novembro de 1695), alcunhado de Boca do Inferno ou Boca de Brasa, foi um advogado e poeta do Brasil . É considerado o maior poeta barroco do Brasil e o mais importante poeta satírico da literatura em língua portuguesa.

Também:

- Cinema 3D

- Espaço Café & Leitura

- Livros a partir de R$ 1,00

- Biblioteca SESC

- Espaço Cartonaria

 

Matérias Relacionadas

Geral

INSS confirma exposição de dados de até 40 milhões de segurados

Cadastro de aposentados e pensionistas teve segurança reforçada
INSS confirma exposição de dados de até 40 milhões de segurados
Geral

A semana começa com chuva e temporais em Santa Catarina

A previsão é de que as condições de chuva persistam ao longo desta terça-feira (25), com a frente fria se estabilizando sobre o estado.
A semana começa com chuva e temporais em Santa Catarina
Trânsito

Rocha se desprende e fecha temporariamente a subida do Molha, em Jaraguá do Sul 

Defesa Civil e Secretaria de Obras liberaram a passagem ainda na tarde desta segunda-feira (24)
Rocha se desprende e fecha temporariamente a subida do Molha, em Jaraguá do Sul 
Geral

Quantos pontos posso ter na CNH?

Confira as regras!
Quantos pontos posso ter na CNH?
Ver mais de Geral