GNet
SESC

Fecomércio SC realizou Reunião de Vice-Presidência no Sul do estado

16 Out 2015 - 19h31

"Reformulamos há seis anos o Estatuto da Federação e iniciamos o trabalho pelo estado, com a criação das vice-presidências regionais e setoriais. Tivemos a oportunidade de fazer reuniões em várias cidades do sul, como Araranguá, Criciúma, Tubarão, apresentando o sistema SESC, SENAC, nos aproximando cada vez mais dos empresários e recebendo suas demandas. Esses encontros vêm sendo realizados no estado inteiro, ressaltou Fernando Amorim Willrich, vice-presidente da Região Sul.

Além de estreitar a relação com os empresários, a Fecomércio SC busca aumentar a representatividade dos  sindicatos através da negociação salarial, com o Programa de Qualificação de  Negociadores, que será permanente e aplicado para grupos de sindicatos e individualmente.


"A Entidade representa, defende e tem esse papel de orientar os empresários e sindicatos, nossas portas estão abertas para contribuir na qualificação e aperfeiçoamento dos negociadores", afirmou o Diretor Executivo da Fecomércio SC, José Aragão Júnior.

Ainda na pauta foi apresentado às lideranças sindicais do Sul o Banco de Dados da Contribuição Sindical, que fornece informações financeiras e administrativas sobre a arrecadação sindical com implantação para 2016, bem como os serviços e toda a estrutura do SESC e SENAC, explicando como funciona a extensa carteira de serviços do sistema S.

"O sistema S está ajudando o município de Laguna, e pleiteamos a vinda do restaurante escola do SENAC, que contribuirá muito para o desenvolvimento da cidade", complementou Natanael Wisintainer, presidente do Sindilojas de Laguna e Região.

Dados do Observatório do Comércio apontam os indicadores de desenvolvimento regional, nas áreas da educação, saúde e segurança pública, por exemplo. A avaliação desse mapeamento possibilita subsídios para pautar as ações políticas da Federação.

As informações repassadas podem servir também para ações governamentais, como afirmou o secretário de Desenvolvimento Regional de Laguna, Mauro Candemil que aposta na vinda de Polos Educacionais para o crescimento econômico da cidade e valorização educacional. "Os dados apresentados nos mostram que temos muito que melhorar nas áreas da educação e saúde, e podem nortear o trabalho das prefeituras e governo do estado. Acredito que a criação da UDESC contribuiu muito para o desenvolvimento da atividade comercial da região, buscamos a implantação de mais cursos pontuais na cidade. ", afirmou Candemil.

"Essas informações contribuem para o crescimento da classe empresarial, o desenvolvimento da nação brasileira passa pelo crescimento do empresariado brasileiro", ressaltou Paulo da Silva Filho, Juiz de Direito da 2ª Vara da comarca de Laguna.

"Os dados técnicos apresentados pela Fecomércio SC , na saúde e educação são de extrema importância para nosso trabalho. Uma parceria que pode contribuir para o crescimento do Município, somando a vinda do SESC para Laguna", afirmou Everaldo dos Santos, Prefeito de Laguna.

Pauta Legislativa

A atuação da Fecomércio SC junto ao legislativo é um dos principais trabalhos realizados pela Federação, através de monitoramento das Matérias no âmbito federal, estadual e municipal. Ao longo de 2015, o trabalho da Fecomércio SC chega no momento a um porcentual de 92% de resultado positivo nos projetos que tramitam na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Na esfera federal, o anúncio da retenção de 30 % dos recursos de sistema S mobilizou esforços conjuntos de deputados e senadores catarinenses, SENAC, SESC, Fecomércio SC e sociedade em geral para barrar a possível Medida Provisória que significaria demissões e até o  fechamento de unidades, com todo o  trabalho de serviço à população e parcerias com prefeituras prejudicado. Mesmo com recuo do Governo Federal, ainda não há acordo para as medidas do pacote econômico.

Ainda referente ao ajuste fiscal o Gerente Interino de Relações Institucionais da Fecomércio SC, Elder Arceno, anunciou que a bancada catarinense se comprometeu com a rejeição da PEC 140/2015, que recria a CPMF. Em café da manhã realizado em parceria com a Confederação Nacional do Comércio e federações empresariais que compõem o COFEM, no último dia 08, as lideranças empresariais pediram ao Fórum Parlamentar Catarinense que trabalhe contra o aumento da carga tributária, que se aproxima de 40%.


A Vice-Presidência da Região Vale, será a próxima a presidir o encontro, dessa vez em Balneário Camboriu, no dia 22.

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Filhos de servidores do Samae visitam ambiente de trabalho dos pais

As 20 crianças participaram do programa Colaborador Mirim. A ação estabelece um dia do ano para que os servidores possam levar seus filhos à empresa
Filhos de servidores do Samae visitam ambiente de trabalho dos pais
Geral

Carteira de identidade muda e passa a ter CPF como número único

Nova regra começa a valer em Santa Catarina já em novembro. Veja:
Carteira de identidade muda e passa a ter CPF como número único
Geral

Facebook derruba live de Bolsonaro

Presidente associou a vacina contra a covid-19 ao desenvolvimento mais rápido da Aids
Facebook derruba live de Bolsonaro
Geral

Aeropark Vale Europeu coloca Guaramirim no mapa da aviação executiva

Neste momento, são seis hangares construídos e quatro em construção
Aeropark Vale Europeu coloca Guaramirim no mapa da aviação executiva
Ver mais de Geral