dengue 2
Livros

Feira do Livro começa no dia 30

27 Jun 2011 - 12h33

Aconteceu segunda-feira, o lançamento da 5ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul. O evento será de 30 de junho a 11 de julho, na Praça Ângelo Piazera, no Centro. O lançamento e apresentação dos eventos à imprensa foi às 15h, no Museu Weg.


Confira a programação:

30 de junho

14h - Abertura oficial da 5ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul.


19h - Viva poesia: Carlos Drummond de Andrade e Gregório de Matos.

Alcides Buss e Regina Carvalho conversam sobre os dois grandes poetas brasileiros.

20h - Lançamento nacional do livro "Poemas" de Gregório de Matos.

21h - Encerramento das atividades.

1° de julho

9h - Abertura dos estandes.

9h30min - Contação de histórias: "Histórias das ideias do Zé", com Lieza Neves, de Brusque (Maratona de Con­tos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

10h - Contação de histórias: "Esticando as canelas", com Josiane Geroldi, de Chapecó (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

14h - Contação de histórias: "Histórias das ideias do Zé", com Lieza Neves, de Brusque (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

14h30min - Contação de histórias: "Esticando as canelas", com Josiane Geroldi, de Chapecó (Maratona de Contos do SESC). Para educação infan­til e ensino fundamental.

15h - Contação de histórias: "Histórias das ideias do Zé", com Lieza Neves, de Brusque (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

15h30min - Contação de histórias: "Esticando as canelas", com Josiane Geroldi, de Chapecó (Maratona de Contos do SESC). Para educação infan­til e ensino fundamental.

19h - Saiba, com Arnaldo Atunes

Um bate-papo descontraído com um dos grandes artistas brasileiros. Arnaldo An­tunes é um multiartista: canta, dança, pinta, escreve et cetera. São dez discos solos, sete com os Titãs, um com Os tribalistas, um com Pequeno cidadão, três dvd's solos e onze livros, com destaque para "As coisas" (Prêmio Jabuti), "Antologia" e "Como É que Chama o Nome Disso".

É a primeira vez que Arnaldo vem à cidade como escritor, para uma conversa franca sobre música, literatura e artes visuais.

21h - Encerramento das atividades.

2 de julho

9h - Abertura dos estandes.

9h30min - Contação de histórias: "Histórias das ideias do Zé", com Lieza Neves, de Brusque (Maratona de Con­tos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

10h - Contação de histórias: "Esti-cando as canelas", com Josiane Geroldi, de Chapecó (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

15h - Contação de histórias: "Histórias das ideias do Zé", com Lieza Neves, de Brusque (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

15h30min - Contação de histórias: "Esticando as canelas", com Josiane Geroldi, de Chapecó (Maratona de Contos do SESC). Para educação infan­til e ensino fundamental.

16h30min - Panorama Jaraguá: encon­tro e leitura de escritores jaraguaenses.

19h - Encerramento das atividades.

3 de julho

10h - Abertura dos estandes.

14h - Panorama Jaraguá: encontro, de­bate e lançamentos de livros de autores Jaraguaenses.

16h - Poesia e cartonaria, com Cristi-ano Moreira.

17h - Lançamento dos livros "O Além do Quintal - poemas e aquarelas" de Marlene Edir Severino e "Quando cai um rio do céu - narrativas" de Daniel Rosa dos Santos.

18h - Encerramento das atividades.

4 de julho

9h30min - Contação de histórias: "Brincadeiras brincantes, cantos e out­ras histórias", com o Grupo GATS, de Jaraguá do Sul (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

10h - Contação de histórias: "Brin­cadeiras brincantes, cantos e outras histórias", com o Grupo GATS, de Jaraguá do Sul (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

14h - Contação de histórias: "De mala e cuia", com o grupo Matakiterani, de Lages (Maratona de Contos do SESC). Para ensino fundamental.

14h30min - Contação de histórias: "De mala e cuia", com o grupo Matak­iterani, de Lages (Maratona de Contos do SESC). Para ensino fundamental.

15h - Contação de histórias: "De mala e cuia", com o grupo Matakiterani, de Lages (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino funda­mental.

15h30min - Contação de histórias: "De mala e cuia", com o grupo Mataki-terani, de Lages (Maratona de Contos do SESC). Para ensino fundamental.

19h - Guia de Leitura: Rock, com Gelson Bini.

Um encontro delicioso entre o rock e a literatura, pautado por músicas e livros provacantes e irreverentes.

5 de julho

9h - Abertura dos estandes.

9h30min - Contação de histórias: "De mala e cuia", com o grupo Matakitera­ni, de Lages (Maratona de Contos do SESC). Para ensino fundamental.

10h - Contação de histórias: "De mala e cuia", com o grupo Matakiterani, de Lages (Maratona de Contos do SESC). Para ensino fundamental.

15h - O segredo das pedras, com Eliana Martins

Conversa com Eliana Martins, autora de mais de cinquenta livros para crianças e jo­vens, e grande parceira da autora Rosana Rios na trilogia "O segredo das pedras" (www.segredodaspedras.com), com os livros "O Último Portal", "Tempo de Travessia" e "A Roda de Fogo". É autora dos sucessos "Mulherzinhas", "Brinquedos Ensebados do Baú Estropiado", "Terror na Paulista", "A Chave do Corsário" (finalista do Prê­mio Jabuti), "O Mão de Veludo", "Re­ceitas Nojentas, Idéias Bolorentas", "Além do Portão da Vila" (Finalista do Primeiro Prêmio Barco a Vapor e Selecionado para o Catálogo da Feira de Bolonha) e "Cara de Bolacha".

19h - Capacitação para professores: "O aluno portador de necessidades especiais", com Eliana Martins (SP). A capacitação será realizada no Museu WEG.

19h - Guia de Leitura: Contos Clássi­cos, com Gelson Bini.

Todo o poder dos contos que encantam ge-rações. Venha conhecer contos russos, franceses, ingleses, norte-americanos e brasileiros. O mundo estará aos seus pés!

6 de julho

9h - Abertura dos estandes.

9h15min - O ABCD de Angela Lago

Um bate-papo com uma das maiores es­critoras brasileiras para público infantil. Angela Lago nasceu em Belo Horizonte, em 1945.


Viveu na Venezuela e na Escócia. Há vinte anos escreve e ilustra livros para crianças. Expôs seus trabalhos em muitos países e recebeu prêmios no Brasil e no exterior - França, Espanha, Eslováquia e Japão.

Têm mais de 40 livros publicados e, por oito vezes, venceu o Prêmio Jabuti. Já ganhou os prêmios "Octogone de Fonte" (França), o "Premio Iberoamericano de Ilustración" (Espanha) e o "BIB Plaque" (Eslováquia). Também ganhou três vezes o Prêmio FNLIJ, com "Nasrudin"(2001), "Sete histórias para sacudir o esqueleto" (2002) e "Muito capeta" (2004). Dedi­ca boa parte do seu tempo ao site www.angela-lago.com.br, um espaço de experi­mentações que disponibiliza jogos, sons e brincadeiras para crianças e adultos que se interessem por arte, magia e ternura. Al­guns Livros: "AEIOU", "Casa pequena", "Fio do Riso" e "O personagem encalhado".

14h - Contação de histórias: "Contos em cantos" de Ana Paula da Silva e Humberto Soares, de Joinville (Marato­na de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

14h30min - Contação de histórias: "Contos em cantos" de Ana Paula da Silva e Humberto Soares, de Joinville (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

15h - Contação de histórias: "Contos em cantos" de Ana Paula da Silva e Humberto Soares, de Joinville (Marato­na de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

15h30min - Contação de histórias: "Contos em cantos" de Ana Paula da Silva e Humberto Soares, de Joinville (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

19h - Oficina Papelão Loquax com Cristiano Moreira, no Museu WEG.

19h - Guia de Leitura: literatura con­temporânea, com Gelson Bini.

Que livros estabelecem um diálogo com a sociedade contemporânea? Quais são os livros que apontam questões importantes para os dias de hoje.

21h - Encerramento das atividades.

7 de julho

9h - Abertura dos estandes.

9h30min - Contação de histórias: "Contos em cantos" de Ana Paula da Silva e Humberto Soares, de Joinville (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

10h - Contação de histórias: "Contos em cantos" de Ana Paula da Silva e Humberto Soares, de Joinville (Marato­na de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

15h - Filosofia brincante,

com Marcia Tiburi

É brincando que se aprende a pensar! Márcia Tiburi vem mostrar como é im­portante isntigar desde a mais tenra idade as crianças para o ato de filosofar. Marcia é doutora em Filosofia pela UFRGS com ênfase em Filosofia Contemporânea. En­tre 2005 e 2010 foi uma das apresenta­doras do Programa Saia Justa, do Canal GNT. É autora de "Filosofia em comum", "Diálogo: desenho", "As mulheres e a filoso­fia", "Metamorfoses do conceito", "Uma outra história da razão" e da trilogia íntima (composta por três romances: "Magnólia", "A mulher de costas" e "O manto"). Em parceria com Fernando Chuí publicou "Filosofia brincante", um grande sucesso que mostra a brinca­deira do pensar e apresenta aos peque­nos leitores o pensamento filosófico.

19h - Guia de Leitura: provocações, com Gelson Bini.

Textos fascinantes, que provocam o leitor para além do dito.

21h - Encerramento das atividades.

8 de julho

9h - Abertura dos estandes.

9h30min - Contação de histórias: "Confabulando", com Marcoliva e Ta­tiana Cobbett, de Florianópolis (Mara­tona de Contos do SESC). Para ensino fundamental.

10h - Contação de histórias: "O sumiço da lagarta", com a Cia. Alma Livre, de Jaraguá do Sul (Maratona de Contos SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

14h - Contação de histórias: "Con­fabulando", com Marcoliva e Tatiana Cobbett, de Florianópolis (Maratona de Contos do SESC). Para ensino funda­mental.

14h30min - Contação de histórias: "O sumiço da lagarta", com a Cia. Alma Livre, de Jaraguá do Sul (Maratona de Contos SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

15h - Contação de histórias: "Con­fabulando", com Marcoliva e Tatiana Cobbett, de Florianópolis (Maratona de Contos do SESC). Para ensino funda­mental.

15h30min - Contação de histórias: "O sumiço da lagarta", com a Cia. Alma Livre, de Jaraguá do Sul (Maratona de Contos SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

19h - Guia de leitura: histórias da meia-noite, com Gelson Bini. Os melhores textos de mistério e horror!

9 de julho

9h - Abertura dos estandes.

9h30min - Contação de histórias: "Confabulando", com Marcoliva e Ta­tiana Cobbett, de Florianópolis (Mara­tona de Contos do SESC). Para ensino fundamental.

10h - Contação de histórias: "Brin­cadeiras brincantes, cantos e outras histórias", com o Grupo GATS, de Jaraguá do Sul (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

15h - Contação de histórias: "Con­fabulando", com Marcoliva e Tatiana Cobbett, de Florianópolis (Maratona de Contos do SESC). Para ensino funda­mental.

15h30min - Contação de histórias: "Brincadeiras brincantes, cantos e out­ras histórias", com o Grupo GATS, de Jaraguá do Sul (Maratona de Contos do SESC). Para educação infantil e ensino fundamental.

16h - Panorama SC: lançamento dos livros "Não digas nada para além do teu silêncio" de Elaine Doin, "Tempestade" de Fátima Venutti, "Diário de um aventureiro" de Valério Paholski, "In­teligência: caminhos para a plenitude", de Everton Spolaor.

19h - Encerramento das atividades.

10 de julho

10h - Abertura dos estandes.

14h - Panorama Jaraguá: encontro, de­bate e lançamentos de livros de autores Jaraguaenses.

16h - Lançamento do livro "Contando sua história", da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul.

18h - Encerramento oficial da 5ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul.

Autores homenageados:

Carlos Drummond de Andrade (Itabira, 31 de outubro de 1902 - Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1987) foi um dos grandes poetas brasileiros, também cronista, contista e tradu­tor. Entre suas obras de maior destaque: "Al­guma poesia", "Sentimento do mundo", "Claro enigma" e "A Rosa do Povo".

Gregório de Matos (Salvador, 23 de dezem­bro de 1636 - Recife, 26 de novembro de 1695), alcunhado de Boca do Inferno ou Boca de Brasa, foi um advogado e poeta do Brasil . É considerado o maior poeta barroco do Brasil e o mais importante poeta satírico da literatura em língua portuguesa.

Também:

- Cinema 3D

- Espaço Café & Leitura

- Livros a partir de R$ 1,00

- Biblioteca SESC

- Espaço Cartonaria

 

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral